Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mass Effect


Mass Effect foi anunciado como o primeiro jogo de rpg cuja a ação é non-stop e que não fica devendo nada para qualquer outro jogo de tiro disponível no mercado. A minha expectativa era grande porque esse é um daqueles títulos que saiu exclusivamente para o Xbox 360. Deixem-me dizer que esse é um dos poucos jogos que entrega exatamente aquilo que promete. A história é ótima e você customiza desde o background do seu personagem até os mínimos detalhes da sua aparência.
O golpe de mestre de Mass Effect é não focar a sua atenção nas pequenas escolhas que você pode fazer com o seu personagem, elas até estão lá, mas aqui o que realmente importa é que você decide quem vive e quem morre, quem chega até a continuação ou não! Ah, sim! Essa é a real evolução que Mass Effect apresenta. As decisões tomadas aqui alteram drasticamente a história de Mass Effect 2, essa sim é uma história que te prende. Há também uma grande qualidade do jogo: relacionamentos. Durante o jogo há um significativo leque de opções para que o seu personagem se envolva românticamente e possa concluir o jogo com uma leve cena de sexo. O legal aqui é que você começa a se importar com o personagem e durante o jogo eu comecei a pensar bem no que eu ia dizer para as personagens com medo de estar indo longe demais e receber uma resposta negativa. Esse temor é justificado pois em Mass Effect as decisões que você toma na conversa, o que fazer, o que dizer , realmente alteram o jogo, não é como aqueles rpg's que quando você escolhia outra opção só para testar o que aconteceria você acabava praticamente os mesmos resultados da versão original. Os personagens respondem as menores minuncias das suas opções de conversa.
O sistema de conversa do jogo é bem enxuto e funciona através do analógico onde você tem uma indicação do tom da resposta e depois que você escolhe aquele tipo de resposta o personagem da uma resposta mais complexa baseado no modo que você escolheu.
Outro ponto interessante é que as posições dessas respostas obedecem sempre a mesma disposição, então você aprende rapidamente onde ficam as opções de cada tipo de resposta e passa a ter diálogos com uma fluidez muito boa.
Os gráficos tem uma qualidade que impressiona e mesmo que você não goste da história vai ser difícil largar o controle depois de ver o nível de beleza e interação do jogo. A dublagem é um espetáculo a parte e simplesmente eleva o nível das dublagens de jogos que conhecíamos até agora. Se antes era aceitável que os personagens soassem todos como atores b de um filme de baixo orçamento e falassem sem parar as mesmas frases sem inspiração e criatividade, depois de Mass Effect isso não será mais aceito.
O jogo cria sua mitologia de uma maneira muito eficiente e apresenta elementos familiares aos fãs de ficção científica mas tem todo um apelo de originalidade. É claro que tudo isso não adiantaria de nada se a ação não fosse satisfatória e ela é.
Os tiroteios são frequentes e realmente movimentam a trama, não é o melhor jogo de tiro, mas é o melhor jogo de rpg com tiroteios decentes e isso não é pouca coisa. Como ponto negativo ficam as side-missions que são dispensáveis e as missões com um "carro-tanque" que não ajudam na jogabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...