Páginas

domingo, 5 de setembro de 2010

Mafia II

Primeiro eu devo esclarecer que nunca ouvi falar de Mafia. Se não fosse pelo "2" no título eu jamais descobriria se tratar de uma continuação, até porque a história é inédita e não faz referência a um jogo anterior. Você jogo como Vito Scaletta, um veterano de guerra que volta para os Eua no fim dos anos 40 e começa a sua vida no crime organizado ao lado do companheiro insepáravel Joe Barbaro. Não tendo ouvido falar do primeiro jogo da série eu não tinha qualquer expectativa em relação ao jogo. Honestamente no ínicio acreditei que seria um daqueles títulos de segunda linha que a gente tem que fazer um esforço para jogar até o final e no fim das contas a única satisfação é adicionar mais um jogo a sua lista de detonados. Bom, há vários jogos assim no mercado, mas Máfia 2 não é um deles. Máfia 2 é um grande jogo, eu identifico esses jogos quando eles entram apenas uma vez no meu XBox 360 até virar. Do momento em que eu jogo pela primeira vez até terminar o jogo eu não consigo jogar outro jogo, Máfia 2 faz parte desse feliz time. Eu posso dizer que há vários defeitos e qualidades no jogo, mas os defeitos são todos ausências de elementos que poderiam tornar o jogo melhor e não a presença de algo que não funcione.
Pegando referências em quase todos os filmes bons de gangsters o jogo te carrega fielmente pela jornada do protagonista fazendo com que você não apenas se sinta na pele dele mas também se arrependa de decisões erradas e saboreie conquistas.

O foco na história é grande e esse é um dos grandes defeitos e ao mesmo tempo a maior qualidade do jogo. Não há missões paralelas, não há quase nada para se fazer na cidade que não envolva diretamente uma das missões.
Enquanto GTA IV oferece praticamente um segundo jogo em termos do que você pode fazer fora da história principal, Máfia 2 é extremamente pobre nesse sentido. Não há nem ao menos um joguinho de poker para passar o tempo. Porém toda essa ausência é compensada pela intensidade da história, esse é o jogo mais envolvente que eu joguei até agora. Para se ter uma idéia você não começa o jogo retornando aos Estados Unidos como se pode imaginar, na verdade o jogo começa em plena guerra. Quantos jogos "sandbox" se dão ao trabalho de ter toda uma fase separada e muito bem construída apenas para se ter um autêntico feeling do background do personagem? Na cena em que o personagem é julgado por um de seus crimes eu genuinamente me senti envergonhado pela presença da mãe do personagem enquanto a senteça era lida pelo juiz. São toques como esse que fazem valer a pena jogar um jogo e isso Máfia 2 tem de sobra. Esse nível de intensidade só é permitido a jogos com esse tipo de foco e os desenvolvedores e roteiristas aproveitaram ao máximo vários momentos. Eu ri alto em uma das missõs quando se está com dois companheiros bêbados no carro e com um defunto no porta-malas, algumas das falas são impagáveis, fiquei satisfeito ao comprar uma casa no bairro dos sonhos do personagem e genuinamente preocupado com o destino de alguns companheiros durante o jogo. Se história é ótima os outros aspectos do jogo são razoáveis.
Houve uma inteligente e muitíssimo bem vinda melhoria no sistema de combate corpo-a-corpo se comparado a outros jogos da mesma geração onde se evitava dar um soco (sempre resolvendo tudo na base da pistola) uma vez que era um sistema pouco refinado e completamente não envolvente, jogos como Just Cause 2, GTA IV e Mass Effect sofrem desse defeito e a equipe de Máfia fez sua lição de casa. Normalmente eu não dou muita bola para aqueles ítens colecionáveis que os jogos apresentam, sejam moedas ou troféus ou posters e afins, para mim não faz a menor diferença ficar andando com o personagem para lá e para cá só para poder completar 100% de um jogo, as entrevistas dos pacientes em Batman: Arkham Asylum haviam sido o único exemplo de algo empolgante nesse sentido até agora. Porém, Máfia 2 conseguiu algo divertido e interessante com esse tipo de busca, você coleciona fotos de Playmates da Playboy (jogando no modo mais difícil você libera várias pin-ups).
A trilha sonora é adequada a época e me surprendeu e agradou com Dean Martin e afins. Ainda que a o tópico mais específico do jogo o impeça de ter uma trilha mais camaleônica como a da GTA IV.
No geral ainda que a história seja intensa, e muito bem aproveitada acaba se sentido falta de diversas opções e Máfia 2 acaba sendo um jogo que só diverte uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...