Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Meu Filme Favorito - Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol

Eu frequentemente escrevo sobre filmes aqui no blog e ainda mais frequentemente colaboro no blog Cinema Sem Frescura, com resenhas sobre lançamentos e Top 10 sobre os melhores filmes. Algumas vezes já me questionaram sobre qual o meu filme favorito de todos os tempos. Pois bem, acho que eu posso responder essa pergunta depois de alguma reflexão sobre o tópico. Na verdade, acontece que meu "filme" favorito são na verdade dois filmes: Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol.


Antes do Amanhecer.



Esse filme de 1995 é uma pequena jóia que infelizmente não é tão conhecido mas os poucos que o assistiram sabem da sua importância.
A história é simples e cativante. Dois jovens, um americano viajando pela Europa e uma francesa retornando para casa se conhecem em um trem. Eles sentem uma sintonia e resolvem impulsivamente descer e passar a noite em Viena se conhecendo melhor. O problema é que eles tem apenas essa noite, já que na manhã seguinte cada um deve seguir o seu caminho. E assim começa a história de Jesse e Celine...
O diretor Richard Linklater conseguiu uma série de seguidores fanáticos depois desse filme e não é de se espantar pois o charme da obra é inegável. Quem assiste a esse filme vira fã incondicional. Me lembro de uma vez eu estar conversando com uma mulher e ela não estava me dando a menor bola, casualmente eu mencionei o filme e ficamos conversando por horas. Meses mais tarde ela me contou que estava prestes a me dispensar e nunca mais falar comigo, mas gostava tanto desse filme, que era tão especial para ela, que resolveu continuar nossa conversa. Isso dá uma idéia de o quão poderoso é esse filme...
Eu já havia visto a capa do filme na locadora por muitos anos e sempre decidi passar batido por ele. Mal sabia eu que ali residia uma obra-prima.



Ao contrário da "mágica" onipresente em Hollywood onde um casal se apaixona através de uma troca de olhares ou através da implicância mútua, Antes do Amanhecer deixa de lado esse cinismo e mergulha em uma paixão pura mas realista.
Enquanto a noite vai passando o casal vai se aproximando cada vez mais e começam a questionar o mérito de tentarem permanecer juntos. Obviamente há uma questão básica normalmente feita por aqueles que entendem o mote do filme mas ainda não o assistiram: se os dois se apaixonaram porque não ficarem juntos? Eu não vou ser simplório e diminuir o filme tentando explicar isso dentro do contexto dos dois personagens. Apenas posso dizer que além da lógica incluída no filme há algo real no valor que conseguimos dar a algo que sabemos que podemos perder nas próximas horas. Algo que realmente nos é caro mas não sabemos se conseguiremos manter. Se você já amou alguém e enquanto sentia isso sabia que não ficaria com essa pessoa você conhece essa sensação.
Em um outro nível Antes do Amanhecer também é muito simples, "garoto conhece garota" é normalmente o ponto de partida mas raramente a história completa de um filme. Pequenas cenas memoráveis permeiam o filme e esse nível de eficiência com um material tão simples é uma das qualidades do filme.
Aquele momento perfeito no qual você está com a pessoa certa e o tempo parece parar, aquele momento em que você não sabe como será a sua vida mas você sabe que quer que seja com aquela pessoa, todos nós já tivemos um momento assim. O amanhecer do filme, que marca o horário no qual eles devem se separar é o representante da vida que inevitavelmente virá e fará com que todos nós sejamos subtraídos desse momento tão preciosos.
Há uma tristeza inerente ao filme, essa certeza da separação é algo que eu sempre acreditei que tornasse impossível podermos apreciar algo completamente. Com Antes do Amanhecer eu aprendi que independente de quanto tempo você tenha você deve se entregar completamente. Seja uma hora ou oitenta anos tudo tem um fim e é essa certeza que deve nos encorajar a nos lançarmos sem reservas quando essas oportunidades aparecem.
Essa dualidade está presente na tagline do poster do filme que me intriga e assusta na mesma quantidade: "Pode o maior romance da sua vida durar apenas uma noite?"
Vários filmes tentam misturar intencionalmente realidade e ficção através de representações de eventos do mundo real, ou atores interpretando eles mesmos ou citações a nossa cultura. Antes do Amanhecer consegue transcender a tela simplesmente porque os seus atores e o seu roteiro fazem com que você acredite que ali há não apenas uma história de amor real, mas uma história que poderia acontecer com você. No fim do filme, apesar da tristeza remanescente do destino dos dois amantes (e essa tristeza tem mais a ver com a maneira como fomos acostumados pelas outras obras românticas do século 20 e 21 do que com  o final em si) há um chamado para se viver a vida que é clamado de forma brilhante pela canção "Living Life", mais uma vez reforçando a idéia de que devemos valorizar o que temos, enquanto temos. Antes do Amanhecer é um filme que é brilhante desde o ínicio até o fim.

Antes do Pôr-do-Sol



Antes do Pôr-do-Sol é um filme recheado de méritos próprios, mas grande parte da razão de eu gostar tanto dele está relacionado a seu antecessor Antes do Amanhecer. O filme anterior se encerra com a promessa de que Jesse e Celine se encontrariam depois de 6 meses na mesma estação de trem. Antes do Pôr-do-Sol foi lançado em 2004 e Antes do Amanhecer em 1995, eu assisti a Antes do Amanhecer pela primeira vez em 2001 e durante três anos eu eventualmente ficava pensando se Jesse e Celine haviam realmente se encontrado. Uma pergunta que eu achava que jamais seria respondida. Me lembro da emoção que senti ao ver o trailer. Você sabe que um filme é especial para você quando você se emociona vendo o trailer dele.
Nove anos depois, Jesse e Celine se encontram em Paris.
Reencontramos esses personagens não mais como pós-adolescentes deslumbrados com um amor e com a vida toda pela frente, mas como adultos na casa dos 30 anos que acabaram se tornando mais cínicos com o passar dos anos e com as experiências frustradas em seus relacionamentos.
O clima de realidade do filme, assim como no primeiro é algo palpável. Longas sequências de até 11 minutos sem cortes, nos convencem que realmente estamos assistindo a duas pessoas que se amam se descobrirem novamente. Há mérito nas especulações de que Ethan Hawke e Julie Delpy estavam interpretando a si mesmos no filme, porque a naturalidade dos dois é algo único para mim.
Há algumas coisas que mexem comigo quando eu olho esse filme. Alêm da sensação geral de insegurança e medo que experimentamos quando reencontramos um amor do passado há dois pontos no filme que simplesmente me marcam e forçam um distanciamento entre você e os protagonistas para que você possa se sentir confortável. Porém esse distanciamento é impossível dada naturalidade das interpretações e o poder de envolvimento do roteiro, novamente de uma simplicidade e significância incríveis.
Em um determinado momento do filme Jesse diz a Celine que ele pensava tanto nela que no dia do seu casamento em Nova York ele viu uma mulher que parecia com ela enquanto era levado para a igreja. Celine responde dizendo que ela morava em Nova York nesse período e exatamente nessa rua. O peso dessas declarações não atingem apenas os personagens atingem também o público.
No trailer do filme a seguinte questão é levantada: "E se você tivesse uma segunda chance com aquela pessoa que se foi?"
Para mim essa é uma questão muito mais assustadora do que qualquer outra levantada por qualquer outro filme.
O conceito de se apaixonar e ter apenas uma noite para viver esse amor de uma forma real através de diálogo, descobrimento e entrega sincera é algo assustador, mas depois de 9 anos reencontrar alguém e ter apenas uma tarde para descobrir se vocês realmente pertencem um ao outro é excruciante e mesmo assim eu adoro esse filme.


