Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2009

Frases sobre Ateísmo


Bom, o meu último post a respeito de ateísmo gerou um interessante debate com o Derek a respeito de ateísmo, agnosticismo e teísmo. Eu realmente aprendi a apreciar essas discussões pois o Derek é um ótimo argumentador com um ponto de vista ligeiramente diferente do meu o que realmente torna tudo mais interessante. O que realmente me deixa impressionado é que ele realmente leva em consideração na sua argumentação aquilo que eu escrevi e debate (e refuta) exatamente as minhas argumentações. Desnecessário dizer que o tema me fascina e que raramente eu tenho a oportunidade de ter discussões (de qualquer natureza) com alguém tão esclarecido. Voltando ao foco do ateísmo, uma das coisas que eu acho mais interessante é encontrar frases de grandes pensadores ou personalidades que transmitem exatamente a idéia daquilo que eu estou pensando, então eu separei algumas (a grande maioria voltada para o Cristianismo):

"Eu entendo que ambos somos ateístas. Eu apenas acredito em um Deus a menos do que você. Quando você pensar por que você renega todos os outros possíveis Deuses vai entender porque eu renego o seu".
Stephen Roberts

"Religião é a obra-prima da arte do treinamento de animais, porque treina pessoas na forma a qual devem pensar."
Arthur Schopenhauer

"Um homem é aceito na religião pelo que ele acredita - e expulso pelo que ele sabe"
Mark Twain

"A resolução cristã de ver o mundo feio e mau tornou o mundo feio e mau".
Nietzsche

"Todas as religiões são monumentos arcaicos à superstição, ignorância, ferocidade; e religiões modernas são apenas novos adeptos de loucuras arcaicas"
Barão D'Holbach

"Eu desconfio das pessoas que sabem tão bem o que Deus quer que elas façam porque eu percebi que sempre coincide com o que elas mesmas querem."
Susan B. Anthony

"Eu acredito que Deus queira que eu seja presidente."
Geroge W. Bush

"Religião é uma coisa ótima para deixar as pessoas comuns quietas. Religião é o que impede o pobre de matar o rico."
Napoleão Bonaparte

"A Bíblia e a Igreja tem sido os dois maiores obstáculos na emancipação das mulheres."
Elizabeth Cady Stanton

"Nos devemos nos questionar a lógica da história de um Deus onisciente e onipresente que cria humanos imperfeitos e depois culpa eles por seus próprios erros."
Gene Roddenberry

"Religião tem a melhor história inventada de todos os tempos. Pense a respeito. A religião convenceu as pessoas de que existe um homem invisível... morando nos céus. Observando tudo o que você faz a cada minuto do dia, todos os dias. E esse homem invisível tem um lista de dez coisas específicas que ele não quer que você faça. E se você fizer qualquer uma dessas coisas ele vai te mandar para um lugar especial, com fogo, fumaça e calor, e tortura e angústia para que você fique lá para sempre com sofrimentos e queimaduras e gritos até o fim dos tempos. Mas ele te ama, ele te ama muito e precisa de dinheiro."
George Carlin

"Fé significa não querer saber o que é verdade"
Nietzsche

" O que eu vejo na natureza é uma estrutura magnífica que podemos apenas compreender muito imperfeitamente e que deve preencher um pensador com um sentimento de humildade. Esse é um sentimento genuinamente religioso e não tem nada a ver com misticismo"
Albert Einstein

"O comportamento ético do homem deveria ser baseado em simpatia, educação e laços e necessidades sociais, nenhuma base religiosa é necessária. O homem, de fato, estaria em um caminho tenebroso se tiver que ser restringido por medo de punição ou esperança de uma recompensa após a morte."
Albert Einstein

"Os mais terríveis e cruéis crimes que a história registrou foram cometidos sob o manto da religião ou de motivos igualmente nobres."
Mohandas Ghandi

"Eu gosto dos seu Cristo. Eu não gosto dos seus cristãos. Os seus cristãos são muito diferentes do seu Cristo."
Mohandas Ghandi

"Se desvencilie de todos os seus preconceitos servis, sob os quais as mentes fracas servilmente se agacham. Assente a razão firmemente em seu trono e chame a seu julgamente cada fato, cada opinião. Questione-se com ousadia mesmo a existência de Deus, porque se existir um, ele deverá aprovar a homenagem da razão do que a cegueira do medo."
Thomas Jefferson

"Aqueles que acreditam em absurdos cometem atrocidades"
Voltaire

"O argumento de que um crente é mais feliz do que um cético não prova nada além de que um bêbado é mais feliz que um homem sóbrio."
George Bernard Shaw

"O homem nunca cometeu atos maléficos tão livre e alegremente quanto como por convicções religiosas"
Pascal

"Vocês estão, basicamente, matando uns aos outros para ver quem tem o melhor amigo imaginário."
Richard Jeni

"Mesmo sem religiões você teria pessoas más fazendo coisas ruins e pessoas boas fazendo coisas boas. Para pessoas boas fazerem coisas ruins é necessária a religião."
Steven Weinberg

"O invisível e o inexistente se parecem muito"
Delos B. McKown

"Religião é considerada por pessoas comuns como verdade, por sábios como mentira e pelos governantes como útil".
Edward Gibbon

"Quando eu me convenço de que o universo é natural, que todos os fantasmas e deuses são mitos, entra no meu cerébro, na minha alma, em cada gota do meu sangue, a sensação, o sentimento, a alegria da liberdade. As paredes das minhas prisões desmoronam e caem. A masmorra se enche de luz e todas as barras enferrujam e caem. "
Robert Ingersoll

