Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dragon Age - Origins

Eu comprei Dragon Age em um impulso. Um amigo me telefonou e disse que tinha visto o trailer do jogo e que eu tinha que comprá-lo porque ele era incrível. Eu comprei e depois descobri que ele tinha visto o trailer de animação do jogo e não do gameplay em si. Comecei a jogar e a minha decepção foi imediata. Os gráficos eram horríveis. O personagem principal não tinha voz. Larguei nos primeiro 15 minutos e não peguei o jogo novamente pelos próximos meses.
Felizmente alguns meses depois em uma mistura de tédio e curiosidade eu resolvi dar uma nova chance a Dragon Age e não me arrependi. Quando se deixa de lado a pobreza dos gráficos (algo que o cenário inicial evidencia e vai se tornando mais amena com o passar do jogo) você descobre um jogo denso e um RPG com uma história sólida.
A criação de personagem é bastante diversificada mas eu já vi jogos com mais opções. Mesmo assim nada a se reclamar aqui.


Depois o jogo se divide na escolha de raças e background od personagem, há poucas opções por raça e classe, mas um entendimento mais profundo do jogo demonstra que você não está apenas escolhendo qual tipo de poder você vai ter. Você está influenciando toda a história. Humanos, Anões e Elfos tem histórias e pontos de partida bem diferentes dentro do jogo e essa é uma decisão importante.
Uma vez que você escolheu o caminho prepare-se para o bom e velho RPG de magias, espadas e combates por turno.
Apesar de um pouco familiar demais a história de Dragon Age é seu grande trunfo. Não vemos aqui nenhum elemento que não tenha sido pensado antes de ser inserido no jogo. Nada aqui está simplemente para fazer bonito. Temos um cenário coeso e habilmente arquitetado. O estilo e tema do jogo é maduro e um tanto quanto sombrio. Possessão de demônios, sexo, corrupção e assassinato são temas comuns em um jogo que se eleva acima de suas falhas e atinge facilmente o nível épico necessário para que um RPG de fantasia seja considerado bom.


O sistema de magia e principalmente fascinante, não na sua mecânica em si, que é padrão o suficiente, mas na história por trás da utilização da magia, algo que afeta a todo o mundo e é sentido o tempo todo na história e desenvolvimento do personagem.
Eu entendo que nem todos estão dispostos a passar por cima de gráficos abaixo do esperado, principalmente nessa nova geração de video-games, mas Dragon Age faz por merecer o voto de confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...