No fim por mais que eu tente quantificar os acertos do filme, ou exemplificar suas qualidades, Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol não são filmes para serem estudados ou escrutinados, acima de tudo ele é um filme para ser sentido. E sempre que eu me disponho a assistir esses filmes eles mexem com meus sentimentos e essa é a razão de eles serem meus filmes favoritos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Top 10 Isqueiros Zippo e Como Fazer Truques e Manobras com Eles

Ok, eu fumo cigarros e eles são legalizados na maioria das vezes. Não é uma coisa bacana e não é algo que eu me orgulhe, mas é algo que eu acho que combina com a minha personalidade auto-destrutiva e decadente. Independente disso eu acho muito bacana os isqueiros Zippos e como informei em outro post comprei um para mim e para minha noiva quando começamos a namorar. Eu adoro esses isqueiros, são os únicos que acendem sempre e mantém a chama mesmo com  o vento.
Achei alguns detalhes interessantes sobre o Zippo:

George G. Blaisdell inventou o isqueiro Zippo em 1932 em Bradford, Pennsylvania.

O Zippo recebeu seu nome como uma derivação da palavra zipper. O inventor do Zippo, George G. Blaisdell, gostava do som da palavra zipper, que tinha sido patenteado na cidade de Meadville, Pennsylvania, próxima de Bradford.

O preço original de um isqueiro Zippo era de U$1.95.

A Zippo começou a gravar iniciais e fixar insígnias de metal em isqueiros em 1935.

A primeira patente para o isqueiro Zippo à prova de vento foi obtida no dia 3 de março de 1936 (Patente número 2032695).

O design básico do isqueiro Zippo tem permanecido inalterado por mais de 70 anos.

O primeiro logo corporativo em um Zippo foi colocado em 500 isqueiros em 1936 para a empresa vizinha da Zippo em Bradford, a refinaria Kendall.

A primeira propaganda internacional da Zippo foi na revista Esquire em Dezembro de 1937.

Desde 1932 isqueiros Zippo tem sido fabricados em Bradford, Pennsylvania. O local está estampado no fundo de todo isqueiro. Além disso, de 1949 até 2001 isqueiros construídos na Zippo Canada tinham estampado Niagara Falls, Ontario.

Desde 1932, a Zippo produziu mais de 400 milhões de isqueiros à prova de vento. A Zippo celebrou a produção do isqueiro número 400.000.000 no dia 3 de setembro de 2003.

A Zippo produz cerca de 12 milhões de isqueiros por ano.

No fim da década de 50, um isqueiro Zippo foi encontrado na barriga de um peixe. O isqueiro acendeu na primeira tentativa.

Existem 15 clubes de colecionadores de Zippo ao redor do mundo: 5 nos EUA, 2 ma Inglaterra e um na Áustria, Canadá, Dinamarca, Itália, Japão, África do Sul, Suíça e Holanda.

21% das pessoas que possuem um isqueiro Zippo são colecionadores.

Zippo na Segunda Guerra


"Se eu fosse lhe contar como esses isqueiros Zippo são desejados no front e a gratidão e felicidade com que os rapazes os recebem, você provavelmente me acusaria de exagero. Eu realmente acredito que o isqueiro Zippo é o item mais cobiçado no exército."

- Ernie Pyle
Correspondente da Segunda Guerra Mudial
7 de agosto, 1944


Sem dúvidas, a Segunda Guerra Mundial teve papel fundamental em tornar o nome Zippo conhecido ao redor do mundo. Soldados levavam seus isqueiros adorados por todos os lugares que lutaram. O "click" ouvido ao redor do mundo começou a "clicar" em 1943.

De 1943 até o final da Segunda Guerra Mundial, toda a produção da Zippo era mandada para os soldados em combate ao redor do mundo. Uma vez que cromo e bronze estavam em falta, os isqueiros à prova de vento Zippo eram fabricados com metal poroso e cobertos com tinta preta que era cozida para obter um acabamento rugoso. O mecanismo interno era feito de zinco.

Muitos soldados personalizavam seus isqueiros Zippo, riscando seus nomes, lugares, imagens e mensagens de todos os tipos para sinalizar seus sonhos, esperanças, medos e saudades. Esse tipo de alteração é considerada "Arte de Trincheira", um termo da Primeira Guerra Mundial que refere-se especificamente a itens criados com as sobras de guerra nos campos de batalha.

Arte de trincheira é extremamente valiosa e historicamente importante. Muitos colecionadores, entretanto, estenderam o conceito de "Arte de Trincheira" incluindo também mudanças e inscrições incorporadas aos itens.

O famoso correspodente Ernie Pyle apelidou George G. Blaisdell "Mr. Zippo". Ele escreveu: "O isqueiro Zippo está sendo muito procurado no campo de batalha - ele é o item mais cobiçado no exército."

Durante a Segunda Guerra, o Zippo se tornou conhecido como o "amigo do soldado" e era valorizado por sua confiabilidade e por ser uma lembrança de casa.

Com o final da guerra, a partir de 1946, as caixas dos isqueiros passaram a ser feitas de níquel. Um fundo identado curvo foi incorporado.

A escalada no uso do Zippo durante a Segunda Guerra Mundial foi refletida em um grande número de filmes que retratam isqueiros Zippo, feitos durante e posteriormente este período.


Se você não fuma, tudo bem. Você ainda pode ter um zippo ele sempre é útil quando entramos rompantes incendiários.
Aqui vai uma lista dos meus Top 10 Zippo:

Zippo, dos Rolling Stones... Afinal como você acha que Keith Richards acende seus baseados?

Nada como a velha sabedoria do soldado: "Se eu tivesse uma fazenda no Vietnã e uma casa no inferno, eu venderia a minha faazenda e iria para casa. "

O cimério não fumava, mas isso não quer dizer que você não possa ter um isqueiro de Conan, O Bárbaro.

O Zippo do Coringa não é apenas clássico, ele também é cheio de personalidade.

John Wayne era fã de Zippos, mas sempre que ele estava por perto alguém pedia o seu emprestado e "esquecia" de devolver já que queriam um souvenir da lenda. Cansado as ocorrências frequentes do problema, Wayne mandou gravar em todos os seus isqueiros "Roubado de John Wayne"....

Religioso? Problemas com Anjos e Demônios? Que tal utilizar o Zippo oficial do personagem Constantine...

Você pode até não ter uma Harley, mas o isqueiro é bacana.

Nada como emprestar acender um cigarro de uma mulher com um Zippo que diz: Nice Ass...


Antes de Pierce Brosnan, James Bond era uma verdadeira chaminé. O Zippo oficial de Goldeneye é ítem especial para qualquer fã de 007.