"Lida apropriadamente, a Bíblia é a mais potente força a favor do Ateísmo"
Isaac Asimov

"Uma das grandes tragédias da humanidade é que a moralidade foi sequestrada pela religião."
Arthur C. Clark

"Havia uma época em que todos acreditavam em Deus e a Igreja comandava. Essa época é conhecida como Idade das Trevas."
Richard Lederer

"Se existir um Deus eu duvído que ele tivesse uma vaidade tão grande que ficasse ofendido pelas pessoas que duvidam da sua existência."
Bertrand Russel

"Eu não acredito que seja necessário acreditar que o mesmo Deus que nos deu nossos sentidos, razão e inteligência desejasse que nós abandonássemos o seu uso para conseguir de alguma outra forma a informação que atingiríamos através deles."
Galileu Galilei

"George Bush diz que fala com Deus todos os dias e os cristãos o amam por isso. Se George Bush dissesse que fala com Deus através do seu secador de cabelo eles pensariam que ele é louco. Eu falho em entender porque a adição do secador de cabelo torna isso mais absurdo."
Anônimo

"A humanidade raramente (se é que alguma vez) produz Deuses superiores a si mesma. A maioria dos Deuses tem o comportamento e a moral de uma criança mimada."
Robert A. Heinlein

"Alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan

"O homem criou Deus a sua imagem: intolerante, machista, homofóbico e violento."
Anônimo

"Quanto mais as pessoas se tornam inteligentes elas se importam mais com professores do que com padres."
Robert Ingersoll

"Religião faz três coisas muito habilmente: divide pessoas, ilude pessoas, controla pessoas."
Marie Alice McKinney

"A história nos ensinou que nenhuma outra causa nos trouxe mais morte do que a palavra de Deus"
Giulian Buzila

"Um ateísta acredita que um hospital deva ser erguido ao invés de uma igreja. Um ateísta acredita que uma ação deve ser feita ao invés de uma prece dita. Um ateísta se compromete com envolvimento na vida e não em escapismo para a morte. Ele deseja probreza aniquilada, doenças conquistadas e guerra eliminada."
Madalyn Murray O'Hair

"As pessoas vão a uma igreja pela mesma razão que vão a uma taverna. Para se tornarem mais estúpidas, para se esquecerem de suas misérias, para imaginarem a si mesmas, ainda que por alguns minutos, livres e felizes."
Mikhail Bakunin

"Explicar o desconhecido pelo conhecido é um procedimento lógico, explicar o conhecido pelo desconhecido é uma forma e teologia lunática."
David Brooks

"Só pode haver um pouco de liberdade na Terra enquanto a humanidade adorar um tirano no Céu"
Robert Ingersoll

"É uma enganação incrível quando se pensa a respeito. Acreditar em algo agora em troca de algo após a morte. Mesmo as corporações mais gananciosas não tentam programas de recompensa póstuma."
Gloria Steinem

"Deus me fez um ateísta, quem é você para questionar a sua sabedoria"
Anônimo

"Suponhamos que nós escolhemos o Deus errado. Cada vez que vamos a igreja nós apenas o enfurecemos ainda mais"
Homer Simpson

3 comentários:

  1. há problemas entre todas as frase... elas não implicam na descrença da existência de Deus ou algo que substitua uma definição de Deus, todos estes pensadores, mostram-se desiludidos sobre como religião (o ato de se religar) vem sendo praticada ou ainda, mais especificamente, desiludidos com a igreja católica, associando isso diretamente ao Cristianismo, o que é bem diferente. Não se pode tomar o local pelo global, nem o particular pelo todo. Antes de afirmar categoricamente ser ateu, é necessário entender um conceito mais amplos de "Deus", ao invés de renegar sua existência por não aceitar os feitos da humanidade em relação a este conceito, que foi deturpado ao longo de milênios. Enfim, antes de questionar quem é Deus, como é Deus ou porque Deus faz isso e aquilo, é preciso entender "que é Deus?" e acredito que nossa vã filosofia não consegue responder em absoluto, mas nos dar algumas pistas.

    ResponderExcluir
  2. Achei este texto hoje e observei que o único a comentar escreveu bastante coisa e não disse nada.

    Bom, nada que não seja dito por algum religioso.

    Falou, falou, falou e disse que as pessoas só disseram estas frases porque estão desiludidas com a religião e na verdade não conhece a Deus.

    Foi isso mesmo?

    Mas quem sempre professou que conhece a Deus é a própria religião, seja ela católica, evangélica, islâmica, Hare Khrisna, qualquer religião diz conhecer a Deus.

    Agora quando um incrédulo aponta a fragilidade dos conhecedores de Deus, vem um dizer que ele só fala assim porque não o conhece.

    A vá, é mesmo?

    Me apresente algum ser humano que conhece este ser imaginário para além das barreiras de seus desejos psicológicos.

    Abraços,

    Evaldo Wolkers.

    ResponderExcluir
  3. A fé mudou para melhor a vida de milhões de pessoas. Eu não entendo como um ser, que não entende que está sendo conduzido por satã, perde seu tempo e sua vida, pelo simples prazer de contestar o óbvio. Por maior o ódio e o desprezo que os corações cheios de ódio tenham de Jesus,eu vejo como pura perda de tempo esse apelo sem sentido pela sua inexistência. A maior prova da misericórdia de Deus para com estes servos do mal. Muitos inclusive, transformam -se em fiéis.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...