Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A ficção assusta, a realidade apavora

Eu estava navegando no youtube há algum tempo atrás e me deparei com um video que eu achei muito interessante e bem realizado. Sabe quando você está assistindo a um video no youtube e do lado da página ficam aquelas indicações de videos relacionados, uma delas era esse video abaixo sobre os melhores vilões humanos do cinema.


A proposta é mostrar que os piores e mais assutadores vilões não são aqueles sobrenaturais ou fantásticos e sim os baseados em personagens humanos e assustadoramente reais. Eu realmente gosto de video e fiquei pensando a respeito de uma frase que eu usei em um post recente e que frequentemente é utilizada pelos espectadores de cinema: "Ah, só em filme mesmo".
Fiquei pensando a esse respeito e apesar de achar que alguns dos vilões retratados aqui são realmente amedrontadores nenhum deles chega ao nível aterrorizante de alguns outros monstros bem mais reais que as suas contra-partes cinematográficas.Nem todos os citados aqui inspiraram os vilões fictícios que eu associo em cada ítem, mas me pareceu que eles se encaixavam no tema.
Para cada personagem assustador de cinema há uma história real infinitamente mais assustadora:


1 - Pennywise, o palhaço

Surgido no romance "It" de Stephen King, a versão cinematográfica de Pennywise, o palhaço, é uma das imagens icônicas do terror americano. Concebido como uma fusão de Bozo e Ronald McDonald com um monstro, essa era apenas a forma mais conhecida de um ser alienigena na versão do filme de 1990.

John Wayne Gacy - Pogo, o palhaço
Um famoso serial killer americano John Wayne Gacy estuprou e matou 33 garotos com idades entre 14 e 21 anos. Ele enterrou pelo menos 22 de suas vitímas no porão de sua casa.


2 - Hannibal Lecter

O mais famoso canibal e serial killer do cinema, um papel que rendeu o Oscar de melhor ator a Anthony Hopkins, é capaz de recriar com precisão impressionante a paisagem de Florença do interior de sua cela e ao mesmo tempo apreciar carne humana sem remorso. Dono de uma inteligência inigualável, o Doutor Lecter é dono de um score de mais de 29 vitimas em suas cinco aparições no cinema: O Silêncio dos Inocentes, Dragão Vermelho, Hannibal, Hannibal Rising e Manhunter.

Ted Bundy

Ao contrário do clássico perfil de serial-killer Ted Bundy era atraente, auto-confiante, tinha ambições políticas (reais, não imaginárias), era formado em psicologia e bem sucedido. Ele aterrorizou os Estados Unidos nos anos 70 e sua vítimas confessas chegam a 35, mas especula-se que ele possa ter matado mais de 100.  Ele foi preso duas vezes e nas duas escapou continuando com sua lista de mortes.

3 - Leatherface
O clássico o Massacre da Serra Elétrica criou mais um ícone do terror: Leatherface. Além de brandir incansavelmente a sua serra elétrica quando persegue suas vitímas o vilão também usa sua característica máscara feita de pele humana. O diferencial deste vilão é que ele é representado como uma extensão da vontade de sua família e não um indíviduo com vontade própria, o que parece ser refoçado pelo uso do rosto de outra pessoa sobre o seu próprio.

Ed Gein
Ed Gein, não apenas inspirou Leatherface, como também o superou em nível de sadismo, crueldade e maluquice. Um belo dia na cidade onde Gein vivia a dona de uma ferragem desapareceu e como a última pessoa a ser vista na loja dela era Ed Gein a polícia resolveu fazer-lhe uma visita. Ao chegar ao local a polícia encontrou não apenas o corpo da mulher decapitado e pendurado de cabeça para baixo mas também uma lista bastante peculiar de ítens: quatro narizes, vários ossos e fragmentos de corpos, nove máscaras feitas de pele humana, tijelas feitas de crânios humanos, dez cabeças femininas com o topo do crânio cortado, peles humana cobrindo várias cadeiras, crânios nas extremidades de sua cama, orgãos no refrigerador e um par de lábios nas palhetas de uma persiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...