Para aqueles que são fãs do personagem Hellboy, nada como ter o isqueiro do Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal.

Agora, se você decidiu comprar, ou já tem, um Zippo você precisa aprender algumas manobras:


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Antiga Turma da Escola - Por onde andam?

Eu admito que a qualidade da foto não é das melhores, mas tudo bem por mim. Essa foto foi tirada (conforme confirmado pela Thayze) em 1998 quando eu estava na 7º série.
Amigos de longa data e especiais estão nessa foto. Eu não tenho o prazer de dizer que mantenho todos eles dentro dessa classificação ainda hoje. Em algum momento paramos de ser pessoas especiais na vida dos outros e passamos a ser aqueleas pessoas que se cumprimentam no mesmo bairro. Depois disso não nos damos nem ao menos ao trabalho de nos cumprimentarmos mais e passamos a ser estranhos.
Se eu estou correto essa é a turma 71, e essa foto tem mais de 11 anos. O propósito desse post é não apenas me lembrar de como eram essas pessoas na época em que convivemos mas descobrir como elas estão hoje. Descobrir exatamente a data dessa foto e o que aconteceu depois dela às pessoas que estão nela. Eu não pretendo descobrir tudo, mas pretendo ir o mais longe que eu puder. Pretendo atualizar esse post e colocá-lo sempre na capa do blog a cada atualização, a cada descoberta sobre as pessoas nessa foto. Se você lê o meu blog e conhece ou é uma dessas pessoas vamos fazer isso juntos. Acho que será no mínimo interessante...
Vamos começar com uma lista de quem está na foto e o que eu lembro da pessoa ou sei dela hoje:
Em vermelho o que eu sei deles hoje em dia.

 
Bom, vamos começar da esquerda para a direita na fileira superior. O primeiro sou eu e se você quiser saber como eu estou leia o blog....
 
* Paulo Rosa (2º apartir da esquerda superior com blusão do Taz) o que eu mais lembro dele é que o pai dele tinha um motel. E de uma vez que ele contou que os pais do Tiago (nosso outro colega que não está na foto) foram nesse motel. Eu achava ele fraco, de certa forma, sem muita coragem (não me entendam mal, eu me encontrava na mesma categoria). Mas um dia ele me surpreendeu e quando eu ameacei ele com uma briga ele não fugiu e de fato me encarou com tanta imponência que eu tive que desistir... Fazer o quê, eu decidi ser honesto aqui ok?
 

*Anderson (4º apartir da esquerda superior, atrás da Kelen) Eu poderia escrever o dia todo sobre o Anderson. Mas o que resume ele é simples: Ele foi um dos meus melhores amigos e não é mais. Uma pena. Todos lembram que ele descobriu que tinha um tumor no cérebro apenas alguns dias antes da formatura do 2º grau.
Casou e tem uma filha.
Link do orkut dele.
 
*Kelen: (5º apartir da esquerda superior) A Kelen era divertida e espontânea, as vezes um pouco demais, eu sempre a subestimava. Ela sempre era mais do que eu esperava dela, com exceção do gosto para roupas.
Continua com exatamente a mesma aparência com a excessão do gosto por roupas que melhorou e do bebê do Derek dentro da barriga dela. É uma pessoa simpática e engraçada e tenho orgulho em dizer que faz parte do meu grupo de amigos.  
Link do orkut dela.

*Diogo: (cabecinha redonda e 6º apartir da esquerda superior) Um dos mais engraçados colegas, com uma atitude "laid back". Ele era especialmente agradável porque não era o palhaço da turma mas era sempre uma adição impagável para quem estivesse sendo engraçado. Será para sempre lembrado como o inventor do "mongo".
Conforme ele mesmo confirmou nos comentários ele é músico, namora e não tem filhos (além disso tem um "afro" maneiro).
Link do orkut dele.


*Mariana (olhos fechados, 7º apartir da esquerda superior). A Mariana era discreta e inteligente. Ela não era brilhante mas era esforçada e estava entre os que tiravam as melhores notas, ainda que não tivesse personalidade o suficiente para tirar algum benefício disso.
Aparentemente ela foi morar em outro planeta lá pela 8º série... Peraí, conforme a Fabiana na verdade esse "outro" planeta é Pelotas.

* Thayze (8º apartir da esquerda superior) Ela tinha um senso de humor que me agradava muito e uma simplicidade muito grande. Parecia sempre disposta a estender um ombro amigo e apesar de uma ou outra tristeza ocasional era sempre considerada como se fosse um amigo parceiro, pronto para embarcar nas nossas piadas e loucuras.
A Thayze tem sido uma amiga intermitente. Ao longo dos anos nos encontramos, seja por acaso ou por eventos em comum (até trabalhamos na mesma empresa) e conversamos sempre agradavelmente. Já fomos mais próximos, mas sempre nos demos bem. O senso de humor dela parece ter dimínuido ao longo dos anos, mas ainda se mantém uma pessoa "do bem". Conforme o Derek trabalha no administrativo de uma fábrica de chocolates de Gramado.
Link do orkut dela.

* Bianca (9º apartir da esquerda superior) Amiga inseparável da Iris. Um misto de personalidade reclusa com uma atitude "não estou nem aí" fez com que ela não fosse protagonista em quase nada, mas ela tinha um charme inegável e ao mesmo tempo me parecia a única das nossas colegas que tinha esse charme e não parecia querer tirar proveito dele. Ou talvez isso fosse apenas porque ela não fazia questão de usar essa qualidade na gente. Era consenso entre o meu grupo de amigos que o professor Fabricio de Física tinha uma queda por ela.
Conforme a Fabiana ela é da Polícia Militar do Interior! É casada e não tem filhos.
Link do orkut dela.

* Marciele (10º apartir da esquerda superior). Típica garota mais inteligente da turma. Na época eu tinha uma queda por ela porque ela era a mais inteligente da turma e não gostava de mim. Havia um boato de que ela usava três meias para deixar a canela mais grossa, mas acho que isso era só maldade dos garotos da escola. Lembro que uma vez montamos uma lista de como seria a mulher ideal formada só pelas melhores partes das meninas da turma (Sabe como é pornografia na internet ainda não existia...) e eu fiz questão de incluir o pescoço dela só para que ela constasse na lista. Obviamente ela nunca me agradeceu por isso.

* Vanessa (11º apartir da esquerda superior). A Vanessa era uma garota com uma trajetória interessante, eu lembro que em algum momento ela deixou de passear com as meninas feias e excluídas para andar com as bonitas e populares. Típica traição que as menias acham imperdoável na época da escola e os meninos não dão a mínima.
Conforme a Fabiana ela está casada e tem uma filhinha.

* Fernanda Carneiro (12º apartir da esquerda superior). Injustamente levou a fama de mais bonita da turma durante anos. Todos tinham alguma queda por ela. A personalidade megalomaníaca dela afetou a todos nós durante alguns anos... Eu lembro de ela ter convencido uma professora nossa a fazer com que toda a turma ensaiasse um sonho dela na aula. No momento mais clássico da carreira dela como "estrela em decadência da turma" ela subiu em uma cadeira e gritou: "Vocês querem saber toda a verdade?! Então eu vou contar toda a verdade!!!" e logo em seguida fingiu um desmaio. Ninguém mais lembra qual era o mistério ínutil mas aquela cena nunca mais saiu da minha mente.
Conforme a Kelen, ela casou e tem um filho. Ela trabalha no financeiro do Asun a quatro mil ano e ainda mora na Morada do Vale. A última vez que eu vi ela ficou claro que o tempo é cruel com todos os seres humanos, menos com a Lidiane...

