Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Gravataí

Recebi essa descrição da minha adorada cidade por e-mail de um conterrâneo e não resisti a publicar no blog, infelizmente não sei a fonte ou autoria, mas pelo layout desconfio que seja da Desciclopédia:


Gravataí é uma cidade bem meia-boca, manipulada por uma empresazinha de transporte que monopoliza o setor desde a era do gelo. Seu primeiro veículo foi uma bicicleta Monark com capacidade máxima de 57 pessoas de pé e 45 sentadas.

Em época da Semana Farroupilha, os simpáticos viventes locais realizam um churrasco nos buracos do asfalto na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira.

Muito rica por suas belezas naturais, Gravataí é também o centro de esportes náuticos aos domingos, onde, no Rio Gravataí, muitos surfam de canoa, alguns andam de iate e outros lançam cadáveres e peças automotivas nas ondas.

A cidade também apresenta uma grande quantidade de variedades de calçadas: basta você caminhar e notará que, a cada cinco passos, muda o tipo, sem falar nas ecológicas lixeiras colocadas junto com os postes que habitam no meio das calçadas.

Um dos pontos mais visitados na região é o Carrefour, uma novidade local que pode ser uma grande atração para levar sua família e ainda conta com estacionamento para o seu Chevette com segurança e conforto.

O Parque dos Anjos é o centro de reunião de operários e mecânicos de fábricas locais, e também é rico por sua arquitetura das casas pré-fabricadas com janelas de metal na cor verde.

À noite, é exibido o show de baratas dançarinas e pernilongos cantantes na praça central, com entrada franca.

A cidade é perfeita para casais, é romântica e conta com luxuosos botecos de esquina e carrocinhas de Xis nas paradas, onde são servidos jantares com farofa gratinada no óleo diesel e churrasquinho de gato, além do tradicional Xis.


1. Peculiaridades

Gravataí é a única cidade do mundo que baseia sua divisão interna pela numeração das paradas de ônibus! Isso se deve ao desenvolvimento do comércio da cidade, ocorrido total e literalmente à margem da avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, numerada com suas paradas de ônibus pela proprietária da cidade (Sogil).

Assim, um morador da vila Planaltina geralmente vai informar que mora “na 65” quando questionado. Um morador do Passo da Caveira dirá que mora “na 103” e assim por diante.

O sistema de divisão por paradas de ônibus foi criado por Antônio Pinto Carneiro, verdadeiro fundador da cidade. Atualmente esse sistema de divisão tramita como projeto para aprovação no escritório da ISO Foundation, na Suíça.

Antigos moradores contam que algumas pessoas que questionaram sobre uma tal licitação de transportes municipais foram abduzidos por objetos não-identificados de cor amarela e um símbolo muito parecido com o do nazismo que tinha as iniciais S.O.G.I.L.


A parada 79, além de ser conhecida como a “Goethe Gravataiense”, é também o centro de relacionamento do narcotráfico, encontro de gangsters, travestis, emos, donos de bocadas, quebradores de placas de parada, mendigos, cuspidores, “cheveteiros”, patricinhas burras e alguns sobrinhos da tia Ivonete.

O Centro é um grande comércio de lojas e farmácias, onde o cliente é recebido com um caloroso, porém precário atendimento dos vendedores malpagos e sem primeiro grau.

As lojas Pompeia fazem parte da família de qualquer gravataiense que se preze.

Prédios históricos como a Casa Soares, Lojas Ouro Preto e o edifício Schmitz são pontos turísticos.

Vale lembrar que o sucesso dos cinemas, Homem Aranha, foi produzido em Gravataí, onde o super-herói pulava nos dois únicos prédios da cidade: as torres gêmeas Schimitis, o coitado pulava de um prédio para outro, num eterno ping-pong.

Quem vier a Gravataí não pode deixar de experimentar as comidas típicas como o pastel do quiosque, o churros da Rodoviária, Xis do Pandollo e os perus que ficam nas esquinas da praça a noite em frente à prefeitura.


2. Pontos Turisticos

Morro do ItaColomy

O Morro do Colomy é muito conhecido e utilizado pelos adeptos da natureza natural.

Rincão da Madalena

Grande local da ilustre cidade. Lá habitam os marginais, as putas, os travestis e tudo que há de ruim em Gravataí.

