Páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

Top 10 Músicas para Pais e Filhos

 Eu passei os últimos três anos sem falar com o meu pai. Nos desentendemos e cada um foi para o seu lado sem mencionarmos ou admitirmos para os outros o quanto essa distância nos machucava. Há algum tempo atrás a saúde dele piorou bastante acredito que a situação só tenha piorado.
Eu sempre disse a todos que perguntavam quem era o meu herói, que o meu maior herói era o meu pai. Sabe, são aqueles pequenos momentos que fazem com que essa relação entre pai e filho se torne única e imensuravelmente especial. Eu ainda lembro do meu aniversário de 7 anos quando eu havia pedido uma bicicleta o ano todo e no meio da festa ele apareceu com a bicicleta. Não foi o presente em si que me fez guardar a lembrança e sim o fato de que quando eu chorei de emoção por ter ganhado o presente ele chorou também.
Aquela foi a primeira vez que eu percebi que havia uma conexão entre pai e filho que não poderia ser quebrada. Hoje, eu tenho que admitir, é extremamente doloroso para mim observar a fragilidade dele perante o peso dos anos.
Eu fico considerando o tempo que perdemos e o quanto foi difícil para mim reunir as forças para dizer a ele que eu me orgulhava muito que ele fosse meu pai. Meu pai sempre foi bastante prático e não perdia tempo dizendo o que deveria ser feito, ele simplesmente ia lá e fazia. Ele nunca foi muito eloquente e sempre se mostrou muito pragmático, foi justamante por isso que me marcou muito quando um dia, me aconselhando sobre como superar as preocupações que estava tendo, ele disse: "Nunca olha pra baixo, olha sempre no horizonte". Todo dia quando eu acordo eu penso nessa frase.
Pensando nisso resolvi compilar um Top 10 com as melhores músicas sobre pais e filhos, sempre há mensagens poderosas nessas canções inesquecíveis.
No título de cada música está o link para o download de cada uma delas. 


Essa é a minha canção favorita sobre as diferenças sobre pais e filhos. A música apresenta as diferenças de opinião entre pai e filho, com uma parte da letra representando o pensamento do pai e a outra do filho. O que mais eu gosto nela é que além de uma excelente música ela deixa claro que nenhum dos dois lados está enganado mas ambos tem opiniões completamente diferentes. A música mostra a conversa entre um pai que não entende o desejo de um filho de romper e formar uma nova vida, e o filho que não consegue se explicar, mas sabe que é hora de ele buscar seu próprio destino.O autor da canção é Cat Stevens, que mais tarde se converteu ao islamismo e passou a se chamar Yusuf Islam.A gravação original é de 1970, eu achei no youtube o video de Yusuf Islam cantando a música recentemente enquanto sua esposa e filha observam com seu neto no colo. Com certeza muitas jovens ouviram Cat Stevens na condição de filhos buscando sua independência para forjar seu destino e hoje escutam Yusuf Islam enquanto aconselham prudência nas escolhas de seus filhos.

Pai
"Não é tempo de mudar,
apenas relaxe, vá com calma
Você ainda é jovem, esse é seu problema,
há muita coisa que você tem que saber.
Encontre uma garota, se afirme,
se você quiser, pode casar
Olhe pra mim, estou velho,
mas sou feliz.

Eu já fui como você é agora,
e eu sei que não é fácil
ficar calmo quando você
percebe algo acontecendo.
Mas vá com calma, pense muito,
pense que tudo o que você já conseguiu
Por que você vai estar aqui amanhã,
mas seus sonhos talvez não.
Filho
Como eu poderia tentar explicar,
quando o faço ele ignora
É sempre a mesma coisa,
a mesma velha história.
No momento em que eu pude falar,
fui obrigado a ouvir.
Agora há um caminho, e eu sei
que eu tenho que ir embora,
eu sei que tenho que ir.
Pai
Não é tempo de mudar,
apenas sente-se, vá devagar,
você continua jovem, esse é o seu problema,
há muita coisa ainda que você tem que enfrentar.
Encontre uma garota, se afirme,
se quiser, você pode casar,
olhe pra mim, eu estou velho,
mas sou feliz.
Filho
Todas as vezes que eu chorei
Mantendo todas as coisas que eu sabia dentro
E é difícil, mas é mais difícil
Ignorá-las
Se eles estivessem certos, eu concordaria
Mas são eles que sabem, não sou eu
Agora há uma maneira
e eu sei Que eu tenho que ir embora
Eu sei que tenho que ir"

E é você quando olho no espelho
E é você que faz isso ser difícil de passar
As vezes você não pode fazer isso sozinho

 Essa é uma das músicas mais emocionantes do U2. Bono a compôs para o seu pai que morreu de câncer em 2001, a primeira vez que ela a cantou foi no funeral dele.
É uma canção com uma letra poderosa e me lembra de como o papel de responsabilidade acaba se invertendo ao longo dos anos e como em diversos momentos temos vontade de dizer aos nossos pais a mensagem de Bono: deixe-me cuidar um pouco de você agora.

Father And Daughter

E embora eu não possa te convencer que não há nada de assustador escondido sob a sua cama
Eu vou ficar de guarda como um cartão postal de um Golden Retriever
E nunca te deixarei até você ficar com um bom sonho em sua cabeça

Eu me lembro que essa música foi indicada ao Oscar uns anos atrás, ela fazia parte da trilha sonora do filme "The Wild Thornberrys". A música fala obre o amor de um pai por uma filha enquanto ele a incentiva a seguir sua intuição e promete que estará sempre lá quando ela precisar. Eu lembro de ter pensado que caso algum dia eu tivesse uma filha esse seria o tipo de pai que eu gostaria de ser.

