Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quadrinhos - Os Maiores Heróis do Mundo

Resolvi tratar da série em quadrinhos que sempre me fascinou: "Os Maiores Heróis do Mundo". O título não é nem um pouco humilde, mas a minissérie faz juz ao título. Composta de seis títulos a série dá um tratamento ótimo aos clássicos heróis da DC, mostrando como eles se envolveriam em problemas reais do mundo e não apenas lidando com super-vilões.
Os títulos são "Super-Homem: Paz Na Terra", "Batman: Guerra ao Crime", "Shazam!: Poder da Esperança", "Mulher Maravilha: Espírito da Verdade", "Liga da Justiça: Origens Secretas" e "Liga da Justiça: Liberdade e Justiça".
Os desenhos de Alex Ross são fotorealistas e impecáveis e o roteiro de Paul Dini (responsável por diversos trabalhos em quadrinhos e mais recentemente os roteiros dos jogos Arkham Asylum e Arkham City) tocante e inspirado.

SUPER HOMEM - PAZ NA TERRA


Umas das obras mais emocionantes que eu já li nos quadrinhos, quase me levou as lágrimas. O tom serene e profundo fazem com que a estória do envolvimento do Homem de Aço no combate a fome mundial encontre um espaço especial no coração de cada leitor. A narração quase poética e a relação complexa da fantasia e da realidade que os quadrinhos sempre tentam solucionar encontram seus expoentes máximos nessa obra-prima que nem sempre recebe o merecido reconhecimento.

BATMAN - GUERRA AO CRIME

Guerra ao Crime mostra o Homem-Morcego considerando que Bruce Wayne deveria se preocupar com as vítimas de crimes tanto quanto o Batman se preocupa com os criminosos. O tom pesado do texto apenas mostra que Batman não se encontra cada vez mais distante das vítimas que salva mas sim que ele nunca deixou de ser uma delas, desde o assassinato de seus pais.
As passagens mais interessantes são aquelas nas quais podemos observar Bruce Wayne ponderando os caminhos que sua vida poderia ter tomado caso ele fosse apenas mais um playboy ou mesmo tivesse perdido os seus pais e não tivesse os recursos que tem. Ainda que não tenha o impacto da obra do Super-Homem, Batman - Guerra ao Crime é um trabalho muito mais realista e maduro do que diversas outras obras do Homem-Morcego.

SHAZAM! - O PODER DA ESPERANÇA

Uma história simples e edificante do Capitão Marvel mostra ele sendo convidado por uma médica a comparecer ao Centro de Tratamento de Crianças no Hospital. Alternando entre Billy Batson, seu jovem alter-ego, e o imponente Capitão Marvel, o humano mais poderoso da Terra se emociona com o contato com as crianças que precisam dele para recuperar o que lhes é mais necessário: esperança. Uma estória muito tocante e o tipo de quadrinho que eu pretendo ler para o meu filho.

MULHER-MARAVILHA - ESPÍRITO DA VERDADE


Em mais uma obra inspirada Alex Ross e Paul Dini agora examinam a relação da Mulher-Maravilha com a humanidade. É interessante e de certa forma muito realista vermos a guerreira amazona analisando seu uniforme, sua relação com as mulheres do mundo e até mesmo o porque de ela não utilizar uma identidade secreta. Uma das mais inteligentes obras da série que não fica devendo em emoção aos quadrinhos mencionados acima.

LIGA DA JUSTIÇA - ORIGENS SECRETAS

Inicialmente imaginada como uma série de apenas quatro revistas o sucesso atingido pelos desenhos de Alex Ross e pelo roteiro de Paul Dini foram tamanhos, tanto com o público como com a crítica, que a DC pediu que eles dessem o mesmo tratamento para a Liga da Justiça.
Origens Secretas é mais um apêndice de Liga da Justiça: Liberdade e Justiça, contando as origens dos demais integrantes da Liga da Justiça e apresentando as entrevistas de Alex Ross e Paul Dini sobre a experiência de escrever essa série e o que esperar de "Liberdade e Justiça". Como capítulo separado é o mais fraco da série mas como acessório para a história da Liga da Justiça é extremamente interessante.

LIGA DA JUSTIÇA - LIBERDADE E JUSTIÇA
Liberdade e Justiça tem a grande vantagem de conseguir apresentar uma ameaça global digna dos esforços da Liga da Justiça preservando o tom realista dos outros volumes da série. Não há mega-planos, nem super-vilões. É reconfortante ver que depois de todos os bem-sucedidos volumes anteriores, que foram cada vez mais construindo a expectativa de uma estória épica que envolvesse os integrantes da Liga, a estória apresentada faz jus a qualidade entrega anteriormente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...