Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fotografias Post-Mortem


Descobri isso no YouTube e achei que era mentira, mas o Wikipedia acabou confirmando:

"Foto post mortem é uma fotografia de uma pessoa morta. Esta era uma prática muito comum no século XIX, frequentemente na Era Vitoriana e muitas vezes, para fazer parecer que as pessoas ainda estavam vivas, eram feitas armações de madeira que sustentavam os falecidos por baixo de seus roupas, dando assim um aspecto vivaz.
Estas fotografias serviam mais como uma lembrança para recordar o falecido um lembrete da mortalidade das pessoas. Isso era especialmente comum com bebês e crianças pequenas; na Era Vitoriana taxas de mortalidade infantil eram extremamente elevadas, e uma fotografia post-mortem pode ter sido a única imagem da criança que a  família tinha. A invenção posterior do "carte-de-visite", que permitiu que várias impressões fossem feitas a partir de um único negativo, permitiu que várias cópias da imagem pudessem ser enviada à parentes.

De uma certa forma isso me faz pensar que tinhamos uma relação ligeiramente diferente com a morte. Não tinhamos tanto medo, e consideravamos a praticidade da situação. Ainda que seja estranho me parece, em um sentido um pouco tétrico, que tinhamos um respeito maior pelos mortos e passavamos pela incoveniência de andarmos com um defunto por aí simplesmente para termos uma recordação definitiva deles. Assim como a morte era uma coisa mais comum, não estavamos tão preparados a simplesmente perder um ente querido e esquecê-los rapidamente. Nada contra ou a favor aqui, apenas uma constatação.

Depois disso eu não dúvido de mais nada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...