 4º Um Pito


 "Se vais embora por favor não te detenhas
Sigas em frente não olhes para trás
Que assim não vais ver a lágrima existente
Que molha o rosto do teu velho meu rapaz"


Bom o meu pai é gaucho, da fronteira, e eu não poderia deixar de incluir essa música. Eu não costumo escutar muitas músicas tradicionalistas (apesar de admitir que muitas delas são lindas), mas essa é especial para mim. Eu lembro que quando o meu pai chegava do trabalho ele costuma sentar na varanda e ficamos ouvindo as músicas do Oswaldir e Carlos Magrão. Eu era muito jovem e não entendia muito bem o significado da música, mas hoje percebo que todos nós acabamos passando por esse momento descrito na música e acabamos nos afastando gradualmente para vivermos nossa vida.

Cat's In The Cradle 

Ele aprendeu a andar enquanto eu estava longe
Ele estava falando antes que eu soubesse
E enquanto crescia ele dizia,
"Vou ser exatamente como você, papai,
Sabe, vou ser exatamente como você."

Durante muito tempo eu escutei essa música sem prestar a atenção na letra e sempre gostei muito da balada. Um dia resolvi escutar com mais atenção e percebi que se tratava de uma forte história sobre como um pai sem tempo acaba sempre prometendo que irá passar algum tempo com seu filho mas nunca consegue, mesmo assim o filho se mostra orgulhoso de seu pai, enquanto promete a ele que quando crescer quer ser igual a ele. No fim da história o pai já velho liga para seu filho, agora finalmente com tempo, e pergunta a ele se ele quer passar algum tempo com o velho pai. O filho já adulto responde que adoraria mas infelizmente não tem tempo. O pai termina concluindo, com pesar, que seu filho de fato cresceu e se tornou como ele.

A Boy Named Sue

 Eu sou um grande fá de Johnny Cash, além de suas ótimas músicas que foram se tornando cada vez mais velhas e tristes. Ao pesquisar a sua discografia mais jovem eu percebi que ele também tinha muitas canções que eram engraçadas e que contavam histórias irreverentes. O que sempre me impressiona é que essa música é muito engraçada mas consegue ser emocionante ao mesmo tempo. Emocionar uma platéia com uma música engraçada é algo extremamente difícil e se levarmos em consideração que a gravação que eu tenho de Johnny Cash é de ele fazendo isso dentro de uma prisão de segurança máxima para uma platéia de detentos. A história da música trata de um garoto chamado Sue. Depois de muitos anos ele parte em busca de vingança contra o seu pai por o ter batizado com um nome de mulher. Ele encontra seu pai em um bar eles têm uma briga feroz, e o pai fala seus motivos para o filho. A música serve como uma ótima lembrança de mesmo as atitudes de nossos pais que temos certeza que são apenas para nos magoar vão se revelar um dia como apenas mais um empurrão dos muitos que recebemos deles para vencermos no mundo.

"Bom, meu pai saiu de casa quando eu tinha 3 anos,
E ele não deixou muita coisa para mamãe e nem para
Mim,
Só este velho violão e uma garrafa vazia de bebida.

Agora eu não o culpo porque ele fugiu e se

Escondeu,
Mas a coisa mais malvada que ele já fez,
Foi antes de partir, quando ele veio, e me chamou
Com o nome de Sue.

Bem, ele deve ter achado que era uma piada,

E isso deu em muitas risadas de um monte de amigos,
Parecia que eu tinha que lutar a minha vida
Inteira.

Alguma namorada poderia rir e eu ficava vermelho,

E algum cara ria e eu quebrava a cabeça dele,
Eu tenho que lhe dizer, a vida não é fácil para um
Garoto chamado sue.

Eu cresci rápido e cresci malvado,

Meu início foi difícil e meus movimentos
Tornaram-se
Mordazes,
Eu vaguei de cidade à cidade para esconder minha
Vergonha.

Mas eu me fiz um juramento para a lua e as

Estrelas,
Eu procuraria os bordéis e bares,
E mataria aquele homem que me deu aquele nome
Horrível.

Bem, era gatlandburg em meios de junho,

Eu mal cheguei na cidade e minha garganta estava
Seca,
Pensei: eu vou parar e tomar uma bebida.

Num velho saloon numa rua de lama,

Ali estava numa mesa sentado,
O cachorro imundo e sarnento que me chamou de sue.

Bem, eu soube que aquela cobra era meu doce papai,

Através uma uma foto velha que minha mãe tinha,
E eu conhecia aquela cicatriz no seu rosto e seus
Olhos maus.

Ele era grande e curvado, e grisalho e velho,

E eu olhei pra ele e meu sangue gelou, e eu disse,
"Meu nome é Sue! como você vai? agora você
Morrerá!"
Sim, isto foi o que eu disse a ele.

Bem, eu o acertei forte no meio dos olhos,

E ele caiu, mas para minha surpresa,
Veio com uma faca e cortou fora um pedaço da minha
Orelha.

Eu quebrei uma cadeira atravessando seus dentes,

E nós quebramos a parede e saímos na rua,
Chutando e socando na lama e no sangue e na
Cerveja.

Eu lhe digo que eu lutei como um homem forte,

Mas eu realmente não consigo lembrar quando,
Ele chutou como uma mula e mordeu como um
Crocodilo.

Eu o escutei rindo,

Ele foi pegar sua arma mas eu peguei a minha
Primeiro,
Ele ficou lá olhando para mim e eu o vi sorrir.

A ele disse, "filho, este mundo é cruel,

E se um homem quer viver tem que ser durão,
E eu sabia que não poderia estar lá para lhe
Ajudar.

Então eu lhe dei esse nome e disse adeus,

Eu sabia que você teria que se endurecer ou morrer
E foi esse nome que lhe ajudou a ser forte.

Agora você só lutou uma luta idiota,

E eu sei que você me odeia e você tem direito,
De me matar agora e eu não o culparei se você o
Fizer.