Principais características dos moradores:
Cor: branco-sujo
Cabelo: crespo-sujo
Roupas: sujas
Aspecto do Local: sujo
Principal lazer: banho no Açude Sujo do Rincão
Comércio: Robauto S.A., Recepta Ltda. e Leva-Traz Objetos Ltda.
Cidadão Local: Sr. Sujismundo Dick Vigarista
Rincão da Madalena,Terra dos Meus Encantos, uma puta em cada esquina e um corno em cada canto.

Pampa Safári

Um pedaço da África em Gravataí. Uma savana impecável que abriga mosquitos, ratos e cobras. Conta também com animais mais exóticos, como o boi holandês, a galinha-de-angola e o macaco-prego, um típico surfista negão frustrado que reside na cidade.

A palavra “safári” é proveniente do dialeto africano “Swahili”, que significa uma suruba ou bacanal na selva, com a finalidade de procriação, fotografia ou mera diversão.

Diversões

Carrefour

Big

Pizzaria Pandollo

Baile dos Alemão (a 700 quilômetros do Centro, no bairro Glorinha)

Edifício Schmitz

Cemitério Municipal

Câmara de Vereadores (ao lado do presídio)

Lojas Pompeia

Quiosque

Posto da 79

Casa Soares

Tendas de cachorro quente, churrasquinhos de gato e “Búrguers” das “Meias”

Andar na "faixa"

Clube Verteranus

Ficar nas paradas em dia de chuva

Time local: (CSC)Ceramica Sogilis Club.

Gravataí foi eleita por orgãos responsáveis, a cidade que oferece a maior facilidade de atendimento ao habitante em situações não previsíveis. Veja só: Se você estiver de carro e furar seu pneu perto de algumas das 6.527 paradas ao longo da única via pré-histórica da cidade, você provavelmente parará seu carro em frente a uma borracharia, deixará trocando um pneu com o borracheiro, enquanto come um xis ao lado, que com certeza fará nos próximos 15 minutos você inicar o processo de diarréia sistêmica endocitominosa, mas não se preocupe que do lado do xis terá uams das quinhentas e setenta e duas farmácias das Famílias Fonteseca, Rauppey, compre um engov, tome, pegue o carro, pague o borracheiro e abasteça em um dos 7859 postos de gasolina. O interessante que é sempre esta sequência que você encontrará ao longo da avenida: Borracharia, ao lado do xis, ao lado do xis uma farmácia e ao lado da farmácia um posto de gasolina. Mas reze para não estourar o pneu num belo dia de domingo, onde a cidade se transforma numa verdadeira cidade fantasma, que é tipíco de comerciantes que fecham seus estabelecimentos às 12:00hrs da tarde e reabrem somente às 15:00hrs, pelo direito sagrado de almoçar com a familia e sestiar depois do almoço, em pleno século 21.


3. Parcão

Um dos principais parques de Gravataí, fica no Centro da cidade. Antigamente foi um mato com um banhado no meio. Hoje é um mato com um banhado no meio e com pessoas tambem, além de diversas especies de animais. Grande zoológico gratuito. A fauna é rica em ratões, cobras, lagartos, patos e crocodilos. Possui uma torneira utilizada por mendigos para lavar suas roupas.

Às vezes acontecem grandes shows. Bandas como Iron Maiden, Metallica, Black Sabbath e Judas Priest incluíram o local em sua turnê. Uma edição do Ozzfest está sendo preparada para 2087, em que Ozzy cantará com Satãsinsk. É ponto de encontro de moradores do Morro do Coco e do Rincão que passeiam desfrutando dos objetos alheios. Jovens se divertem ouvindo funk e Calypso no volume máximo dos seus Chevettes. Famílias tomam chimarrão e crianças se divertem pegando tétano nos balanços do parquinho.

No final da tarde, o pôr-do-sol é apreciado por maconheiros e idosos que estavam desde as 10 da manhã no local.. À noite é aberto o comércio de mercadorias adquiridas durante o dia ou não vendidas anteriormente. Pode-se namorar ao som dos mendigos e maloqueiros que cantam ao luar.

