Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Morre Christopher Hitchens, autor de "Deus Não é Grande"

Foi com muita tristeza que comecei o dia de hoje tomando conhecimento da notícia do falecimento daquele que foi uma grande influência para mim: Christopher Hitchens.
Hitchens era um crítico mordaz, ferrenho, irrascível da religião organizada e um debatedor sem igual. Hitchens era tão avasssalador como debatedor que o termo "Hitchslap" (algo como bofetada de Hitchens) foi cunhado em sua homenagem.
Hitchens morreu de câncer na noite de ontem nos Estados Unidos, ele tinha 62 anos. Hitchens, apesar de bastante fragilizado pelo câncer continuou produzindo textos e ensaios até seus momentos finais.
Para mim seu livro mais influente foi "Deus Não é Grande" porém todos os seus livros eram interessantes e compunham leitura praticamente obrigatórias para qualquer ateísta. Seu livro o "Ateu Portátil" era uma leitura esclarecedora sobre os grandes pensadores e como suas visões se entrelaçavam e davam base a vários argumentos ateístas e seculares. Desde Sócrates e Platão, até Mark Twain e Salman Rushdie, passando por Thomas Hobbes e Spinoza, Hicthens soube incorporar argumentos e provocar reflexões sobre as origens e a própria natureza da religião.
Em sua homenagem eu coloco um vídeo com os melhores momentos dele disponíveis no YouTube.

Ps: Eu lamento não poder disponibilizar ele com legenda mas os melhores momentos de Hitchens não estão disponíveis legendados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...