Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2010

Nível Épico

Agora com a iminente chegada do nosso grupo de RPG ao vigésimo nível eu estou bastante ansioso para colocar em prática algumas situações e combates que de outra forma seriam inviáveis. É um outro nível de poder que nos apresenta um outro modelo de narrativa e depende de acharmos o clima certo para o jogo. Até agora o que eu acredito que tenha feito o Círculo de Fogo funcionar tão bem é a interação entre as histórias dos personagens, todos tem uma personalidade bem definida e acho que quando nos deparamos com uma situção nova todos ja sabemos o que esperar de um determinado personagem. Em alguns locais isso seria visto como previsibilidade mas no RPG eu posso dizer que isso siginifica consistência. Quase todos os personagens sofreram mudanças significativas em suas personalidades, e se não foram mudanças no sentido de tomarem uma nova direção, foram desdobramentos dramáticos de traços da personalidade que foram apenas rabiscados quando começamos a jogar. A idéia de que o que aconteceu em uma ou duas sessões de jogo possa ter definido um grande aspecto do personagem em si e dar uma nova faceta a campanha é algo que me fascina. Ao longo do tempo descobrimos que mesmo o anão com a missão que levaria uma vida toda (reunir o clã Justrider) pode achar tempo para criar uma criança de uma raça inimiga, ou que o halfing simpático e brincalhão pode se tornar um assassino cruel e insensível quando necessário. Ou que o mago mais malvado do grupo pode tomar as decisões mais nobres sem deixar que os outros saibam, ou perceber que o líder do grupo está lentamente sucumbindo a uma obsessão que pode colocar em risco a vida de todos, ou que a bárbara mais truculenta pode na verdade ser a personagem mais honesta entre seus companheiros. Todas essas novas facetas dos personagens foram surgindo e sendo exploradas naturalmente e sendo interpretadas por seus jogadores e analisadas por seus companheiros de forma natural e consistente. É prazeroso olhar para nossa Timeline e perceber que não temos reviravoltas forçadas ou incosistências ou furos de roteiro. Toda a história do grupo foi lapidada ao redor de um trabalho constante de observação e paixão por esses personagens. Bom, uma vez que eu deixei claro a nossa riqueza de personagens, acho que eles teriam cada vez motes mais interessantes em um cenário épico, resta apenas considerar o próprio cenário em si. Na verdade não propriamente o cenário em si, já que obviamente continuaremos em Faerûn, mas o clima, a ambientação. Isso é obviamente difícil de se descrever, por isso me ocorreu o pensamento de mostrar alguns videos que mostrassem a minha idéia de clima para as aventuras do Círculo de Fogo no nível épico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...