Eu passei os últimos três anos sem falar com o meu pai. Nos desentendemos e cada um foi para o seu lado sem mencionarmos ou admitirmos para os outros o quanto essa distância nos machucava. Há algum tempo atrás a saúde dele piorou bastante acredito que a situação só tenha piorado.
Eu sempre disse a todos que perguntavam quem era o meu herói, que o meu maior herói era o meu pai. Sabe, são aqueles pequenos momentos que fazem com que essa relação entre pai e filho se torne única e imensuravelmente especial. Eu ainda lembro do meu aniversário de 7 anos quando eu havia pedido uma bicicleta o ano todo e no meio da festa ele apareceu com a bicicleta. Não foi o presente em si que me fez guardar a lembrança e sim o fato de que quando eu chorei de emoção por ter ganhado o presente ele chorou também.
Aquela foi a primeira vez que eu percebi que havia uma conexão entre pai e filho que não poderia ser quebrada. Hoje, eu tenho que admitir, é extremamente doloroso para mim observar a fragilidade dele perante o peso dos anos.
Eu fico considerando o tempo que perdemos e o quanto foi difícil para mim reunir as forças para dizer a ele que eu me orgulhava muito que ele fosse meu pai. Meu pai sempre foi bastante prático e não perdia tempo dizendo o que deveria ser feito, ele simplesmente ia lá e fazia. Ele nunca foi muito eloquente e sempre se mostrou muito pragmático, foi justamante por isso que me marcou muito quando um dia, me aconselhando sobre como superar as preocupações que estava tendo, ele disse: "Nunca olha pra baixo, olha sempre no horizonte". Todo dia quando eu acordo eu penso nessa frase.
Pensando nisso resolvi compilar um Top 10 com as melhores músicas sobre pais e filhos, sempre há mensagens poderosas nessas canções inesquecíveis.
No título de cada música está o link para o download de cada uma delas.
Essa é a minha canção favorita sobre as diferenças sobre pais e filhos. A música apresenta as diferenças de opinião entre pai e filho, com uma parte da letra representando o pensamento do pai e a outra do filho. O que mais eu gosto nela é que além de uma excelente música ela deixa claro que nenhum dos dois lados está enganado mas ambos tem opiniões completamente diferentes. A música mostra a conversa entre um pai que não entende o desejo de um filho de romper e formar uma nova vida, e o filho que não consegue se explicar, mas sabe que é hora de ele buscar seu próprio destino.O autor da canção é Cat Stevens, que mais tarde se converteu ao islamismo e passou a se chamar Yusuf Islam.A gravação original é de 1970, eu achei no youtube o video de Yusuf Islam cantando a música recentemente enquanto sua esposa e filha observam com seu neto no colo. Com certeza muitas jovens ouviram Cat Stevens na condição de filhos buscando sua independência para forjar seu destino e hoje escutam Yusuf Islam enquanto aconselham prudência nas escolhas de seus filhos.
Essa é uma das músicas mais emocionantes do U2. Bono a compôs para o seu pai que morreu de câncer em 2001, a primeira vez que ela a cantou foi no funeral dele.
É uma canção com uma letra poderosa e me lembra de como o papel de responsabilidade acaba se invertendo ao longo dos anos e como em diversos momentos temos vontade de dizer aos nossos pais a mensagem de Bono: deixe-me cuidar um pouco de você agora.
3º Father And Daughter
E embora eu não possa te convencer que não há nada de assustador escondido sob a sua cama
Eu vou ficar de guarda como um cartão postal de um Golden Retriever
E nunca te deixarei até você ficar com um bom sonho em sua cabeça
Eu me lembro que essa música foi indicada ao Oscar uns anos atrás, ela fazia parte da trilha sonora do filme "The Wild Thornberrys". A música fala obre o amor de um pai por uma filha enquanto ele a incentiva a seguir sua intuição e promete que estará sempre lá quando ela precisar. Eu lembro de ter pensado que caso algum dia eu tivesse uma filha esse seria o tipo de pai que eu gostaria de ser.
Eu ia comentar só "que gay"... mas já que tu se permitiu abrir o próprio coração, prefiro dizer que é um post sensível e que vai virar referência para buscas no dia dos pais. Sabe, minha relação com meu pai também é formidável, passando por altos e baixos e muitas dessas músicas me fazem sentir saudades de casa nesse momento que acabo de sair dela para seguir minha vida e quem sabe, um dia, ser um pai tão bom quanto o meu. Vinício, obrigado por dividir conosco este sentimento. Um abraço.
Você soube passar a importância que um pai tem nossas vidas, eu apenas tive modelos de pais de outros, fui criada por uma excelente pessoa, era tudo pra mim, mas partiu quando eu ainda era uma criança, e sinto falta dele até hoje, mesmo ele não sendo meu pai verdadeiro que nunca conheci, e nem quero, este referencial supriu esta vontade, ele foi um super- Pai. Valeu Vinicius por ter dado esta oportunidade de reflexão a nós.....
Amigo, você indiretamente me fez chorar, ouvindo estas músicas. Tenho um pai maravilhoso, para mim é a melhor pessoa do mundo, me criou sozinho depois que fui abandonado por minha mãe. Hoje tenho uma família e um filho maravilhoso que é tudo na minha vida, me esfoço muito para que ele possa ter o melhor que posso dar, hoje fazem 2 meses que estou em São Paulo sozinho,tentanto me colocar no mercado de trabalho. Deixei minha esposa e meu querido filho em outro estado na esperança de logo voltar com boas notícias para eles, mas começo a me perguntar se o melhor para meu filho não seria eu estar com ele mesmo não podendo lhe dar melhores condições. Sinto falta de estar com ele. E estas músicas me fazem pensar no tempo que estou disperdiçando.