* Fernanda (13º apartir da esquerda superior). Pesando nela em retrospectiva eu lembro de ter dado em cima dela uma vez no Simulão, levei um fora mas fiquei impressionado com a educação dela. Ela, provavelmente era a mais elegante e discreta integrante da nossa turma. Eu não acho que ela faria qualquer contribuição relevante caso resolvesse deixar a sua discrição em excesso de lado, mas ela sabiamente resolveu seguir o caminho que não deixa ninguém descobrir se ela faria alguma diferença ou não.
Como ela mesma confirmou nos comentários abaixo, ela felizmente não se lembra do episódio do Simulão, o que me torna imediatamente grato. Ela ainda mora na Morada do Vale, apesar de ter morado um tempo no Rio de Janeiro, ela não tem filhos.
Link para o orkut dela.

*Lidiane (14º apartir da esquerda superior). A mais bonita da turma, mas ninguém conseguia notar isso pois estavamos muito ocupados odiando ela. Dona de uma personalidade não apenas forte como também atômica eu diria que ela seria uma Sarah Palin de hoje em dia. Eu não estou dizendo que ela era burra, estou dizendo apenas que ela sempre usava a energia dela no objetivo errado.
Uma das mais agradáveis pessoas que eu esbarrei depois da escola. Sempre entusiasmada nas raras vezes em que conversamos, sempre foi muito simpática. Uma das poucas pessoas que eu vi que acabou ficando mais agradável com o passar dos anos. Continua linda como sempre (uma das poucas que consegiu manter esse status).
Como ela mesma colocou nos comentários lá embaixo ela está casada e não tem filhos, é evangélica, mora em Canoas. Ela é coordenadora sensorial olfativa  na Souza Cruz (seja lá o que isso significa. meu palpite? Algo a ver com o nariz). Segundo ela mesma ela engordou 20 quilos, ou seja o mesmo que eu. Estou começando a achar que o Derek fez voodoo para todos nós ex-magros...
Link do orkut dela.

*Daniela (15º apartir da esquerda superior) A Daniela era a líder da turma. Obviamente nós não a elegemos por sua capacidade de liderança mas para evitar um mal maior (como alguém ainda mais inadequado como líder... O Tiago se não me engano). Ela conseguiu subverter a velha regra de que andar com pessoas mais feias faz você parecer mais bonita e ao andar com as garotas mais bonitas da turma de alguma forma ela parecia mais bonita do que realmente era. Ela era simpática comigo e uma vez até foi em uma aniversário meu de última hora, mas me parecia (na época da escola) um tanto quanto hipócrita, já que ela tentava proibir as brincadeiras de "Verdade ou consequência", alegando que era uma falta de respeito, mesmo quando ela ficava se beijando com o namorado nos corredores da escola. Engraçado como eu fiquei com essa mágoa até hoje... Mas no geral era bacana e tinha uma personalidade forte. Costumava pensar "fora da caixa".
Link para o Facebook dela.

*Vilson (17º apartir da esquerda superior, de touca virado para trás, provavelmente para evitar reconhecimento pelas autoridades). O típico garoto problema da turma. Porém, sejamos justos acho que ele nunca causou problemas para ninguém além dele mesmo. Ele não era engraçado e tinha uma tendência pela intimidação, apesar de não ser muito bom nisso. Lembro de ele puxar conversa comigo apenas no fim do ano quando queria desesperadamente que alguém ajudasse ele a não rodar. Também lembro que eu emprestei para ele uma fita VHS do filme "Assédio Sexual" que nunca mais retornou.
O único que eu achei que poderia estar morto, mas eu estava enganado. Vi ele de moto na Morada do Vale, ele estava igual, a única diferença era uma barba mais estilosa.

*Anelise (18º apartir da esquerda superior) A Anelise foi uma decepção. Durante anos ela foi ignorada pela sua aparência e enquanto eu sabia que ela era inteligente eu não ligava muito para inteligência nessa época. Mas a minha decepção vem de que durante muito tempo eu pensei que nós tinhamos sido injustos com alguém que deveria ser bacana mas que não conseguia demonstrar isso por causa da nossa insistência em tratá-la como uma pessoa desinteressante. Infelizmente a verdade é que ela era uma pessoa rude e tão sem consideração pelas outras pessoas quanto eu era. Na pior das hipoteses ela ficou assim por causa dessa atitude, na melhor desperdicei a oportunidade de uma antagonista na época em que isso ainda era relevante.
Link do orkut dela.

*Iris (20º apartir da esquerda superior, moleton cinza) Personalidade definida e tinha o dom de ser extremamente amável quando queria. Uma voz agradável e sempre simpática.
O Gabriel confirmou que ela ainda mora na mesma casa na Morada do Vale e que está casada e não tem filhos.
Link do orkut dela.

*Ligia (Ante-penultima da esquerda superior para a direita) Ela era mais uma que compartilhava a clássica relação das meninas: uma personalidade dominante ao lado de uma personalidade submissa que de vez em quando se revoltava. Ela era a ativa da relação aqui e a parte passiva era a Débora (que era tão passiva que eu acho que ninguém lembra dela). Eu lembro de ter dado a ela o apelido de Stygia, porque eu achava que o nome dela me lembrava de um país da era Hiboriana.

*Carol (Penultima da esquerda superior para a direita) A Carol era tão inadequada que não tinha graça folgar nela, não que isso impedisse a maior parte da turma. Ela era um alvo fácil e a maior parte das pessoas que queria fazer graça fácil as custas de alguém recorria a ela. Acho que eu posso me considerar uma boa pessoa porque eu não fazia isso (muito) frequentemente.

*Liane(última na fileira superior) Eu não lembrava o nome dela, e graças a Thayze lembrei que era Liane. Seu eu não me engano ela era prima do Vagner ou algo assim... O que eu lembro é que diziam que ela usava bolas de jornal para aumentar os seios. Eu acredito nisso e acho que ela ganha crédito por tentar, certo?
Segundo a Thayze hoje ela tem seios grande o suficiente para não precisar de jornal! Só com essa informação já é séria concorrente a ser a mais bem sucedida da turma. Recentemente passei por ela na Morada do Vale e constatei que fazemos parte da categoria "fingimos que não nos conhecemos".

*Rodrigo Muller (1º da fileira inferior) Um dos que será eternamente citado com o sobrenome junto e eu não faço a menor idéia de o porquê. A maioria das garotas achava ele bonito e eu tenho a impressão que ele não tirava muita vantagem disso. A favor dele eu posso dizer que ele sempre foi um cara bacana.
Há algum tempo atrás ele trabalhava de motoboy na Farmácia perto aqui de casa. O peso que o Derek perdeu ele encontrou. Conforme a Fabiana ele tem uma filha.

