Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alan Wake


Alan Wake é o mesmo jogo de sempre e ao mesmo tempo algo novo, pelo menos para mim. Ele foi extensamente alardeado como um "thriller psicológico" mas no fundo não me passou nada além de um jogo de tiro mediano. Claro, há novidades como o capricho no desenrolar da história, um personagem principal que foge do cliché de outros jogos, algumas cenas de flashbacks inspiradas e por ai vai, mas no fundo de tudo não é nada revolucionário como foi anunciado.
A história trata de Alan Wake, um tipo de Stephen King na promoção, que sofre de bloqueio de escritor e que vai a uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos para passar férias com a sua mulher. Lá ela desaparece e Wake acorda uma semana depois do desparecimento dela sem saber o que ocorreu com a sua esposa ou com ele nesse período de tempo.
Quanto as características do jogo, o uso de iluminação como arma é uma sacada criativa mas não muda o fato que trocar uma lanterna por uma arma não é a mesma coisa que reinventar os jogos de terror. O jogo tem uma divisão em capítulos que é muito interessante e lembra um seriado americano. Por falar em seriado americano (e como foi amplamente divulgado) o jogo tem como uma de suas grandes fontes de inspiração o seriado "Twin Peaks". Longe de mim desmerecer o jogo (que eu achei bom, mas não ótimo) mas a sua principal importância para mim foi me fazer lembrar desse seriado. Eu fui procurar na net e ele é muito interessante, vale a pena procurar em dvd ou fazer o download. Mas voltando ao jogo, a trilha sonora é muito boa, cria-se um clima bem interessante ao fim de cada capítulo onde sempre toca uma música que se encaixa na história tem até David Bowie (Space Oddity, uma das minhas favoritas) e no início de cada capitúlo tem até um "Anteriormente em Alan Wake" onde vemos um resumo do que aconteceu no capitulo anterior.


No geral Alan Wake tem uma excelente história, uma jogabilidade razoável mas criou tanta expectativa (ele tem sido comentado desde 2001) que seria praticamente impossível que ele atingisse tudo o que se esperava dele. E de fato o game deixa a desejar. Porém o conceito de série de tv despertou o meu interesse e os produtores do jogo já anunciaram que não haverão sequências e sim novas temporadas dessa série, o que já é suficiente para que eu me comprometa em jogá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...