Mas você tem que me agradecer antes de eu morrer,

Pela pedra no seu estômago e pela cuspida no seu
Olho,
Porque eu sou o filho da puta que te chamou de
Sue".

Bem, o quê eu poderia fazer, o quê eu poderia

Fazer?
Bem, eu fiquei sem ar e joguei minha arma fora,
O chamei de pai e ele me chamou de filho,
E eu voltei com um ponto de vista diferente.

Eu penso nele agora e sempre,

Toda vez que eu tento e toda a vez que eu ganho,
E se eu tiver um filho,
Eu acho que o chamarei de,
Bill ou george, qualquer coisa menos Sue!
Eu ainda odeio aquele nome!


Pai

Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo


Bom eu não posso dizer que sou um grande fã de Fábio Junior, mas tenho que admitir que essa é uma música realmente única. Várias das frases acabam por definir o meu próprio relacionamento com o meu velho. Emocionante, sem dúvida.

8º  Just The Two Of Us

Pela primeira vez que o medico te colocou em meus braços
Eu sabia que morreria antes que acontecesse algum mal a você
No entanto perguntas surgem em minha mente, eu serei homem suficiente?


Essa música sempre foi clássica, mas foi Will Smith que a transformou em uma mensagem de amor para seu filho. Nos dias de hoje onde o rap é repleto de palavrões e violêcia é extremamente agradável e reconfortante ver que com talento e dedicação é possível criar músicas de sucesso sem apelação. O clipe é agradável e retrata vários artistas negros com seus filhos.

9º  A Father's Way

Faço o meu melhor para para alimentá-lo e eu faço o que é certo
Eu tento encontrar as palavras que eu lhe direi
Quando você vier para casa hoje à noite

Seal sempre foi responsável por várias músicas emocionantes e bem embaladas e essa não foge a regra. Trilha do filme À Procura da Felicidade, a música fala sobre como o caminho do homem é traçado de forma diferente ele se torna pai e como um pai cria um filho esperando que ele mesmo um dia se torne um bom pai. 


10º My Father's Eyes

Quando todas minhas esperancas aumentarão?
Como eu conhecerei ele?
Quando eu olhar nos olhos do meu pai

Apesar de ser uma das músicas de Eric Clapton que não fez muito sucesso eu tenho um carinho especial por ela. Clapton perdeu o pai que nunca conheceu em 85 e também sofreu a trágica morte de seu filho Conor, em 91. Clapton faz uma observação muito comovente ao concluir que de fato conheceu seu pai através dos olhos de seu filho.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Turma da UCS - Pérolas

Bom, a nossa turma da faculdade já está junta desde o ínício do ano e já existem várias pérolas pronunciadas pelos nossos colegas. Até que no último sábado ouvimos a mais memorável de todas elas ser pronunciada pelo nosso colega Tiago. O riso foi tão grande e incontrolável que alguém surgiu com  a idéia de fazermos um blog da turma de Gestão Imobiliária. Bom, não sei se a idéia vai adiante, mas estou "roubando" rapidamente a mesma para colocar algumas dessas frases inesquecíveis, incríveis e muitas vezes inexplicáveis. Para preservar essa galerinha do bem, eu não vou identificar os autores a não ser que seja autorizado. Aí vai as que surgiram até o momento, quem for lembrando mais pode dizer...
O João me ajudou a lembrar de mais algumas:
 "Mas é um balaio de picolé"
Seu Paulo

  "Alguém aqui está sentindo falta de alguém?"
João

  "É bom uma droguinha... Pena que vicía..."
Tiago

 "Professora,  o que eu tenho que levar dessa aula"
-Tudo!
Mas o que especificamente?
-Tudo"
Mas o que eu precisio anotar?
-Nada...”
Carla

“To pagando e não to aprendendo nada...”
Carla

“Quando eu era novo e fumava, ficava arrotando e peidando uma hora...”
Seu Paulo


 "Isso foi no tempo que eu usava tiara". 
Tiago

"O meu tempo já passou..." *suspiro*.  
Tiago (se referindo ao seu glorioso passado no futebol)


"Sempre que entrava para jogar, não pensava em ganhar mas sim em humilhar o adversário".  
Tiago

"As vezes eu estou na minha mesa, paro e penso: que que eu estou fazendo aqui..." 
Tiago

"Eu quero é xooooxoooootaaaaa!"
João

"Uma cobra e duas batata!"
Seu Paulo

"Antônimo, o que é isso?" 
Carla


"Pessoal, o importante é ter SOLHEDAREDADE!"
Junior
 


"- Veridiana, qual a nota da turma?
 - Ah, eu acho que...
 - NÃO, tu não acha nada!"

"- Bom pessoal vamos ver o case da LG...
 - Ah, aquela empresa que fabrica leite?" 
Tamires

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Top 10 - Melhores Filmes de Grupo

Bom, primeiro vamos definir o que é um "filme de grupo" já que essa é uma definição muito particular: para mim filme de grupo é todo aquele filme em que os protagonistas são um grupo de amigos que se unem sob um ideal comum, seja salvar alguém, ir a algum local importante ou apenas farrear. Esse é aquele tipo de filme que se assiste com amigos e todos se identificam com um personagem, é o tipo de filme para ficar na memória.

1 - Fandango

Não apenas o meu filme favorito, com o meu ator favorito, Fandango é quem nomeou o meu próprio grupo de amigos e também o blog, "Os Groovers" são a melhor parte de um filme que é fenômenal. A cada vez que eu assisto Fandango eu acabo descobrindo uma nova lição ou uma nova camada nesse filme ótimo. Para ser visto como apenas como a última aventura de um grupo de amigos ou como o rito final de passagem da adolescência para a vida adulta, de qualquer maneira uma obra única. A tagline do filme explica exatamente essa idéia: "Há uma fase de amadurecimento entre a infância e a fase adulta, na maioria das espécies ela se dá ainda no primeiro ano de vida, no ser humano, logo após a faculdade."


