Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Top 10 Transformações de Atores

Ainda que isso não seja garantia ou mesmo sinônimo de qualidade alguns atores se submetem a mudanças drásticas em seus corpos para garantirem que determinado personagem, normalmente baseado em uma pessoa real, seja interpretado com a maior proximidade possível da realidade. Seja por maquiagem, perda (ou ganho) de peso ou simplesmente uma interpretação magnífica diversos atores se tornaram irreconhecíveis em determinados papéis. Ao longo dos anos tivemos vários exemplos e aqui vai o meu Top 10:

10º - John Voight


O pai de Angelina Jolie ficou absolutamtente irreconhecível como o comentarista esportivo Howard Cosell. Voigtht atua sob uma pesada maquiagem e de peruca, mas para quem viu o comentarista original sabe que a performance de Voight é soberba. Desde o timbre de voz até a cadência das palavras Voight acerta em cheio na interpretação que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.


9º - Charlize Theron
Além da excelente maquiagem Charlize Theron também mudou completamente sua atitude para poder interpretar Aileen Wuornos.  A beleza delicada da sul-africana deu lugar a feiura e paranóia da personagem. Theron ganhou o Oscar de melhor atriz pelo papel.


8º - Robert Downey Jr
Ainda que não tenha passado por nada além do pesado ritual diário de horas de maquiagem para ficar com a pele negra, Robert Downey Jr impressionou muita gente com sua performance de um ator branco que de tão obcecado por seu ofício passa por uma cirurgia para pigmentar a pele que ele possa interpretar um personagem negro. Os maneirismos e voz do personagem são estereotipados, com certeza, mas é impressionante como vemos Downey Jr sumir na pele do Sargento Osiris.  


7º - Tom Hanks

Hanks já havia emagrecido bastante para interpretar um portador do vírus HIV no drama Filadélfia. Depois ele teve que engordar para fazer o técnico beberrão no filme Uma Equipe Muito Especial. Mas nada disso seria tão drástico como a sua mudança em Naufrágo. Para compor o personagem o ator chegava a passar dias sem falar com ninguém e as vezes só se alimentava de água-de-coco.



6º - Jared Leto
Jared Leto sempre apresentou uma figura esguia em grandes produções como Alexandre e Clube da Luta, mas surpreendeu muitos fãs ao abandonar essa silhueta e adiconar muitos quilos no corpo para viver o assassíno de John Lennon, Mark David Chapman. Leto tomava potes de sorvete derretido no microondas coberto com molho shoyu e azeite de oliva. Segundo ele essa dieta foi bem mais díficil do que a que ele teve que fazer para emagrecer para o filme Réquiem de Um Sonho, onde ele interpretava um drogado. Ele engordou 30 quilos para o papel e acabou desenvolvendo gota já que seu corpo não estava preparado para o peso extra. 



5º - Donnie Wahlberg

Donnie é o irmão mais velho e menos famoso de Mark Walhberg. Ele normalmente faz papéis mais fortes e intimidadores como o policial de Jogos Mortais e um sargento aliado na ótima série Band of Brothers. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que Donnie era o paciente raquitíco que atira em Bruce Willis em O Sexto Sentido. Mas a minha surpresa com Walhberg foi em dose duplas pois ele voltou ao corpo frágil e irreconhecível em O Apanhador de Sonhos no papel de um deficiente com a saúde extremamente fragilizada por um câncer.


4º - Eric Bana

Todo Mundo gostaria de ter a dieta de Eric Bana para viver o bandido Chopper no cinema: ficar sentado e consumir grandes quantidades de rosquinhas, cerveja e gordura saturada. O filme virou cult e lançou a carreira do australiano.

3º - Matt Damon
Quando fez Coragem Sob Fogo, Mat Dammon precisou emagrecer tanto para o seu papel que Steven Spielberg considerou não chamá-lo para O Resgate do Soldado Ryan. No ano passado o ator deixou para trás o físico preparado de Jason Bourne para viver um espião gordinho em O Desinformante.

2º - Robert De Niro
De Niro teve que malhar pesado para esculpir o físico de um boxeador jovem o no auge da fama e depois quando a produção foi parada por quatro meses, ele embarcou em uma viagem gastronomica pela França e Norte da Itália. O ator foi de 66 para 97 quilos e teve a sua saúde seriamente afetada, sofrendo graves problemas de postura, respiração e fala.



1º - Christian Bale

O ator emagreceu bruscamente para interpretar um operário insône em O Maquinista e depois teve que ganhar músculos para interpretar o Cavaleiro das Trevas em Batman Begins. Depois ele emagreceu novamente para fazer o irmão viciado de Mark Wahlberg no filme o Vencedor e novamente teve que voltar a boa forma para fazer o novo Batman. Bale já é sinônimo de radicais mudanças na silhueta e durante as filmagens de O Maquinista sua dieta diária incluia apenas uma lata de atum, uma maçã e muitos cigarros. Um médico chegou a ser chamado ao set e orientou Bale a parar imediatamente com a dieta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...