Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quadrinhos - Zumbis Marvel

Como eu não tenho tempo nem paciência de acompanhar quadrinhos em séries ilimitadas, eu prefiro me fixar em Graphic Novels, One-Shots e Minisséries. Todas histórias com personagens interessantes, mas terial de alta qualidade e ínicio, meio e fim.
Eu já falei sobre duas séries excelentes da DC, Batman - O Cavaleiro das Trevas e Batman - Ano Um, ambas de Frank Miller, ambas sobre o Cavaleiro das Trevas e ambas da DC. Pois muito bem, resolvi tratar um pouco da Marvel.
Zumbis Marvel é um projeto bizarro mas que fez muito sucesso e se tornou em uma série. A idéia é de que de uma forma ou de outra os super-heróis Marvel acabam sendo transformados em zumbis (normalmente em uma infecção causada por um virus extra-dimensional) e acabam assumindo papéis de protagonistas e antagonistas no caos que se segue.
Vou tentar descrever e analisar as revistas de forma cronológica dentro da história.

Zumbis Marvel vs Exército das Trevas
Em um crossover bizarro o herói Ashley Williams da série Uma Noite Alucinante chega a um dos ínumeros universos paralelos Marvel e tenta explicar aos heróis dessa realidade sobre uma iminente chegada da epidemia de mortos-vivos. Desacreditado ele acaba tendo que lidar praticamente sozinho com o problema enquanto o mundo desmorona ao seu redor.    
A minissérie tem 5 capítulos e mesmo sendo engraçada e ágil a HQ não foca muito nos personagens da Marvel, com excessão do Doutor Doom, que ganha um papel de destaque, e foca mais no personagem de Ashley. Para aqueles que não assistiram, ou não lembram dos trejeitos de Ashley em Uma Noite Alucinante, boa parte da graça da HQ é perdida. A estória não explica como a epidemia se originou, mas faz um bom trabalho em estabelecer o conceito de universos paralelos (com pequenos diferenças entre si) dentro do univeros Marvel. No caso dessa realidade paralela em questão a única diferença que eu pude notar é que o Capitão America se chama Coronel América.

Zumbis Marvel: Dead Days
Focada inteiramente no heróis da Marvel essa edição única mostra os acontecimentos paralelos a série do "Exército das Trevas". Há novas informações sobre o vírus que causa a tranformação dos personagens mas a causa ainda não é revelada. A HQ tem tempo de mostrar aspectos mais práticos da epidemia, como a racionalização dos heróis para as atrocidades que eles estão fazendo e a frágil resistência que tenta se formar com alguns poucos super-heróis no porta-aviões voador da Shield.

Ultimate Quarteto Fantástico 21-23
Em seguida foi a vez do Quarteto Fantástico ter, não uma edição especial, mas sim uma história do universo zumbi inserida em três edições do Quarteto Fantástico do universo Ultimate.
Para aqueles confusos, a parte referente a universos paralelos é essencial a história dos Zumbis Marvel, porém não é unica deles. Já existia o universo "Ultimate" onde uma versão mais jovem do Quarteto Fantástico age.
Pois muito bem, de alguma forma o Reed Richards do universo dos Zumbis (o mesmo que vimos nas edições de Dead Days e Exército das Trevas) conseguiu se comunicar com o Reed Richards do universo Ultimate e convencê-lo de que ele precisava contruir um teleporte interdimensional para que ele pudesse ajudar o Reed Richards zumbi (que usava hologramas para se disfarçar e poder se comunicar com o Ultimate Reed) em uma missão especial. Mas isso era mentira e não passava de um plano dos zumbis para tentarem se teleportar para o universo "Ultimate". O Quarteto Fantástico Ultimate chega a ir para a dimensão dos zumbis mas consegue escapar com a ajuda de Magneto que aparentemente é um dos últimos não infectados e fica para trás para destruir o teleportador impedindo que os zumbis passem para o plano Ultimate.

Zumbis Marvel
 Uma série de cinco volumes lançada explusivamente sobre os zumbis. Ela começa imediatamente depois do fim da série do quarteto fantástico. Magneto tem que lidar com a horda de zumbis atrás dele depois de ele ter ajudado o "Ultimate" Quarteto Fantástico. As coisas se complicam com a chegada do Surfista Prateado e de Galactus. A conclusão da história mostra um terror sem fim e não mais restrito ao planeta terra.
Essa série põe pela primeira vez os zumbis como protagonistas ao invés de antagonistas da história. Eles arguementam entre si, fazem planos e combatem. Todos são obrigados a lidar com as grotescas metamorfoses causadas pela transformações em mortos-vivos. Aqui a estória realmente toma contornos de terror. O clima é bem mais pesado do que nas outras histórias até agora.

Ultimate Quarteto Fantástico 30-32
 Retomando a história do universo Ultimate o Quarteto Fantástico enfrenta problemas com a sua cópia zumbi que havia escapado do universo zumbi e vindo para a dimensão deles. No fim os problemas são resolvidos e o Doutor Destino do universo Ultimate vai parar na dimensão do zumbis, salvando o mundo todo.


Pantera Negra 27-30
O Pantera Negra, Ororo, o Coisa e o Tocha Human do universo Marvel principal também acabam se também acaba se envolvendo com o universo Zumbi em suas histórias. Ao ficar no Edifício Baxter com o Tocha Humana e com o Coisa, na ausência do Sr. Fantástico e da Mulher-Invisível, o Pantera Negra e sua esposa Tempestade acabam sendo teleportados para outro planeta ao lidarem com um monstro inter-dimensional e quando esse mesmo planeta é invadido pelos Zumbis Marvel (agora detentores dos poderes de Galactus, após o terem devorado) eles percebem que também foram parar em um universo paralelo.
Todo o planeta Skrull é consumido pelas versões zumbis de Wolverine, Homem-de-Ferro, Homem-Aranha, Hulk, Johnny Cage e Henry Pym.