2 - Conta Comigo

Conta Comigo tem aquela clássica qualidade de se tornar especial para as pessoas que o assistem. Apesar de não passar na tv há anos todo mundo lembra da história dos garotos que decidem ver o corpo de um garoto que foi atropelado pelo trem e acabam descobrindo a si mesmos. Uma das poucas histórias sensíveis de Stephen King (junto com Um Sonho de Liberdade) que ficou ainda melhor no cinema.


3 - O Senhor dos Anéis
 O supra-sumo dos "filmes de grupo" O Senhor dos Anéis tem praticamente toda a sua história baseda em um grupo de amigos com uma missão impossível, mas que tem na amizade que nutrem um pelo outro a sua maior arma .

4 - Os Caça-Fantasmas

Egon, Ray, Peter e Winston são quem você chama quando os fantasmas aparecem, com a adição de Sygourney Weaver e Rick Moranis ninguém mais segura o grupo.


5 - Onze Homens e Um Segredo
 O grupo mais elegante de todos os integrantes da lista. Steven Soderbergh pegou um filme canastrão e mediano do Rat Pack e transformou em um filme que tem tudo de grandioso e ainda sim parece despretensioso, de fato como o próprio golpe aplicado pela equipe de Daniel Ocean.

6 - Os Cavaleiros do Zodíaco
Sim, eu sei. É um desenho e não um filme, mas no auge da febre dos Cavaleiros do Zodíaco foram lançados alguns filmes e eu me lembro que pelo menos um deles chegou ao cinema com status de grande lançamento. E além do mais Cavaleiros do Zodíaco tem qualidade e envelhece bem, não é algo que você se envergonha de ter curtido (tipo Power Rangers, que por sinal eu não gostava). Cavaleiros do Zodíaco é o ápice da história de grupo e empatia com seu público, todo mundo que assistia tinha o seu preferido e queria ser um deles.

7 - Os Goonies

Mais um clássico da Sessão da Tarde que todos lembram. Quem mais poderia ir atrás do tesouro de Willie, O Caolho, senão os destemidos Goonies? E além do mais um grupo que tem o Slot como integrante não pode ficar de fora.

8 - Watchmen
 Watchmen consegue transformar caricaturas em personagens de carne e osso. Estabelecendo personagens com motivações simples porém complexos o suficientes para suportar o peso da história a obra de Zack Snyder é poderosa e torna fácil se identificar com um dos super-heróis extremamente humanos da história.

9 - O Âncora

Essa comédia despretensiosa de Will Ferrel (em seu melhor papel) é uma das minhas comédias favoritas de todos os tempos. Não tem como não rir do ínicio ao fim e a equipe do Channel 4 News Team é tão especial que gravou um clipe musical para a trilha sonora do filme com o clássico "Afternoon Delight".

10 - Os Sete Samurais
 Ainda que seja uma descoberta recente para mim eu não posso negar a excelência dessa história que é o berço de todos os filmes de grupo. Sete Samurais unidos contra quarenta bandidos é desculpa para qualquer pessoa grudar nesse filme.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Groover Redux

 Para aqueles que acompanham o blog é óbvio que ocorreram mudanças nos últimos dias e agora eu respondo absolutamente sozinho pelo blog. Bom, ainda que eu, de fato, fosse responsável pela maioria dos outros posts do blog ocorrerram contribuições significativas ao longo desse últimos 16 meses em que o blog está no ar. Eu não pretendo diminuir a frequência das postagens e devo manter mais ou menos o mesmo foco de antes. Mas para comemorar a parceria que recebi até hoje dos amigos decidi postar os nossos resultados até o presente momento em termos de visitação do blog. O blog foi criado em Maio de 2009 e enquanto eu escrevo este texto estamos com  o marcador registrando 3329 visitas ao blog. É algo bem modesto se pensarmos no tempo que o blog está no ar e a popularidade que alguns outros blogs alcançam, mas é algo que satisfaz o que eu disse que queria lá no ínicio quando escrevi o primeiro texto do blog. Abaixo eu coloco as nossas informações obtidas no Google Analytics sobre os nossos últimos meses, eu gostaria de postar referente a todo o período no qual o blog está no ar, mas infelizmente eu só instalei o Analytic em Fevereiro deste ano.

O Google Analytcs registrou as nossas últimas 2200 visitas para aqueles que pensam que as nossas bobagens ficam só no Brasil, confira os demais 31 países:

Brasil                                                 2056
Portugal                                                     58
Estados Unidos 19
Alemanha 6
Polônia 5
Espanha 5
Japão 4
Mexico  4
França 4
Hungria 4
Russia  3
Reino Unido 3
Suécia 3
Holanda 2
Coréia do Sul 2
Finlândia 2
Itália 2
Australia  1
Chile  1
Moçambique 1
Suiça 1
Paraguai 1
Noruega 1
Letônia 1
Egito 1
Slovaquia 1
Siria 1
Turquia 1
Moldávia 1
Dinamarca 1
Emirados Árabes Unidos 1
Argentina  1

Os Top 5 posts individuais mais visitados foram: (Todas são visitas de diferentes pessoas, IP's que retornaram a mesma postagem não foram considerados e aqueles que visualizam o blog como um todo não entram nessa contagem levando-se em consideração apenas quem clica especificamente naquele post)

Mortes Bizarras                                                             80
Frases sobre ateísmo                                                     72
Tetralogias, Jéssica e Familia Dinossauro                       69
Cinema Groover - Sessão da Tarde II e Lion Man             50
Fifa 10 e Fifa World Cup 2010                                         46 

O Top 10 dos ítens de pesquisa do Google que mais mandaram visitantes para nós foram:

1º The Groovers
2º Trilha Sonora para Transar
3º Trilhas Video Games
4º Cozinhar Feijão no Microondas
5º Frases Mais Estúpidas da Biblia
6º Exterminador do Futuro 2 dublagem clássica
7º Lion Man
8º Livros Que Mudam a Vida
9º A Verdade Sobre Crepusculo
10º amar é ser fiel a quem nos trai

O número geral de visitação tem melhorado muito de Junho para cá e espero continuar crescendo, Agosto foi nosso melhor mês até agora e se continuarmos com a visitação de Setembro nesse ritmo vamos bater Agosto rapidinho.


