Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Falecimento: Derek Scheifler Moreira



É com pesar que informo o falecimento de meu ex-colega e eterno amigo Derek Scheifler Moreira. Com uma vida jovem porém laureada de conquistas o jovem empresário, professor e filantropo doou muito mais do que lhe foi pedido e deixa saudades inconsoláveis em seus numerosos amigos, sua esposa e seu filho ainda não-nascido.
Como todos predestinados ao sucesso, mas abençoados com a sabedoria, Moreira deixou para trás um ínicio modesto e tímido em um bairro pobre do mais meridional estado do Brasil, para alcançar a confiança e representatividade demonstradas não apenas nas áreas em que atuou mas também em todos aqueles que seguiam seu modelo incansável de liderança através do exemplo.
Moreira guiou-se sempre pelo equilibrio de suas posições, e imparcialidade de idéias, o que não o impedia de ser uma liderança carismática quando achava que um posicionamento enérgico era a melhor solução para um conflito. Provando que seu equilibrio não constava apenas na retórica de seu discurso o "Durepox Gaúcho" como ficou conhecido por suas habilidades de manter unidos os grupos mais heterogêneos, fez questão de frequentar escolas públicas e privadas em sua formação. Ao ingressar na faculdade de Jornalismo percebeu que reportar as notícias para um público que não se interessava por suas consequências era um trabalho frustrante. Buscando as raízes da formação da cidadania resolveu ingressar na faculdade de História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde em 2009 se graduou com honras.
Incessante em sua colaboração para a educação do país e essencial no entendimento e de obras imprescindíveis à literatura brasileira se uniu ao projeto de estudo e catalogação de obras raras, na mesma faculdade em que se formou, no qual prestou serviços inestimáveis a cultura nacional.
Foi nessa época também que Moreira lecionou por um breve período em escolas públicas da periferia no intuíto de demonstrar a necessidade de investimentos na educação de locais mais pobres.
Em 2010, quando a crise financeira internacional começava a mostrar suas primeiras vítimas na Europa o filósofo e professor se viu mais uma vez obrigado a dar licença a sua faceta empreendedora e retornar ao setor privado, capitaneando empreendimentos arriscados e investindo tanto no setor eletrônico quanto imobiliário Moreira teve sua parcela de responsabilidade mais do que atestada em resguardar o país dos efeitos devastadores de uma potencial reviravolta financeira.
Nos anos que virão as pessoas se impressionarão com as habilidades profissionais e a visão mercadológica desse visionário empreendedor, mas muitos questionarão sobre a intimidade dessa estóica figura. A mim, como um de seus gratos amigos, cabe afirmar que ele era um marido devotado e carinhoso, mas como ele mesmo constumava frizar, nenhum de seus sentimentos positivos deveria se estender apenas aqueles que compartilhavam de seu círculo de amizades. Eu lembro de uma vez em que não podendo compartilhar sua felicidade com todos os que lhe acompanhavam em um bar, quando confrontado com uma anedota hilária compartilhada por seus companheiros, essa figura inabalável se resignou a se negar ao riso fácil e inconsequente comentando como lhe parecia desagradável que outras pessoas no mesmo local pudessem ouvir a risada mas não a história. Em sua moral irrepreensível ele se negou a dividir sua risada com os demais e o fez em nome de um ideal maior.
Derek Scheifler Moreira foi atropelado enquanto caminhava pelas ruas do centro da cidade, um hábito que ele se orgulhava em cultivar. Vítima de um motorista torpe e apressado Derek foi vítima da imprudência e da ironia. Sempre reconhecido por sua calma e passividade em contraste com a pressa inconsequente que atinge o mundo moderno suas últimas palavras foram dirigidas a seus companheiros transeuntes quando os questionou se haviam outras vítimas. É com tristeza que constatamos que esse tipo de exemplo de abnegação pela própria segurança e amor ao próximo é extremamente raro hoje em dia, mas graças ao breve tempo que tivemos a honra de compartilhar com pessoas tão especiais como Moreira é que temos esperanças que as próximas gerações terão um farol luminoso de moral e para guiá-las em meio aos males do futuro.

Descanse em paz, velho amigo.

4 comentários:

  1. Eu sou obrigado a fazer o comentário de que isso não passa de uma brincadeira e meu bom e velho amigo está vivo e bem. O que me leva a um texto tão bizarro? Bom, eu estava olhando um video de Christopher Hitchens e ele assim como Thomas Hobbes e Thomas Jefferson tiveram seus obituários (erroneamente) publicados enquanto ainda estavam vivos. Segundo Hitchens isso fornece ao feliz receptor de tal "presente" uma perspectiva única de avaliar sua vida enquanto ainda goza dela. Como eu não posso escrever meu próprio obituário trato de dar esse presente a meu melhor amigo por quem eu tenho o mais profundo apreço. Ass: Vinicio

    ResponderExcluir
  2. Bom, devo ser o segundo homem a poder comentar sobre algo depois da sua morte (o primeiro foi Brás Cubas).

    Fica difícil agradecer alguém por fazer o seu obituário, mas essa é a única (ainda que tremendamente bizarra) homenagem que lembro de receber na minha vida, então, obrigado Vinicio.

    Interessante é como, tirando alguns exageros (merecidos, devo dizer) é possível dar linearidade a qualquer história de vida, mesmo uma tão estranha quanto a minha...

    ResponderExcluir
  3. É, alguém fumou alguma coisa estranha hoje. Só me pergunto se não terá sido eu... rs rs rs

    ResponderExcluir
  4. Cara, vcs são foda, me levaram de 0 a 100 por exatos 5segundos, após isso, me liguei do sarcasmo que envolve o pensamento do meu amado sobrinho e
    omc certeza de seus amigos mais próximos, essa guerra foi fria mas engraçada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...