*Hamilton (2º da fileira inferior) Bitkids! Ok, eu deveria ser um pouco mais adulto que isso. É que ele era conhecido por ir muitas vezes com o mesmo moleton que dizia "Bitkids". Lamento Hamilton mas até hoje eu lembro de "Bitkids" quando penso em você. O Hamilton era um cara na dele e tinha uma frase de efeito show: "Há certas coisas na vida..."
Vi ele algumas vezes na parada do Morada 2 em Porto Alegre. Já nos olhamos algumas vezes e fingimos mutuamente que não nos conheciamos.

*Paulinho (3º da fileira inferior) Por algum motivo que eu não lembro hoje eu achava que o Paulinho tinha "street smarts". Que tinha "conexões" com o pessoal mais "barra-pesada" que na sétima série significaria  dizer que ele provavelmente tinha um irmão mais velho maloqueiro. Ele não era engraçado e não era eloquente e isso é o que eu lembro dele.

*Gabriel (4º da fila inferior) O Gabriel sempre foi um cara descolado e bacana. Acho que durante um tempo ele sentou do lado da Fernanda Carneiro e por isso eu sempre associo os dois. Lembro dele como o tipo de pessoa que penetrava em todos os circulos da nossa turma, o que equivale a dizer que ele falava com os populares e com os impopulares.
Conforme ele mesmo confirmou nos comentários abaixo o Gabriel ainda mora na Morada do Vale e está se formando em Administração, namora e não tem filhos. Muito bacana os comentários dele por sinal, dê uma olhada.
Link do orkut dele.

*Vagner (5º da fila inferior) Era amigo inseparável do Anderson e por consequência se tornou meu amigo. Ele era simpático e parecia sempre feliz nessa época. Com o tempo ele se afastou e começou a parecer cada vez mais triste.
Conforme o Derek ele está trabalhando como instalador de alarme e está ficando careca, o Derek fez questão de frizar que a calvície dele é BEM menor que a minha e ele só apresenta as entradas.

*Renata (7º da fila inferior) Eu teria mais a falar da Renata se eu tivesse ouvido ela falar mais do que umas duas vezes. Eu só lembro da voz dela por causa da chamada. Ela era pequenina e parecia frágil mas acredito que tinha uma personalidade interessante, uma pena que ela decidiu não mostrar isso para a humanidade.
Segundo a Thayze teve dois filhos e continua a mesma coisa, me pergunto se os filhos dela já ouviram a voz dela? 

*Derek (8º da fila inferior) O Derek é meu melhor amigo e tem sido desde a época em que eu o conheci. Nessa época ele era mais nerd, menos nervoso e mais ingênuo. Uma prova que a vida tira a inocência das pessoas. Porém mesmo nessa época ele já apresentava uma política de verdade no estilo "doa a quem doer" ainda que aqui ela fosse mais passiva do que gostaria de que um amigo meu fosse. Ele aguentava mais as verdades cruéis do que as proferia, algo que ele conseguiu mudar com o tempo.
Continua sendo meu melhor amigo e essa é a melhor qualidade dele. Formou-se em História e é sócio na empresa dos pais, nas horas vagas faz bico como marido da Kelen.
Link do orkut dele.


Ausências Notáveis: duas pessoas que eram importantes para essa turma não estão nessa foto, Shana e Tiago.

*Tiago: Conhecido como Tiago Bola era  o palhaço da turma. Sempre com uma piada ou tiradinha pronta era absolutamente impagável. Lembro até hoje quando ele fez a turma toda cantar "Garçom" em vários ritmos (incluindo Tango, Pagode e Tecno). Também lembro da vez que ele levou um filme pornô para assistir na sala do video, ou na vez em que ele conseguiu deixar um cuspe solidificado na sala de aula de um ano para outro... (Ei algumas coisas só tinham graça se você estivesse lá). Enfim o cara era épico!
Conforme a Fabiana é mais um a integrar o time dos papais.

*Shana: A Shana era interessante porque era a extrovertida e não tinha papas na lingua e mesmo assim se mantinha sempre no núcleo das garotas mais quietas. Em algum momento eu acredito que ela tenha se tornado líder da turma, e se eu não me engano ela era bastante ativa no papel. Talvez por isso eu tenha essa imagem de pré-ativista de direitos civis que eu tenho dela.
Link do orkut dela.

Ao longo do tempo, como eu mencionei, pretendo entrar em contato com essas pessoas. Eu admito que nem todas foram tratadas gentilmente. Se você é uma delas peço desculpas, mas eu realmente tentei ser honesto sobre o que eu pensava e me lembro de vocês. Sintam-se a vontade para comentar e deixar sua mensagem e a sua impressão seja ela positiva ou negativa a meu respeito. Além disso gostaria imensamente de saber algumas coisas: 
Onde vc mora atualmente?
O que faz?
É casado (a)? Tem filhos?
Diga uma lembrança (específica ou geral) que tem daquela época.


 Obrigado.

Top 5 Músicas de Casamento

Ok, meu casamento está marcado e ainda temos algum tempo antes de sentar com Dj e considerarmos a seleção de músicas para a festa. Mesmo assim eu sou obrigado a admitir que mesmo no meu casamento eu terei que levar em consideração as preferências musicais de outras pessoas afinal teremos convidados... Mas aqui no blog eu tenho a oportunidade de fazer o meu top 5 músicas de casamento. Mesmo que nem todas elas tenham a ver com casamento propriamente, algumas apenas o clip indica isso são todas músicas que me remetem a imagem do matrimônio. Algumas eu consideraria para a entrada dos noivos outras para a festa em si.  Bom, aqui vai a minha lista:


American Wedding

November Rain

Shout!

Candyshop

Total Eclipse of The Heart

Groover Séries - The West Wing

The West Wing me conquistou através do You Tube. Eu olhei alguns clips do presidente Bartlet, interpretado por Martin Sheen e fiquei impressionado. Boas atuações, boas histórias, e apesar de trilhar o perigoso caminho da trama política que pode deixar tudo complexo demais para o espectador esporádico entender, a série consegue ser simples o bastante para você acompanhar cada episódio com o interesse renovado.
Lidando com a velha curiosidade de como seria o dia-a-dia do Presidente dos Estados Unidos a série mostra o trabalho dos principais assessores do presidente e como de fato um país é comandado. O foco principal, a política, nunca é deixada de lado em detrimento de relações pessoais (como acontece em outras séries depois que o material inicial se torna gasto) e os aspectos administrativos mostrados parecem verossímeis o suficiente para aprendermos alguma coisa útil sobre política. Porém mesmo esse  posicionamento em relação a priorizar a parte política leva em consideração que as pessoas por trás disso tudo tem sentimentos e que são afetadas em uma base diária por essas ações e tramas poderosas. Apesar de ser um pouco idealista e até mesmo utópica pelos padrões dos atuais políticos a série mostra como alguns políticos honestos poderiam fazer a diferença no mundo. O onipresente patriotismo americano exagerado está presente mas é apresentado de forma mais polida e nunca em um modo brega ou pedante.
O ponto que mais me marcou até o momento é a emoção transmitida pela série em vários momentos. Ela me fez vibrar e me emocionar em quase todo os episódios. Além da qualidade das interpretações, o roteiro, sempre bem construido e inteligente, também me chama a atenção. A série é longa e cada temporada conta com 22 episódios de 1 hora cada, mas aqueles que se despuserem a assistir o primeiro episódio não largará até o último. 
Segue o link para o site no qual eu faço o download da série legendada em RMVB.  