Bom, pessoal o meu objetivo com esse post é agradecer a todos que ajudaram o blog, seja postando, comentando ou acompanhando as nossas postagens. Ainda que os números sejam modestos me deixam extremamente orgulhoso. Um grande abraço.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Resident Evil Timeline

Eu tenho que admitir que todos os jogos da série Resident Evil sempre me meteram medo. Adiei por bastante tempo jogar o Resident Evil 5 para o Xbox 360 porque acabo ficando com essa mistura de apreensão e divertimento e acabo pulando para outros jogos que me parecem ter apenas o segundo elemento. Porém uma característica que se tornou necessária aos jogos da nova geração e terem uma história sólida e interessante na qual se possa se interessar e torcer. Eu notei que quando comecei a jogar o novo Resident eu me senti meio perdido na história. Fiquei pensando que é raro que franquias que vão tão longe o façam mantendo a história cronologicamente prosseguindo de uma maneira consistente. GTA foca cada vez na história de um personagem sem que haja necessariamente uma continuidade, Final Fantasy utiliza cada vez um universo diferente, Call Of Duty conta a história de vários soldados sempre trocando os personagens e as guerras nas quais estão inseridos, mas Resident Evil está há 14 anos contando a mesma história de zumbis e ainda me parece bem interessante. Porém, como eu disse, comecei a me sentir confuso sobre a continuidade da história e quero jogar o capitulo 5 sabendo exatamente tudo que se passou anteriormente. Para começo de conversa isso seria um pouco difícil sem um pouco de pesquisa antes já que eu joguei o primeiro jogo mas não virei, joguei o segundo e virei com passwords, não lembro se joguei o terceiro, joguei só o inicio do quarto jogo e pretendo virar o quinto. Ao contrário do que pareceria óbvio, o volume 5 não é o quinto jogo da série e sim o sétimo (considerando apenas os principais cuja história é considerada oficial da série), a essa altura a história começa a ficar bem difícil de seguir. Por exemplo, o vilão principal do Resident Evil 5 é um tal de Wesker que é apresentado como alguém que o jogador já conheceria dos episódios anteriores, porém eu nunca ouvi falar nesse tal de Wesker.
Depois de uma pesquisada rápida na internet eu consegui delinear a história básica da franquia:

Resident Evil (1996)
Em 1998 uma série de homicídios com sinais de canibalismo tem ocorrido nos arredores de Raccoon City, um equipe especial da cidade os S.T.A.R.S são enviados para investigar. O primeiro grupo denominado Bravo Team perde contato depois de investigarem o local e um segundo grupo o Alpha Team é enviado. Ao encontrarem o helicóptero do primeiro grupo o Alpha Team é atacado por cães mutantes, abandonado por Brad Vickers, o piloto do helicóptero do grupo e se refugia em uma antiga mansão. Entre os membros do Alpha Team estão Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker. O jogador assume o papel de Chris ou Jill e eventualmente descobre que um grupo clandestino de pesquisa sob a supervisão da Corporação Umbrella, um conglomerado farmaceutico, está desenvolvendo experimentos ilegais (responsáveis pela mutação das criaturas enfrentadas) com a aplicação de agente mutante biológico conhecido como vírus-T. Depois de navegar uma série de túneis, passagens e edifícios, o jogador descobre um laboratório secreto subterrâneo contendo experimentos da Umbrella Corporation, inclusive o Tyrant. No laboratório, Wesker revela que ele é um agente duplo que trabalha para Umbrella. O jogador  luta contra o Tyrant T-002, um monstro humanóide gigante criado através da exposição prolongada ao T-vírus. Após o Tyrant ser derrotado, o jogador conseguiu escapar do local no helicóptero da equipe.


Resident Evil 2 (1998)
 O jogo começa três meses após o fim do primeiro jogo e mostra os zumbis tomando conta de Raccoon City. Leon S. Kennedy, um policial em seu primeiro dia no Departamento de Polícia de Raccoon, e Claire Redfield, uma estudante universitária à procura de sua irmã, entram na cidade. Lutando contra zumbis eles chegam até a delegacia. Lá eles encontram Ada Wong e uma menina chamada Sherry Birkin.
Eles descobrem que o irmão de Claire, Chris Redfield, foi para a Europa para por um fim aos experimentos da Umbrella. Eles fogem da delegacia através dos esgotos e encontram Annette Birkin, mãe de Sherry. Eles aprendem que o surto viral foi acidental, que o marido William Birkin se transformou em um monstro que pretende infectar Sherry  com o vírus G e que Ada é uma espiã. Eles se dirigem ao laboratório subterrâneo da Umbrella onde a T e G-vírus estão sendo produzidos. No caminho para os laboratórios, William Birkin infecta Sherry.
Claire continua para o laboratório para encontrar a cura. Annette tenta matar Claire, pensando que ela queria que o G-vírus, mas é morta pelo marido. Antes de morrer, Annette diz a Claire como preparar a cura para Sherry. Leon e Ada enfrentam o T-103 e Ada aparentemente morre.
Quando o mecanismo de auto destruição do laboratório  é ativado, Claire diz a Leon para pegar Sherry e ir para o trem que vai levá-los para fora do laboratório subterrâneo, enquanto ela prepara a cura. Os três escapam da destruição do laboratório. Claire injeta Sherry com a cura e Birkin novamente, agora uma bolha enorme como um resultado da mutação de G-virus, faz um ataque final. O mecanismo de auto destruição do trem é ativado e eles escapam, enquanto o trem explode matando Birkin.