Zumbis Marvel 2 
Depois de consumirem toda a comida e planetas do seu universo, os Zumbis Marvel decidem voltar a terra depois de 40 anos do ínicio da infecção zumbi, com a intenção de tentar reparar a máquina inter-dimansional de Reed Richards para que eles possam achar comida em outra dimensão.Enquanto isso na terra alguns poucos sobreviventes liderados por um idoso Pantera Negra tentam sobreviver a essa nova ameaça. 

Zumbis Marvel 3
A praga zumbi chega ao Universo Marvel principal através do Nexus das Realidades localizado em algum lugar dos Everglades na Flórida. Lá uma versão Zumbi de Deadpool ataca uma equipe de heróis da Marvel e o resultado é devastador. Apesar de trágica a situação consegue ser contida e uma infecção em larga escala do Universo Marvel original é contida. Tentado evitar que uma possível nova infecção aconteça a A.R.M.O.R (uma organização governamental ainda mais secreta do que a S.H.I.E.L.D) trabalha em uma vacina para inocular os heróis da Marvel. 
Homem-Máquina e Jocasta viajam para  a dimensão dos zumbis afim de conseguir uma amostra de DNA para que a vacina possa ser produzida. Depois disso as coisas saem rapidamente do controle quando Homem-Máquina e Jocasta descobrem o que aconteceu com  a versão zumbi do Rei do Crime. 
Essa é a versão que menos menciona rostos conhecidos do Universo Marvel, eu nunca havia ouvido falar do Homem-Máquina mas é um personagem muito interessante. Um dos pontos interessantes desse gibi é que pela primeira vez o Universo Marvel principal é vítima da infecção e da ameaça zumbi.

Zumbis Marvel 4 
Depois dos acontecimentos narrados em Zumbis Marvel 3, Deadpool (pelo menos a cabeça de sua contra-parte do universo zumbi) e Simon Garth, um zumbi original do Universo Marvel principal que estava sendo retido pela A.R..M.O.R. para estudos, escapam durante a batalha são capazes de se teleportar para o fundo do oceano. A equipe dos Filhos da Meia-Noite é formada pára lidar com a ameaça da fuga dos dois depois que eles mordem habitantes do fundo do mar e essas criaturas atacam um cruzeiro.
Os personagens são bem trabalhados (porém um tanto exóticos demais) e suas personalidades são satisfatoriamente delineadas. Ao contrário do ínicio da saga dos zumbis Marvel, onde a estranheza predominava e uma das atrações da série era ver os heróis clássicos despreparados para lidar com esse tipo de problema, nesse título ficou claro que a dessa vez a Marvel designou "heróis" de sua linha de terror para lidar com o problema. É interessante ver como esses personagens se saem bem melhor do várias lendas do universo Marvel. 

Zumbis Marvel - O Retorno
Sequência direta dos acontecimentos de Zumbis Marvel 2 quanto depois de superarem a vontade de comer carne humana os zumbis Marvel restantes (Homem-Aranha, Gigante, Wolverine são traídos e teleportados para diferentes pontos do multiverso. 
O Homem-Aranha foi para na Terra-Z um dos universos Marvel que estava intocado pela praga, ele acaba assassinando seus inimigos naturais dessa dimensão e acaba causando a morte do Homem-Aranha deste universo. 
Gigante apareceu na base do Vigia e o comeu, depois atacou as Industrias Stark para conseguir acesso ao teleporte interdimensional do Vigia. Ele consegue seu objetivo e ataca a base lunar de Trovão Negro e Medusa. Quando o Hulk dessa dimensão retorna de um exílio imposto por esses Vingadores. 
Wolverine aparece  na mesma dimensão e é detido pelo Wolverine da Terra Z com a ajuda do Homem-Aranha Zumbi. 
Essa é uma das melhores sagas da série pois mostra um arremedo de Liga da Justiça (?) no universo zumbi e como eles entram em confronto com o os heróis Marvel zumbis. Dos zumbis do universo Zumbi original apenas Homem-Aranha e Gigante permanecem, em lados opostos do conflito que dura anos. Essa sequência da série também ganha pontos por mostrar o que aconteceu com a Vespa, o Pantera Negra e Johnny Cage do universo zumbi quando eles tentaram invadir essa dimensão para parar o avanço da praga zumbi. 
No fim a aparição do Vigia, parece criar um lapso temporal no qual os últimos zumbis restantes nessa dimensão causaram a infecção inicial na dimensão zumbi. 

Zumbis Marvel - Evolução Maligna
Nessa edição é apresentado um crossover entre os zumbis e os macacosMarvel. Ela explica algumas das perguntas restantes sobre a origem da praga de zumbis e está situado cronologicamente depois de Dead Days. Gigante e Vespa tentam invadir o mundo símio e isso traz graves consequências ao mundo zumbi.
Os macacos Vingadores resolvem fazer um ataque preventivo a dimensão zumbi e isso traz consequências graves para os dois lados.

2 comentários:

  1. oonde eu posso baixar em portugues tudo isso ??

    ResponderExcluir
  2. Dei uma pesquisada rápida no google e achei esse link... http://www.4shared.com/dir/1470289/215a59f3/Zumbis_Marvel.html

    Não tem todos, mas tem os principais...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...