Minha cena que me fez assistir a West Wing e a minha favorita até o momento:



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Top 10 Últimas Palavras


São seus ultimos momentos de vida e você está prestes a pronunciar aquelas que serão as últimas palavras. O que dizer? Tentar resumir a sua vida? Passar uma mensagem a alguém? Deixar a incerteza se revelar. Seja lá o que for que passa na cabeça de uma pessoa nesses momentos eu reuni aqui as minhas 10 favoritas. Um pouco "tétrico" como diria minha noiva, mas eu sempre acho interessante analisar a perspectiva da morte. Eu acredito que no momento derradeiro da morte conseguimos ser verdadeiros e ali podemos verificar momentos reais de honra, medo, amor, dúvida e todos esses sentimentos incríveis que compõem a nossa existência.

Quando no leito de morte um padre pediu a Voltaire que utiilizasse seus úlitmos momentos para renuciar a Satanás, Voltaire respondeu:
"Meu bom homem, agora não é hora para fazer inimigos..."


"Vá em frente, saia - As últimas palavras são para tolos que não disseram o suficiente." (Para sua empregada, que pediu que ele lhe dizer suas últimas palavras para que ela pudesse escrevê-las para a posteridade.)  Karl Marx, 1883


"Eles não conseguiriam acertar um elefante a esta dist ..." (General John Sedgwick, Morto em batalha durante a Guerra Civil dos EUA.)  1864

"Não deixe isso acabar assim. Diga-lhes que eu disse alguma coisa." Pancho Villa, revolucionário mexicano,  1923

"Um último drink, por favor" - Jack Daniels (criador da famosa marca de bebidas)

"Nunca" Alexander Graham Bell:  ( Graham Bell estava morrendo, sua esposa surda sussurrou-lhe: "Não me deixe". Bell  respondeu escrevendo no ar "Nunca".

"Eu estou a ponto de - ou eu vou - morrer: qualquer uma das expressões está correta."
Dominique Bouhours, professor de gramática francês

"Surpreenda-me."  Bob Hope (falado com sua esposa quando perguntou onde ele queria ser enterrado).

"Por que choram? Vocês pensaram que eu era imortal?" Rei Louis XIV da França

"Eu vou dar uma volta lá fora. Posso demorar um pouco." Capitão Lawrence Oates (na expedição malfadada de Robert Falcon Scott a Antártida, ele estava sofrendo de lacerações causadas pelo frio e hipotermia. Enquanto seu grupo se abrigava de uma nevasca, Oates sentiu que ele estava diminuindo as chances de seus companheiros de sobrevivência. Oates voluntariamente deixou a barraca. Era seu aniversário de 32 anos. Ele nunca mais foi visto."

Definições: Top 10 Frases Pelas Quais Eu Guio a Minha Vida



Ok, por mais que seja divertido quebrá-las e tudo mais, eu acredito que todo mundo precisa de regras. Não estou falando de regras que precisam ser compartilhadas por todos (ainda que obviamente eu ache que elas existam), mas estou falando de um conjunto de regras que seja apenas seu. Um código de conduta que você tem, ou criou e provavelmente expandiu ou aprimorou durante anos. Caso você seja como eu, ao parar para pensar nessas regras auto-induzidas perceberá que muitas vezes até tentamos escapar de algumas delas mas não conseguimos. Algumas vezes seria bem mais fácil esquecermos que temos esse posicionamento imutável de fazer as coisas desse jeito e que se abrissemos apenas uma excessão não teria mal algum e provavelmente poderiamos tirar algum crédito disso, mas depois de vários anos essas regras são uma parte tão intrinseca de você que é impossível desligá-la, mesmo que momentâneamente. Pensando nisso resolvi procurar algumas frases famosas que me ajudassem a definir algumas idéias, preceitos, pensamentos e convicções e experiências que eu tenho e que sempre vem em primeiro lugar quando eu considero algum curso de ação. Sejam elas boas ou ruins elas me definem.


"Eu odeio a humanidade, pois acho-me um dos melhores deles, e eu sei o quão ruim eu sou." ~ Joseph Baretti



"Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque você já ouviu falar disso. Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque ela é falada e comentada por muitos. Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque foi encontrada escrita em seus livros religiosos. Não acredite em qualquer coisa meramente por causa da autoridade de seus professores e anciãos. Não acredite em tradições porque elas foram proferidas por muitas gerações. Mas após observação e análise, quando você achar que qualquer coisa concorda com a razão e é condutivo ao bem e benefício de um e de todos, então aceite e viva para isso." ~ Buddha

"Quando eu faço o bem, sinto-me bem. Quando eu faço o mal, eu me sinto mal. Essa é a minha religião." ~ Abraham Lincoln

"Você pode facilmente julgar o caráter de um homem pela forma como ele trata quem não pode fazer nada por ele." ~ James D. Miles
  
"Eu seguirei o que é correto até o fogo, mas excluindo o fogo se eu puder." ~ Michel de Montaigne

"A confiança não vem de sempre estar certo, mas de não ter medo de estar errado." Desconhecido



"A dúvida é a chave para o conhecimento." Provérbio

"O declínio é também uma forma de voluptuosidade, assim como o crescimento. Outono é tão sensual como a primavera. Há grandeza tanto na morte como na procriação ". - Iwan Goll

"Acredito que todas as pessoas que acreditam na liberdade, na tolerância e nos direitos humanos têm a responsabilidade de se opor a intolerância e ao preconceito com base na orientação sexual."
Coretta Scott King


"Johnny Cash: Eu entrei em coma e eu fiquei assim por 12 dias. Todos eles pensavam que eu estava morrendo e eles não conseguiam diagnosticar o que havia de errado comigo. Eles finalmente vieram com um diagnóstico de síndrome de Shy-Drager. Alguns meses depois eles perceberam que eu não tinha isso, e na verdade era Parkinson. E depois que não era isso. Então, finalmente, foi neuropatia autonômica. ... E eu fiz as pazes com o que isso é e que é isso que eu tenho. É um processo lento e doloroso das terminações nervosas. É fatal.


Entrevistador Larry King: Não existe uma cura?


Johnny Cash: Não. Mas tudo bem. Não há cura para a vida também."

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Organizando Jogos de Video-Game / Lista de Todos os Jogos do Xbox 360


Como eu mencionei e mostrei em posts anteriores eu tenho a necessidade de organizar a minha coleção de jogos de video-game. De alguma forma essa é uma mania que encontra um grande amparo no blog.
As minhas definições são simples: cada jogo virado vai para o blog com a sua devida resenha. Eu tinha muitas resenhas atrasadas e essa semana resolvi recuperar o tempo perdido. Acho que ainda tem alguns jogos que eu virei mas que ainda não fiz a resenha, mas a essa altura são poucos.
Depois, vem os jogos que eu não virei e eles se encontram nessa categoria por dois motivos: 1º Eles são tão decepcionantes e ruins que eu não consigo jogá-los o suficiente para terminá-los; 2º Eu até os tenho jogado mas não tive tempo o bastante para virá-los apesar de gostar deles o suficiente para isso.