Resident Evil 3: Nemesis (1999)
O jogo começa em 28 de setembroJill Valentine em sua tentativa de escapar de uma Raccoon City em ruínas e infestada de zumbis. No seu caminho para a delegacia Racoon City, ela encontra com Brad Vickers, que é morto por Nemesis por fazer parte dos S.T.A.R.S, já que a Umbrella acredita que os membros da S.T.A.R.S sabem sobre suas operações nas Montanhas Arklay, e irão desmascarar a Umbrella para o mundo. Posteriormente, ela encontra três os membros sobreviventes da Umbrella Biohazard Countermeasure Service (UBCS): Carlos Oliveira, Mikhail Victor e Nicholai Ginovaef. Nicholai é logo dado como morto após um encontro com os zumbis em que Jill recebe peças para colocar um teleférico em funcionamento. Mikhail se sacrifica para salvar Jill e Carlos do Nemesis, uma arma bio-orgânica. O teleférico que os três estavam pega fogo e explode e Jill e Carlos são separados.

Jill e Carlos se encontram mais tarde em uma torre do relógio na qual Carlos diz que um helicóptero de salvamento vai chegar. Jill chama o helicóptero tocando o sino da torre do relógio. Nemesis destrói o helicóptero e contamina Jill com o virus. Jill temporariamente derrotas Nemesis, Carlos encontra-a em um estado de fraqueza, e ela desmaia. Durante este período, Carlos pesquisa a vacina para a infecção de Jill, e os acontecimentos de Resident Evil 2 se passam.
Carlos vai para  o Hospital de Raccoon City para fazer a vacina e, enquanto está lá, encontra Nicholai, que revela que ele é um supervisor da Umbrella, que recolhe informações com base na capacidade dos soldados para combater as armas bio-orgânicas. No entanto, um dos mercenários no qual Nicholai atira puxa o pino de uma granada que estava segurando, e Nicholai pula de uma janela para escapar da explosão. Pouco depois, Carlos é capaz de criar a vacina, e enquanto ele deixa o hospital para ir de volta para a torre do relógio, Nicholai utiliza uma bomba e explode o hospital. Carlos regressa até Jill com a vacina, adverte ela sobre Nicholai, e parte. Jill então passa através de Raccoon Park, onde ela finalmente entra em um casebre, encontra mais informações sobre os planos de Raccoon City, e rapidamente se encontra com Nicholai, novamente, que explica o papel que ele teve. Jill deixa o local e entra no cemitério novamente, apenas para enfrentar um verme gigante antes de continuar.
Jill se encontra com Carlos numa instalação da Umbrella, que lhe diz que o governo americano, após verificar os esforços infrutíferos para evitar a infestação do T-vírus, ordenou a destruição de Raccoon City por um míssil nuclear. Jill e Carlos se dividem novamente para encontrar um caminho para sair da instalação. Jill religa  a energia para que uma saída possa ser desbloqueada, mas no caminho para isso, ela se encontra com Nicholai. Ele diz a ela sobre como matou os outros supervisores, e como há uma recompensa pela cabeça de Jill, mas é morto logo depois. Nesse ponto do jogo, o jogador tem quinze minutos para fugir da cidade antes dos ataques de mísseis. Ao tentar escapar, Jill tem que enfrentar um mutante Nemesis uma última vez e o mata. Jill então escapa Raccoon City, juntamente com Carlos. Dependendo das escolhas do jogador, um final diferente da destruição da cidade pelo míssil é mostrado, e dependendo das ações do jogador, Barry Burton é o piloto que salva Jill e Carlos. Então, uma notícia é ouvida sobre destruição de Raccoon City, e como as pessoas não envolvidas ouvirão sobre o desastre.


Resident Evil Code: Veronica (2000)
O jogo começa com Claire Redfield invadindo uma instalação da Umbrella Corporation em Paris em busca de seu irmão, Chris Redfield. Durante a infiltração, ela é capturada e presa em Rockfort Island. Pouco depois de chegar, um homem chamado Rodrigo Juan Raval libera ela de sua cela, já que ela não é a maior ameaça, considerando o lançamento do T-virus em Rockfort. Tentando escapar da ilha, Claire se une com o prisioneiro Steve Burnside, e são confrontados pelo comandante da ilha Alfred Ashford.
Enquanto isso, Albert Wesker está em uma missão própria para recuperar uma amostra do vírus T-Veronica desenvolvido pela irmã gêmea de Alfred, Alexia. Sua unidade é também responsável pelo surto do T-vírus em Rockfort Island.
Claire e Steve conseguem fugir de avião, mas Alfred põe o avião em piloto automático e os direciona para outra base da Umbrella na Antártida, na esperança de libertar sua irmã de seu sono criogênico de 15 anos sob o qual foi colocada após  receber uma injeção do T Verônica-vírus, para combater as falhas do vírus original com o qual havia sido infectada. Depois de outra briga com Claire e Steve, que termina na fuga dos protagonistas da instalação através de uma escavadeira, Alfred manca até Alexia, gravemente ferido. Ele testemunha o despertar dela momentos antes de seu seu último suspiro. Alexia convocação tentáculos gigantes e destrói o escavador de Claire e Steve reaprisionando os dois.
Chris Redfield chega a Rockfort, após ter sido contactado por Leon. Ele descobre através de Raval que Claire está muito longe. Raval é morto logo depois por um verme gigante. Enquanto vasculha Rockfort, Chris tem um encontro com Wesker. No momento em que seu antigo superior iria acabar com ele, Alexia aparece em uma tela rindo. Atordoado por Alexia estar vivo, Wesker muda de ideia e volta para a Antártida. Chris eventualmente vai a Antártida, e se reencontra com Claire, que parte para encontrar Steve. Quando ela localiza-o, ela descobre Alexia conduzido um experimento com ele, injetando Steve com o vírus T-Veronica. Steve se transforma em um monstro reptiliano e tenta matar Claire que escapa para uma cela de prisão, quando ela é atacada por outra de tentáculos de Alexia. Ainda em sua forma mutante, Steve quebra as grades usando sua imensa força e salva Claire. O tentáculo de Alexia penetra em seu peito e o fere mortalmente. Steve se transforma de volta à sua forma humana e morre. No entanto, antes de morrer, ele confessa seu amor por Claire.
Ao mesmo tempo, Chris e Wesker enfrentam Alexia. Oprimido por sua força, Wesker foge e deixa Chris lutar contra ela. Sua vitória é apenas temporária, como Alexia ressuscita após a batalha. Enquanto isso, Chris ativa o mecanismo de auto destruição do sistema para liberar todos os bloqueios, liberando Claire da prisão. Alexia confronta-o uma segunda vez, desta vez levando à sua destruição final. Chris corre para o elevador de emergência e rapidamente vislumbra Wesker, cujos homens também recuperado o corpo de Steve usar para novas experiências, como ele é o único injetado com uma amostra do vírus T-Veronica. Chris convence Wesker em libertar Claire, que então corre para o avião, à espera de seu irmão. Chris é derrotado por Wesker em uma luta. Ambos são separados por uma explosão. Wesker promete que ele vai satisfazer o seu desejo de vingança da próxima vez que eles se encontram. Chris reencontra com Claire e ambos partem enquanto toda a estrutura explode. Chris jura destruir a Umbrella de uma vez por todas.