Onaci, desculpe não ter respondido seu comentário logo. Saiba que é um motivo de orgulho ter um comentário como o seu no meu blog. Espero que dê tudo certo em sua jornada e muito obrigado por ter compartilhado um pouco da sua história. Interessante como podemos acabar interagindo com pessoas tão distantes e a qual nem ao menos conhecemos. No caminho para o trabalho várias me perguntei se aquela pessoa que tinha comentado no meu blog tinha conseguido o que buscava. Teria ele conseguido emprego em São Paulo? Teria ele voltado? Teria ele tentado um pouco mais? Com tantas incógnitas eu sei que as únicas certezas é o amor que o seu pai e seu filho compartilham por você. Abraço.
Muito lindo e sensível da sua parte fazer essa lista. Ficou muito boa... Mas podia ter a música "Perfect" do Simple Plan pois retrata um pouco o relacionamento conturbado que é comum entre pai e filho. Mas ficou ótima! Parabéns
Nossa chorei mesmo, vai fazer um ano que meu pai e eu nao nos falamos. E acredito que isso irá durar muito, infelizmente. Sinto uma falta enorme do meu PAI, sinto muita raiva tbm. E hj mesmo falei pra uma amiga ou melhor, contei um fato no qual meu pai tinha me alertado qndo eu deveria ter apenas uns 8 ou 9 anos, hoje tenho 28. E esse fato se "profetizou", e concluí a ela, que apesar dos acontecimentos meu pai é era um "sábio". E que eu tenho o maior orgulho de ser seu discípulo.
Eu ia comentar só "que gay"... mas já que tu se permitiu abrir o próprio coração, prefiro dizer que é um post sensível e que vai virar referência para buscas no dia dos pais. Sabe, minha relação com meu pai também é formidável, passando por altos e baixos e muitas dessas músicas me fazem sentir saudades de casa nesse momento que acabo de sair dela para seguir minha vida e quem sabe, um dia, ser um pai tão bom quanto o meu. Vinício, obrigado por dividir conosco este sentimento. Um abraço.
ResponderExcluirDói meu coração quando escuto essas músicas! =(
ResponderExcluirVocê soube passar a importância que um pai tem nossas vidas, eu apenas tive modelos de pais de outros, fui criada por uma excelente pessoa, era tudo pra mim, mas partiu quando eu ainda era uma criança, e sinto falta dele até hoje, mesmo ele não sendo meu pai verdadeiro que nunca conheci, e nem quero, este referencial supriu esta vontade, ele foi um super- Pai. Valeu Vinicius por ter dado esta oportunidade de reflexão a nós.....
ResponderExcluirAmigo, você indiretamente me fez chorar, ouvindo estas músicas. Tenho um pai maravilhoso, para mim é a melhor pessoa do mundo, me criou sozinho depois que fui abandonado por minha mãe. Hoje tenho uma família e um filho maravilhoso que é tudo na minha vida, me esfoço muito para que ele possa ter o melhor que posso dar, hoje fazem 2 meses que estou em São Paulo sozinho,tentanto me colocar no mercado de trabalho. Deixei minha esposa e meu querido filho em outro estado na esperança de logo voltar com boas notícias para eles, mas começo a me perguntar se o melhor para meu filho não seria eu estar com ele mesmo não podendo lhe dar melhores condições. Sinto falta de estar com ele. E estas músicas me fazem pensar no tempo que estou disperdiçando.
ResponderExcluirOnaci, desculpe não ter respondido seu comentário logo. Saiba que é um motivo de orgulho ter um comentário como o seu no meu blog. Espero que dê tudo certo em sua jornada e muito obrigado por ter compartilhado um pouco da sua história. Interessante como podemos acabar interagindo com pessoas tão distantes e a qual nem ao menos conhecemos. No caminho para o trabalho várias me perguntei se aquela pessoa que tinha comentado no meu blog tinha conseguido o que buscava. Teria ele conseguido emprego em São Paulo? Teria ele voltado? Teria ele tentado um pouco mais? Com tantas incógnitas eu sei que as únicas certezas é o amor que o seu pai e seu filho compartilham por você. Abraço.
ResponderExcluirTenho uma dica de música nessa mesma temática
ResponderExcluirTOQUINHO - VALSA PARA UMA MENININHA
Meu pai que me apresentou a essa música, dizendo sempre lembrar de mim e minha irmã.
Espero que gostem da dica. Vale muito a pena ouvir.
Bem bacano o post me ajudou muito....muito obrigado!
ResponderExcluirMuito lindo e sensível da sua parte fazer essa lista. Ficou muito boa...
ResponderExcluirMas podia ter a música "Perfect" do Simple Plan pois retrata um pouco o relacionamento conturbado que é comum entre pai e filho.
Mas ficou ótima!
Parabéns
Nossa chorei mesmo, vai fazer um ano que meu pai e eu nao nos falamos. E acredito que isso irá durar muito, infelizmente. Sinto uma falta enorme do meu PAI, sinto muita raiva tbm. E hj mesmo falei pra uma amiga ou melhor, contei um fato no qual meu pai tinha me alertado qndo eu deveria ter apenas uns 8 ou 9 anos, hoje tenho 28. E esse fato se "profetizou", e concluí a ela, que apesar dos acontecimentos meu pai é era um "sábio". E que eu tenho o maior orgulho de ser seu discípulo.
ResponderExcluir