Os decepcionantes eu reuni em uma lista aqui no blog e não pretendo dar a eles mais atenção do que isso.

Se você tem bastante jogos de Xbox 360 ou se quer saber exatamente o que já saiu (ou irá ser lançado em um futuro próximo) é importante ter uma lista de todos os jogos de Xbox 360.

Eu consultei alguns sites e que tem a lista mais completa e organizada é o Gamespot, lá você consegue verificar todos os jogos (de qualquer console já lançado, mas vamos focar no Xbox 360). É possível verificar eles pelo título, gênero, nota (não disponível para todos) e preço (em doláres). Eu repassei ela para excel para uma consulta mais fácil. É só baixar aqui.

Espero que seja útil para aqueles que gostam de organizar seus jogos.

Monopoly Streets

Monopoly é um jogo que pode ser determinado por um fator que normalmente eu não levo muito em conta: o valor!
O jogo não é comparável a outros jogos do mesmo console. Você não tem algo único e inovador, nem mesmo algo que você queira jogar sozinho, apesar de haver essa possibilidade. Mas convenhamos, se você comprou Monopoly (ou Banco Imobiliário, como sempre foi conhecido no Brasil) você já sabia disso. Então a grande questão aqui é o quanto você decidiu investir nisso. Ah e não pense que eu estou dizendo que o valor não importa para mim porque eu não me importo com dinheiro, mas como todos aqueles que me conhecem sabem que eu uso jogos "compatíveis" e isso traz uma redução drástica no custo. Ainda sim quando você percebe que gasta a mesma coisa adquirindo Monopoly Streets e, digamos, Red Dead Redemption, você deveria ter certeza que precisa de um jogo como Monopoly.


Basicamente eu decidi comprar o jogo porque ia receber alguns amigos e como todos nós gostamos de video-games me pareceu uma boa opção. O concorrente direto de Monopoly Streets a essa altura seria Viva Pinata: Party Animals, mas esse último é tão ruim e infantil que mesmo que você tenha o velho tabuleiro do Banco Imobiliário em casa ainda vale mais a pena comprar Monopol Streets só para poder ver as casas e hotéis crescendo quando você joga. É uma pena que mesmo tanto tempo depois ninguém ainda tenha conseguido fazer um jogo para quatro pessoas se divertirem simultaneamente tão bom quanto o velho Mario Party.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dragon Age 2

Dragon Age tinha tudo para ser o melhor RPG de Fantasia que eu já joguei. As duas primeiras revelações me encheram de esperança: o personagem principal teria voz (ao contrário da primeira edição) e os gráficos tinham recebido uma melhora considerável. Depois veio uma notícia que me deixou com um pé atrás: as opções de jogar com mais de uma raça ou a possibilidade de começar com mais de um background foram retiradas do jogo. Agora você seria um humano ou uma humana e ponto. Como eu sempre jogo como humano eu honestamente não me importei. Alguns pontos do menu (algo que é consultado várias vezes em jogos de rpg) foram melhorados e pequenos defeitos do primeiro jogo consertados, assim como alguns detalhes da conversação (que agora funciona no mesmo estilo de Mass Effect 2) sofreram aprimoramentos. Depois disso veio uma simplificação do combate que eu não tenho certeza se era realmente necessária. Mas eu tenho que admitir que deixou o combate mais "espetacular" e definitivamente mais ágil. Até aqui temos um produto regular cujo único defeito é não corresponder as expectativas criadas pelo seu antecessor.
O problema todo está na execução do produto final. Enquanto Dragon Age: Origins era coeso, Dragon Age 2 é um emaranhado de boas idéias, amarradas de forma pouco inspirada e que deixa a desejar no produto final.


A narrativa é apresentada em flashbacks e tem lá sua originalidade mas peca em muitos detalhes importante para ser considerada boa o suficiente. Eu joguei o jogo todo e não conheci a principal personagem feminina da história! Sem falar na possibilidade de romance que era muito interessante no primeiro jogo e agora é algo que não tem peso algum e fica resumido a alguns flertes triviais.
Outra bola fora é a possibilidade de importar o seu save com os acontecimentos do jogo anterior. Enquanto em Mass Effect isso é uma ferramenta importante, em Dragon Age 2 isso nao passa de uma promessa vazia que não altera em nada a estrutura do jogo e só determina uma aparição de um personagem secundário do primeiro jogo.


A profundidade do primeiro jogo foi perdida em um material visivelmente mais polido e com um melhor acabamento, mas sem nada do impacto e maturidade do primeiro jogo.
Se há algo positivo no jogo é a dualidade da história. Com raras exceções ninguém é simplesmente bom ou ruim. Há más ações alimentadas por boas intenções a profusão no jogo e isso acaba amenizando um pouco a falta de qualidade geral da narrativa. Você pode jogar Dragon Age 2 "em cima do muro" até certo ponto, mas depois será necessário tomar decisões sem volta e elas terão seus lados bons e ruins e isso pode até não salvar o jogo, mas com certeza faz com que mereça ser jogado.
Os tipos de erros cometidos em Dragon Age 2 são o tipo de erros que poderiam ser cometidos no primeiro capítulo de uma nova franquia. De maneira alguma eles poderiam ocorrer em uma continuação que se propunha a melhorar o primeiro capítulo, mas infelizmente só alcança seu objetivo na parte visual.

Dragon Age - Origins

Eu comprei Dragon Age em um impulso. Um amigo me telefonou e disse que tinha visto o trailer do jogo e que eu tinha que comprá-lo porque ele era incrível. Eu comprei e depois descobri que ele tinha visto o trailer de animação do jogo e não do gameplay em si. Comecei a jogar e a minha decepção foi imediata. Os gráficos eram horríveis. O personagem principal não tinha voz. Larguei nos primeiro 15 minutos e não peguei o jogo novamente pelos próximos meses.
Felizmente alguns meses depois em uma mistura de tédio e curiosidade eu resolvi dar uma nova chance a Dragon Age e não me arrependi. Quando se deixa de lado a pobreza dos gráficos (algo que o cenário inicial evidencia e vai se tornando mais amena com o passar do jogo) você descobre um jogo denso e um RPG com uma história sólida.
A criação de personagem é bastante diversificada mas eu já vi jogos com mais opções. Mesmo assim nada a se reclamar aqui.


Depois o jogo se divide na escolha de raças e background od personagem, há poucas opções por raça e classe, mas um entendimento mais profundo do jogo demonstra que você não está apenas escolhendo qual tipo de poder você vai ter. Você está influenciando toda a história. Humanos, Anões e Elfos tem histórias e pontos de partida bem diferentes dentro do jogo e essa é uma decisão importante.
Uma vez que você escolheu o caminho prepare-se para o bom e velho RPG de magias, espadas e combates por turno.
Apesar de um pouco familiar demais a história de Dragon Age é seu grande trunfo. Não vemos aqui nenhum elemento que não tenha sido pensado antes de ser inserido no jogo. Nada aqui está simplemente para fazer bonito. Temos um cenário coeso e habilmente arquitetado. O estilo e tema do jogo é maduro e um tanto quanto sombrio. Possessão de demônios, sexo, corrupção e assassinato são temas comuns em um jogo que se eleva acima de suas falhas e atinge facilmente o nível épico necessário para que um RPG de fantasia seja considerado bom.


