Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1001 Coisas Para Fazer Antes de Morrer

Como eu mencionei em um post anterior muito recentemente eu incluí a lista de filmes presentes no livro "1001 Filmes para Assistir Antes de Morrer" aos posts do site e levei a sério a proposta do livro de assistir a todos antes de morrer.
Eu posso dizer que a proposta tem sido uma maravilha para mim. Na hora que eu preciso escolher um filme para assistir ou para fazer um download (Ahhhhh!) eu simplesmente consulto o o livro e já tenho uma idéia de filme para assistir. A lista também me ajuda a focar os posts do blog em relação a filmes. Eu sempre ficava indeciso sobre qual filme postar ou qual merecia realmente destaque. Com a definição da lista esse problema acabou e postar no blog a respeito de filmes tem sido algo bem mais satisfatório que antes.
Quando eu comprei o livro eu vi que haviam alguns outros volumes da série 1001, e o de filmes sempre pareceu o mais óbvio para mim. Mas existem vários outros volumes e apesar de achar que a maioria das pessoas faria a mesma escolha que eu, acho interessante considerar outras listas para concluir. Veja qual se encaixa mais com você.
1001 Pinturas Para Se Ver Antes de Morrer.
Esse me parece bem interessante e mais contemplativo do que o de filmes que na comparação me parece um pouco óbvio. Porém uma dúvida pertinente, nesse caso, é se o livro instiga o leitor a de fato observar as pinturas in loco ou reproduz em suas páginas as pinturas mencionadas. Eu acredito na primeira opção e isso faz com que o objetivo do livro se torne bem mais inacessível, porém não tão distante da realidade quanto outras opções da lista. Afinal, há sempre a esperança de viajarmos aos países que guardam esse obras de arte e podermos nos perder nas cores e linhas das 1001 pinturas indispensáveis. Uma dica para aqueles que escolherem esse livro seria visitarem aquelas obras que estiverem na sua cidade ou estado ou mesmo país e relaxar olhando um bom monitor de pelo menos umas 40 polegadas Full HD para as demais.
    1001 Jardins Para Ver Antes de Morrer
Bom, aqui uma opção mais natural, indicada principalmente para os amantes da natureza e paisagismo. Acho que ter a oportunidade de apreciar um jardim em toda a sua plenitude é algo único e raro. Esse é um caso específico em que não há substituto para a necessária presença no local. Desculpem, mas nesse caso não há download que resolva, nem foto que ajude. Ainda sim, de todas as opções economicamente inviáveis para mim essa é aquela que eu mais acho interessante.

 
1001 Prédios Para Ver Antes de Morrer
Uma das opções mais agradáveis para turistas tirando o incomodo de ter que viajar por todo o mundo parece ser uma grande pedida. Obviamente que nada substitui a presença no local, mas dá para se ter uma ideia do estilo de arquitetura através de fotos. A descrição dos prédios, suas histórias e detalhes da construção tornam esse volume da coleção bastante interessante ainda que distante da realidade do ser humano comum.

 
1001 Cervejas Para Provar Antes de Morrer
Ah esse aqui sim, aposto nele como o favorito da maioria das pessoas para se começar uma campanha de 1001 coisas para fazer antes de morrer. Além de ser uma ótima desculpa para se beber indiscriminadamente também sempre pega bem você poder argumentar que uma determinada cerveja obscura é boa ou não. Pode não ser o volume mais popular ou o mais fácil de se completar da série, mas com certeza parece ser o mais divertido.  

1001 Dias Que Moldaram o Mundo
 Com certeza o livro mais acessível da série e um dos poucos que não necessita nenhuma atividade para ser completada.  Basicamente ler o livro é o suficiente. Ainda sim parece ser uma lista interessante e ajuda a perceber como vários acontecimentos distintos nos levaram onde estamos hoje.

