Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FIFA 11 - O que mudou?

Essa semana eu recebi o FIFA 11, comecei a jogar e decidi comentar sobre as principais mudanças que eu notei no jogo. Apesar de eu normalmente só comentar sobre um jogo depois de terminá-lo, no caso do jogos de futebol isso significa terminar uma temporada como treinador já me satisfaz. Eu ainda pretendo fazer isso com o FIFA 11, mas por enquanto vamos as primeiras impressões. Afinal o que muda? Já na abertura (uma sequência do Kaka saindo do vestiário e indo em direção ao campo) o jogo pretende impressionar com os gráficos e passar um clima mais sério ou profissional se preferirem. Em seguida sou apresentado a uma tela onde o jogo explica que baseado nas minhas conquistas do FIFA 10 (identificado pelo save do jogo na memória do video-game) o jogo me sugere um nível de dificuldade adequado ao meu perfil. Em seguida eu esolho os botões padrões (e personalizações desejadas) dos controles do jogo. Como qualquer pessoa acostumada a jogar Winning Eleven pela última década eu faço as alteração colocando os botões na configuração clássica do PES e aqui uma surpresa. No FIFA 10 eu não consegui colocar o "carrinho" no mesmo botão do "chutão" e acabava colocando no botão do chute. Isso fazia com que seguidamente eu cometesse faltas de ataque enquanto tentava chutar uma bola em gol. No FIFA 11 eu consegui configurar o "carrinho" em seu local clássico e tudo parece ficar mais fácil. Os menus me pareceram mais diretos e reforçaram essa impressão geral de jogo mais sério. Os tutoriais evoluiram sutilmente, e ao que me parecem agora levam em consideração as alterações que você faz no início do jogo referente aos controles o que acaba ajudando bastante ao tentar se aprender os comandos mais avançados. Um ponto que me chamou a atenção foi a sensível melhora na trilha sonora, ainda que essa não tenha nenhuma música brasileira como acontecia no FIFA 10. É evidente que diversas definições do jogo foram mantidas do FIFA  WORLD CUP 2010, como a câmera padrão e o sistema de "postura" para bater pênaltis. Quanto a partida em si até agora o que mais me chamou a atenção foi um realismo bem maior no sistema de passes que claramente altera a perspectiva do jogo. Acabou aquele passe pingue-pongue onde o adversário não tem nem chance de pegar a bola. Uma real novidade, algo raro no que diz respeito aos jogos de futebol, é a possibilidade de se jogar com o goleiro, eu testei e posso dizer que das possibilidades de se jogar em uma posição específica foi a que mais me divertiu. Também verifiquei  a possibilidade de se colocar músicas próprias como canto de torcidas e hinos de time, não cheguei a testar mas a descrição me pareceu muito interessante. Quanto aos times brasileiros eu fiquei feliz ao verificar que a grande maioria dos times tem o escudo e uniformes oficias ao contrário do FIFA 10 onde muitos apresentavam equivalentes genéricos. Também me pareceu interessante que um dos modos carreira explora a possibilidade de ser o técnico do time ao mesmo tempo em que se controla um jogador específico durante as partidas. Novidades como e essa e uma sensível restruturação na mecânica do jogo demonstram que o pessoal da EA GAMES não ficou um ano se vangloriando de ter deixado o PES para trás e de fato trabalhou para nos apresentar um jogo enxuto e solidamente aprimorado.
Para mim a conclusão óbvia é que oficialmente eu estou aposentando o FIFA 10 e o substituindo por um produto de qualidade superior.

Um comentário:

  1. Show de bola véio!!
    Mas por enquanto vou me viciando no Formula 1 - 2010, baaaita jogo...cara, vê com teu amigo, quanto ele cobre pelo Forza 3!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...