Resident Evil Zero (2002)
Em 23 de julho de 1998, STARS Bravo é enviado para investigar uma série de terríveis assassinatos na região das Montanhas Arklay fora de Raccoon City. No caminho para a cena, o helicóptero da equipe sofre avarias e é forçado a fazer um pouso na floresta. A equipe logo descobre um caminhão de transporte militar acidentado, juntamente com os corpos mutilados de dois oficiais. A equipe se separara e a médica de campo da equipe Bravo, Rebecca Chambers, encontra um trem parado no meio da floresta, o Express Eclíptica.Logo depois, descobre que ele está infestado de zumbis. Depois de um pouco de exploração, ela, juntamente com o homem que os policiais militares estavam escoltando para a sua execução; o ex-Marine Billy Coen e os dois exploram os compartimentos restantes do trem, enquanto combatem zumbis, enxames de estranhas sanguessugas e um escorpião mutante.Quando o trem começa a acelerar fora de controle no sentido de um penhasco, os dois conseguem acionar os freios e desviar seu rumo para um centro de treinamento e pesquisa abandonado. Eles investigam a instalação subterrânea, sendo forçado a derrotar experimentos da Umbrella Corporation, insetos com mutações, aranhas e primatas. Durante sua jornada, Coen revela que sua unidade foi forçado a matar os civis inocentes de uma aldeia Africana, no meio de uma guerra civil contra a sua vontade, e ele logo descobriu que suas ações foram baseadas em informações falsas.Eles descobrem que o ex-operador da instalação James Marcus, junto com Oswell E. Spencer e Edward Ashford, descobriu o vírus Progenitor que, quando combinado com o vírus ebola, criou uma tensão que, além de ser fotossensível, causada rápidas mutações. Ashford originalmente pretendia usar o vírus para ajudar os deficientes através de seus efeitos regenerativos, mas depois de sua morte, Spencer e Marcus começaram a pesquisar sobre suas possíveis aplicações como armas biológicas, combinando-o com o DNA de sanguessuga que eventualmente levou à formação do T-vírus. Após um confronto com um morcego gigante dentro de uma igreja, Coen é atacado por um primatas infectados pelo vírus e se perde dentro de um laboratório subterrâneo. Enquanto procurava por ele, Chambers encontra Enrico Marini e luta contra um Tyrant antes de encontrar Coen desmaiado em uma passarela. Depois de lutar contra o Tyrant juntos, os dois finalmente encontram Marcus. É revelado que ambos Wesker e William Birkin desconheciam as causas da epidemia tanto no Eclíptica Express e na mansão, e que o verdadeiro culpado foi Marcus, um empregado da Umbrella que operava as instalações até o seu assassinato por Wesker e Birkin, sob as ordens de Spencer. Nos momentos antes de morrer, o sanguessuga rainha incorporou seu corpo e se reproduzida de forma exponencial para absorver seu DNA e lembranças para trazê-lo voltar à vida. Marcus se divide em uma massa de sanguessugas, antes de perseguir Chambers e Coen através da instalação.Birkin ativa a auto-destruição do sistema enquanto a sanguessuga rainha, Chambers e Coen continuam a lutar. Depois de ser ferida devido a uma breve exposição à luz solar, o monstro é paralisado quando a cobertura do laboratório é aberta com o nascer do sol. Chambers joga um revólver para Coen e ele desfere o tiro fatal na rainha sanguessuga.Como o complexo desmoronando, a os dois fogem pela floresta e param em um penhasco sobre a Mansão Spencer. Eles saúdam um ao outros depois de Chambers declarar Coen "oficialmente morto". Cada um segue seu caminho, com Chambers seguindo em direção a mansão para investigar o paradeiro da equipe Bravo, que conduz diretamente aos acontecimentos do primeiro Resident Evil.