A pesca ainda está em desenvolvimento no banhado que fica no meio do parque, pois ainda não se sabe quando estará pronto o McDonald’s que ficaria submerso no laguinho, segundo projeto de Oscar Niemeyer. A melhor vista para namorar é a do Fórum que se localiza à direita dos prédios construidos na década de 1920, onde Dom Pedro II se hospedou quando veio. No local haverá em breve pista de pouso para helicópteros.


4. Parada 79

O assim chamado ponto de encontro da pequena burguesia emergente da cidade. Lá se encontram diversas lancherias para todos os gostos (de cheeseburger).

Vale lembrar que o verdadeiro cheeseburger é chamado de “xis”, seguido de seu recheio (Xis Bacon, Xis Coração, Xis Costela). É nesse local que é produzido o melhor Xis do mundo, sendo exportado para Uganda e Tanzânia.

É na 79 que se encontra o posto de gasolina mais badalado da cidade, o local ideal para encontrar playboys em desenvolvimento e patricinhas burras esperando por um playboy em desenvolvimento.

Por sua semelhança (?) noturna com a Avenida Goethe da capital Porto Alegre, a 79 é também conhecida como a “Goethe Gravataiense”.


O Parcão foi eleito pela Revista Top Eira, o primeiro cenário de cartão postal de cidades periféricas para perfeitas fotos para debilóides e patricinhas fazendo beicinho e sinal de vitória colocarem em seus perfis no Orkut.

O Eterno Chimas é celebrado a cada final de tarde, reunindo descerebrados e anonimos de todos os recantos vilazeanod da cidade.


5. Botecos de Gravataí

Sua gastronomia, rica em bebidas alcoólicas, sempre fornece uma gama enorme de opções. O público é bem variado, de todas as raças e religiões — principalmente a umbanda, manifestada atrevés de rituais em volta da cachaça.. É visto com frequência o ator Dado Dolabella causando tumultos na frente do Drink Cátia, ali na 73.

Serve-se todo tipo de bebida nos botecos da cidade. Os valores são de R$0,50 a R$ 1,00 a dose. Para quem não tem dinheiro, água sanitária é fiado em alguns locais. Cigarros da melhor qualidade, como Bill, Blitz, Derby, Potro, Dallas, Dólar, Yndi, Campeão e Cancerousos, são cortesia para quem consumir mais de R$ 2,00.

A decoração da maioria dos botecos é acalorada por vidros de ovos em conserva, pepinos com merengue, baba de bêbados etc. A seleção musical é altamente influente: artistas renomados mundialmente como Wando, Amado Batista, Calypso e Tina Turner quebram o silêncio da noite.


6. Lema da Cidade

Antes Gravataí do que Alvorada!

6 comentários:

  1. Cara, levei 3 dias pra ler, mas valeu muito a pena! Até senti saudades de casa...



    NOT!

    ResponderExcluir
  2. Cara !
    Ja conhecia um pouco desse texto, achei interessante e muito preconceituoso. Tem coisas que já mudaram, Glorinha não é mais bairro de Gravataí a uns 15 anos, é cidade, sei lá, pracisamos ver a nossa cidade com outros olhos ... mas é divertido.

    ResponderExcluir
  3. Cara, mas tu é bizarro mesmo hem!!
    moro em gravatai, e não vejo este nojo todo. logico.. entendo que vc esteja apenas se divertindo!
    mas a cronica é boa.
    parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. gravatai não é uma cidade meia boca coisa nenhuma para mim é uma ótima cidade nasci cresci e quero morrer aqui com certeza gravatai é tudo de bom para quem fala que gravatai é uma cidade meia boca é por que com toda a certeza do mundo não conhece cachoeirinha tramandai no inverno e outros cidades bem meia boca que já tive a oportunidade de conhecer odiei trechos de seu texto...........

    ResponderExcluir
  5. quem escreveu essa porcaria com certeza é bem menos do que acidade ´MEIA BOCA`

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque ele fala tanto em chevetes... Mew a cidade tem a maior fábrica de automóveis do mundo (General Motors) e agora está sendo construído o maior prédio no estado do Rio Grande do Sul, ultrapassando todos os prédios de POA e das outras cidades, por isso esse sem noção bastardo deveria cuidar o que diz aaaa, o símbolo da sigil é um catavendo, to feliz aqui, faço curso técnico, estudo, moro uma boa casa, vou me casar logo, não sou nenhuma chinelona e tenho orgulho de dizer que moro em Gravataí...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...