Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mass Effect 2



Mais um que eu estou devendo a um longo tempo... A obra-prima Mass Effect 2.
Quando eu fiz o meu top 10 dos jogos de Xbox 360 eu coloquei Mass Effect 2 em terceiro. Isso porque os dois primeiros colocados tem uma vantagem que Mass Effect não compartilha: uma ambientação ganha de presente. Batman: Arkham Asylum e Red Dead Redemption tem a vantagem de terem inserções mais fáceis do que Mass Effect. Batman já é conhecido de todos e só estava esperando alguém perceber que tudo o que ele precisava para ir bem nos games era um retorno a aura gótica e violenta que ele havia perdido. Já Red Dead bebe de uma das fontes mais cool de todos os tempos: o velho oeste. Mass Effect teve que criar a sua própria ambientação. Pode-se alegar que o genêro Space Opera sempre teve seu lugar guardado por Star Trek e Star Wars. Sim, quando pensamos em cinema, mas não quando pensamos em video-game. Os video games de Star Wars não somente drenaram a originalidade de qualquer obra espacial como também se travestiram nos mais variados genêros ao longo do tempo e Star Trek nunca teve um jogo decente sequer. Então lá estava Mass Effect com um gênero desgastado e usado a exaustão por outros jogos. Ninguém esperava que viesse algo bom dali. Mas Mass Effect fez a lição de casa e arrebatou a todos que o jogaram. Evidente que até o momento estamos falando de méritos todos da primeira edição do jogo... E a continuação? Faz jus a seu predecessor?


Como Quentin Tarantino tão bem definiu nos anos 90, o importante é criar a sua própria mitologia e depois brincar com ela. É exatamente isso que Mass Effect 2 faz, e faz com perfeição.
O escopo da história é expandido, mas sem precisar reinventar a roda ou tirar coisas malucas da cartola. As novidades estão de acordo com o que foi mostrado (ou insinuado) no primeiro jogo. Novos e marcantes personagens são introduzidos e não se perde nada do primeiro capítulo. Isso sim é uma continuação bem feita.
Mas mesmo que a história não fosse o carro chefe, várias outras melhorias são apresentadas e fazem com que você sinta que a necessidade de não largar mais a série. Mass Effect 2 é o jogo que transforma um jogo de sucesso em uma série de sucesso. Acredite, independente da qualidade das próximas sequências Mass Effect veio para ficar.



Uma das principais propagandas que foi feita desde Mass Effect e que finalmente podemos testar é a capacidade de importarmos o save do primeiro game e jogarmos Mass Effect 2 fazendo com que a história leve em consideração as decisões tomadas no primeiro jogo. Essa parte é muito interessante e realmente recompensa você por ser fiel a série.
Não esqueçam que assim como no primeiro jogo estamos lidando com um rpg de ação em terceira pessoa. E põe ação nisso. Elevando o nível do primeiro jogo aqui temos um ritmo um pouco mais urgente com um combate aprimorado e uma história mais profunda mas ainda sim acessível.
A premissa básica é que o Comandante Shepard do primeiro jogo, tem que lidar com a ameaça Reaper e embarcar em uma missão suicída para salvar a galáxia, agora se você quiser se aprofundar na história (algo que eu não farei aqui) descobrirá um enredo ainda mais rico e interessante que o primeiro.


No fim Mass Effect é o ápice do talento de todos os desenvolvedores de jogos. Um jogo no qual não importa que apenas você complete o jogo, mas sim como você decidiu completá-lo e quando chega ao fim, sabendo que você está concluindo uma história que você de fato determinou desde o jogo anterior fica uma sensação de orgulho que com certeza fará você um fã da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...