1001 Fugas Para Fazer Antes de Morrer
Recheado de locais inesquecíveis e fora do comum esse volume é ideal para quem procura uma indicação única para aquelas férias do sonho. Planeja deixar tudo para trás por uma temporada ou um feriadão? Provavelmente aqui há uma bela sugestão para se apresentar. Apesar de não ser uma lista possível de se completar em uma única vida é um daqueles livros para se ter a mão quando você começa a sonhar que ganhou na Mega-Sena e não sabe para onde iria.

1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer
Aqui uma versão mais requintada do que a cerveja, e também obviamente mais dispendioso, o guia dos vinhos pode parecer um pouco elitizado mas pode ser uma surpresa agradável encontrar um vinho que você já provou nessa lista. Há algo de muito mais pessoal no mundo dos vinhos do que no do cinema ou da cerveja. Sempre quis fazer aquele curso de sommellier e nunca teve tempo? Bom, eu sou da politica do "aprenda bebendo".

1001 Buracos de Golfe Para Jogar Antes de Morrer
O mais exclusivo dos livros dessa coleção é esse provável livro de cabeceira de Tiger Woods. Eu não acredito que seria possível alguém completar essa listagem antes de morrer (depois então, mais difícil ainda...). Indicado apenas para entusiastas do esporte e curiosos.

1001 Invenções Que Mudaram O Mundo
Mais um que não exige nenhum esforço do leitor além do número de páginas a ser lido. Funciona como um bem-vindo complemento ao "1001 Dias Que Moldaram O Mundo" pois apresenta a influência da tecnologia no nosso desenvolvimento histórico. Uma leitura interessante com toda certeza, nem que seja para percebermos que o notebook e o iPod não são as maiores invenções desde a roda. 

 
1001 Maravilhas Naturais Para Ver Antes De Morrer
A capa do livro já deixa claro que essa é uma lista que infelizmente está fora da realidade da maioria de nós simples mortais completar, o que de fato é uma pena, pois essa é justamente aquela a qual temos mais direito. É raro podermos apreciar toda a beleza e  imponência da natureza de nosso planeta mas os 1001 exemplos apresentados nesse livro nos dão uma boa ideia do que herdamos de nossos pais e deveríamos preservar para nossos filhos.

 
1001 Livros Para Ler Antes de Morrer
Com tantos lançamentos anuais e requisitos acadêmicos de leitura fica difícil decidirmos quais serão os poucos livros que leremos por puro prazer. Essa lista vem bem a calhar para quem quer adquirir um conhecimento maior sobre os livros realmente relevantes (e não apenas os clássicos antiguissimos). 
É bom verificar que foi levado em consideração o fato de bons escritores produzirem mais de um (em muitas vezes vários) ótimos livros e a lista não se resume a um único livro por autor. Na verdade apenas 225 autores estão presentes na obra e cada um deles vale a pena. Eu achei a listagem na internet, dado o tamanho dos arquivos e que a maioria deles já é de domínio publico, é o mais fácil de baixar e pretendo me aprofundar nessa lista durante os próximos anos. 

1001 Livros Infantis Para Você Ler Antes de Crescer
Em uma época em que entretenimento voltado para crianças significa colocar um dvd de animação para o seu filho assistir repetidamente até que o cérebro da criança derreta, esse livro é um oásis em meio ao deserto. Muitos brasileiros admitem não terem o hábito da leitura e não percebem que não fazem o menor esforço para mudar essa realidade para a próxima geração. 1001 Livros Infantis Para Você Ler Antes de Crescer apresenta uma listagem que vai motivar qualquer pessoa (independente da idade) e reconsiderar o hábito da leitura. 

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer
Essa seria a minha segunda opção para uma listagem que eu tentaria completar e tem o bônus de eu já ter ouvido vários dos álbuns indicados aqui. A listagem é fácil de encontrar para download na internet e em uma época em que a industria fonográfica mudou radicalmente é bom voltarmos ao velhos clássicos. Mas não pense que a lista é composta unicamente por velharias e há novidades que mesmo tendo poucos anos de vida já influenciaram muita gente.

Agora é só uma questão de escolher a sua lista e começar a jornada.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...