Resident Evil 4 (2004)
Em 2004, as atividades secretas da Umbrella Corporation dentro de Raccoon City se tornaram um assunto público. Na sequência de uma investigação conduzida pelo governo E.U., vários funcionários da Umbrella foram implicados e processados. O governo suspende indefinidamente os negócios da Umbrella, falindo a empresa.Leon S. Kennedy foi recrutado pelo serviço secreto americano. depois que suas ações em Raccoon Cityse tornaram conhecidas. Leon é enviado em uma missão para resgatar Ashley Graham, filha do presidente, que foi raptado por um misterioso culto. Leon viaja para uma aldeia rural na Europa, onde ele encontra uma horda de moradores violentos que prometem as suas vidas para "Los Illuminados" ("os iluminados" em espanhol), o culto que sequestrou Ashley.Durante o curso da missão, Leon é injetado com um parasita capaz de controlar mentes conhecido como Las Plagas. Ele também se reuniu com Ada Wong, a mulher de seu passado, e Jack Krauser, um dos antigos companheiros de Leon de seus anos de formação, que se pensava estar morto. Ele também encontra Luis Sera, um ex-investigador de Los Illuminados que ajuda Leon em sua missão, mas depois é assassinado por Osmund Saddler, o líder do culto Los Illuminados. Através da análise das anotações de Sera, Leon descobre que os Los Illuminados ganharam o controle sobre seus seguidores com o Las Plagas. Seu plano é injetar Ashley com um parasita, e permitir que ela volte para os Estados Unidos, onde ela pode infectar funcionários do governo.Depois de Saddler descobrir que Leon resgatou Ashley, ele manda seus seguidores usarem quaisquer meios para recuperá-la. Entretanto, depois de derrotar o chefe da aldeia, Bitores Mendez, Leon e Ashley se refugiam no interior do castelo de Ramón Salazar. Ashley começa a tossir sangue, indicando a lenta maturação do ovo de Las Plagas na sua corrente sanguínea. Angustiada por isso, ela foge. Leon finalmente encontra-a, mas ela é capturada novamente mais tarde. Leon então batalhas através do castelo para encontrar Salazar, apenas para descobrir que Ashley havia sido levada para uma ilha vizinha em centro de pesquisas. Depois de se confrontar com numerosas forças de Saddler, Leon é capaz de resgatar Ashley, removendo o Las Plagas do seu corpo de Ashley e derrotar Saddler, com assistência Ada. Leon recupera um frasco contendo uma amostra do Las Plagas do corpo de Saddler, mas Ada força ele a entregar para ela a amostra ameaçando-o com uma arma. Ela então foge do complexo em um helicóptero, deixando Leon e Ashley escapar através de seu jet-ski.


Resident Evil 5 (2009)
Resident Evil 5 se passa em 2009. Chris Redfield, ex-membro da S.T.A.R.S, é agora um membro fundador e agente da BSAA, cuja função é investigar e prevenir surtos biológicos, como o surto de T-Virus que destruiu Raccoon City.Chris é enviado para Kijuju, na África, para se juntar Sheva Alomar na apreensão de Ricardo Irving, que está tentando vender uma arma bio-orgânica no mercado negro. Ao longo do caminho, eles testemunham um local ser alimentados com uma parasita, transformando-o em um Majini. À medida que progridem eles percebem que a quase totalidade dos habitantes locais foram transformados em Majini. Enquanto se deslocam para o local do negócio de Irving, Chris e Sheva encontrar a equipe Alpha morta, exceto o capitão DeChant, que lhes dá um disco rígido contendo dados sobre Irving, antes de morrer.

Bom pelo menos foi isso que eu joguei até agora e não quero saber antes de acabar, conforme eu for descobrindo mais da história do Resident 5 eu atualizo aqui.


Depois de verificar essa timeline eu achei uma mega detalhada timeline compilada por fãs que tem 125 páginas e relata todos os mínimos detalhes da história do jogo, segue o link.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

1001 Filmes - Os Sete Samurais (1954)

 Eu sempre ouvi falar que "Os Sete Samurais" era um dos melhores filmes de todos os tempos, porém a idéia de assistir um filme japonês da década de 50 nunca me foi muito atrante não importando o quanto o filme fosse extremamente bem recomendado. Porém eu decidi que já era ora de mudar de idéia e conhecer o porque de toda essa fama. Primeiro deixem-me tirar isso do caminho: sim o filme é ótimo. Eu não sei se o classificaria entre os melhores que eu já vi, mas com certeza é um filme que tem ínumeras qualidades saltitando da tela a cada sequência. A história se concetra em um grupo de samurais que são contratados por uma vila para defendê-los de uma gangue de ladrões e assassinos. O filme tem três horas mas é tão agradável de acompanhar que mais parece um curta-metragem, de fato da primeira vez que eu assisti eu achei que o filme mal tinha duas horas de duração. Aliás, assistir ao filme mais de uma vez se tornou essencial para que eu descobrisse seu real valor. Na primeira vez que eu assisti fiquei interessado na história e em como os sete samurais conseguiriam enfrentar os quarenta bandidos que se aproximavam. Na segunda vez que assisti pude prestar mais atenção nas interpretações e no clima da história. Da terceira vez (sim, eu tenho muito tempo livre) eu percebi que cada cena tem um significado especial e um subtexto ainda mais impressionante do que a importância da história sendo contada e que mesmo assim todas as cenas se encaixam com perfeição no contexto da história. Ao se verificar alguns elementos do filme deve-se considerar que muitas das idéias que nos parecem comuns hoje em dia surgiram (ou ao menos foram utilizadas juntas) pela primeira vez nesse filme. Exemplo disso é a idéia de recrutar heróis distintos para atingir um objetivo em comum ou apresentar o herói principal em uma situação não relacionada a trama principal. Outra qualidade do filme e a ótima interpretação de Toshirō Mifune, como o indomável Kikuchiyo, um falso samurai que parece emular o desejo do público de seguir o grupo e provar seu valor. O único ponto que parece não ter envelhecido bem para mim é a trilha sonora que não mantém a mesma intensidade do restante da história e é escarça em relação a duração do filme, ainda que em alguns raros momentos se torne poderosa. Mas esse é um ponto que passa quase despercebido quando assistimos a um filme onde cada cena parece pensada para causar um impacto específico no espectador e cada uma delas obtém sucesso em atingir esse objetivo de forma inquestionável. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...