O sistema de magia e principalmente fascinante, não na sua mecânica em si, que é padrão o suficiente, mas na história por trás da utilização da magia, algo que afeta a todo o mundo e é sentido o tempo todo na história e desenvolvimento do personagem.
Eu entendo que nem todos estão dispostos a passar por cima de gráficos abaixo do esperado, principalmente nessa nova geração de video-games, mas Dragon Age faz por merecer o voto de confiança.


Mass Effect 2



Mais um que eu estou devendo a um longo tempo... A obra-prima Mass Effect 2.
Quando eu fiz o meu top 10 dos jogos de Xbox 360 eu coloquei Mass Effect 2 em terceiro. Isso porque os dois primeiros colocados tem uma vantagem que Mass Effect não compartilha: uma ambientação ganha de presente. Batman: Arkham Asylum e Red Dead Redemption tem a vantagem de terem inserções mais fáceis do que Mass Effect. Batman já é conhecido de todos e só estava esperando alguém perceber que tudo o que ele precisava para ir bem nos games era um retorno a aura gótica e violenta que ele havia perdido. Já Red Dead bebe de uma das fontes mais cool de todos os tempos: o velho oeste. Mass Effect teve que criar a sua própria ambientação. Pode-se alegar que o genêro Space Opera sempre teve seu lugar guardado por Star Trek e Star Wars. Sim, quando pensamos em cinema, mas não quando pensamos em video-game. Os video games de Star Wars não somente drenaram a originalidade de qualquer obra espacial como também se travestiram nos mais variados genêros ao longo do tempo e Star Trek nunca teve um jogo decente sequer. Então lá estava Mass Effect com um gênero desgastado e usado a exaustão por outros jogos. Ninguém esperava que viesse algo bom dali. Mas Mass Effect fez a lição de casa e arrebatou a todos que o jogaram. Evidente que até o momento estamos falando de méritos todos da primeira edição do jogo... E a continuação? Faz jus a seu predecessor?


Como Quentin Tarantino tão bem definiu nos anos 90, o importante é criar a sua própria mitologia e depois brincar com ela. É exatamente isso que Mass Effect 2 faz, e faz com perfeição.
O escopo da história é expandido, mas sem precisar reinventar a roda ou tirar coisas malucas da cartola. As novidades estão de acordo com o que foi mostrado (ou insinuado) no primeiro jogo. Novos e marcantes personagens são introduzidos e não se perde nada do primeiro capítulo. Isso sim é uma continuação bem feita.
Mas mesmo que a história não fosse o carro chefe, várias outras melhorias são apresentadas e fazem com que você sinta que a necessidade de não largar mais a série. Mass Effect 2 é o jogo que transforma um jogo de sucesso em uma série de sucesso. Acredite, independente da qualidade das próximas sequências Mass Effect veio para ficar.



Uma das principais propagandas que foi feita desde Mass Effect e que finalmente podemos testar é a capacidade de importarmos o save do primeiro game e jogarmos Mass Effect 2 fazendo com que a história leve em consideração as decisões tomadas no primeiro jogo. Essa parte é muito interessante e realmente recompensa você por ser fiel a série.
Não esqueçam que assim como no primeiro jogo estamos lidando com um rpg de ação em terceira pessoa. E põe ação nisso. Elevando o nível do primeiro jogo aqui temos um ritmo um pouco mais urgente com um combate aprimorado e uma história mais profunda mas ainda sim acessível.
A premissa básica é que o Comandante Shepard do primeiro jogo, tem que lidar com a ameaça Reaper e embarcar em uma missão suicída para salvar a galáxia, agora se você quiser se aprofundar na história (algo que eu não farei aqui) descobrirá um enredo ainda mais rico e interessante que o primeiro.


No fim Mass Effect é o ápice do talento de todos os desenvolvedores de jogos. Um jogo no qual não importa que apenas você complete o jogo, mas sim como você decidiu completá-lo e quando chega ao fim, sabendo que você está concluindo uma história que você de fato determinou desde o jogo anterior fica uma sensação de orgulho que com certeza fará você um fã da série.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Call of Duty - Black Ops

 Mais uma resenha atrasada mas que se dane, a minha idéia aqui é por em dia os jogos do Xbox 360 que eu virei para que eu possa me permitir comprar jogos novos ao invés de acumular jogos detonados sobre os quais eu não postei e jogos que eu só joguei meia-hora e não retomei mais, e isso nos leva a Call of Duty: Black Ops, o último lançamento da série (pelo menos até as próximas semanas quando Modern Warfare 3 será lançado.
Sejamos diretos sobre uma parte: a mecânica e jogabilidade permanecem praticamente as mesmas da edição anterior, Modern Warfare 2, a única adição significativa é a possibilidade de pilotar um helicóptero de combate em uma das fases.
O que realmente brilha em Black Ops são três coisas: a história, a dublagem e o clima.
A história de Black Ops é sólida, complexa, cativante e surpreendente. É a melhor história de um jogo em primeira pessoa que eu já joguei e isso inclui o tão badalado Bioshock.


A dublagem inclui um elenco estelar. Sam Worthington, Ed Harris, Gary Oldman e Ice Cube todos dublam os personagens principais, que tem personalidades complexas e bem definidas, passando longe do esteriótipo do protagonista de outros jogos de video-game. Outro ponto importante e que agrada muito durante o jogo é a trilha sonora. "Sympathy for The Devil" dos Rolling Stones, "Fortunate Son" do Creedence Clearwater Revival e "Won't Back Down" de Eminem fazem parte da trilha sonora mais inspirada de todos os Call of Duty.
O clima do jogo é o que faz a diferença. Enquanto nos capítulos anteriores nós tivemos momentos mais marcantes no geral do que os que aparecem em Black Ops, o clima é incrível. A guerra do Vietnã nunca foi tão bem colocada na tela de um video-game. Enquanto uma intriga governamental se desenvolve na tela uma paleta de cores mais viva e intensa é colocada no visual do jogo. Desde o menu, no qual o jogador se vê amarrado e interrogado, a premissa de que o jogo não só é violento no combate armado mas também no psicológico de seus protagonistas é forte e não desaparece até o último momento do jogo.
A chave de ouro na ambientação do jogo é a inserção de personalidades históricas. Kennedy, McNamara e Fidel aparecem no jogo.
Como se essas qualidades não fossem suficiente ainda há toda a melhor experiência de combate multiplayer lançada até o momento para o Xbox 360, juntamente com um modo de jogo chamado "Zumbis", no qual até quatro jogadores podem encarnar Nixon, Kennedy, McNamara e Fidel enquanto eles lidam com uma invasão zumbi.
Enquanto Call of Duty: Black Ops pode não ser o melhor exemplar da série (eu ainda tenho uma queda maior por World At War) é definitivamente o que tem mais personalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...