Páginas

domingo, 14 de março de 2010

Top 5 - Heroínas de Ação

Eu estava pensando a respeito de filmes e eu comecei a pensar o quanto diversos filmes, se não a maioria, buscam que tenhamos uma identificação com o personagem principal. Seja um herói, um anti-herói, uma pessoa falha, um cara que fracassa com as mulheres, um conquistador, um covarde com seu glorioso momento de coragem ou um corajoso enfrentando seus medos, seja quem for nos identificamos com essa pessoa porque todos nós temos esses momentos. A questão que me motiva aqui é que todos esses personagens com quem eu me identifico são obviamente homens. O que eu me pergunto é como as mulheres se relacionam com eles? Identificação? Empatia? Admiração? Bom, eu não tenho certeza, mas acredito que seja da mesma forma que eu me relaciono com as mulheres que ocupam a posição contrária. Eu posso dizer que são heroínas que eu admiro, mas aqui cabe um avaliação. Há as histórias que acompanhamos por uma curiosidade (mórbida ou não) mas que não exigem de forma alguma que você necessariamente se identifique com o personagem principal. Ainda que exista um publico alvo para isso eu com certeza não me enquadro no perfil de pessoa que se identificaria com a batalha diária de Michele Pfeiffer em "Intimo e Pessoal" ou com a dura tarefa de Meryl Streep em "A Escolha de Sofia", eu assisto pelo valor da história e porque há uma carga emocional. Mas não é a mesma coisa que a identificação gerada por um protagonista masculino. Eu não sei quanto a vocês mas com certeza na minha infância eu disparava metralhadoras imaginarias e me pendurava em chicotes não menos fictícios movidos por "Rambo" e "Indiana Jones". O ponto aqui são as heroínas de ação que conseguem ultrapassar a pura curiosidade e não podendo conquistar a identificação com o público masculino conquistaram seu espaço (sem precisar apelar para a sensualidade) da mais pura admiração dos homens. Personagens que vale a pena admirar:
Ellen RipleyAlien, O oitavo passageiro - Aliens, O Resgate - Alien 3 - Alien, A ressurreição

Quem diria que um dos monstros mais emblemáticos do cinema seria apenas um coadjuvante para Sigourney Weaver. Ellen Ripley não é apenas uma personagem memorável e corajosa ela é uma personagem que amadurece durante a quadrilogia e se transforma em uma lenda no final da série. No primeiro filme ela é a voz da razão na tripulação da Nostromo e sem dúvida a mais corajosa, no segundo filme ela mantém sua coragem mas mostra claramente a carga emocional do trauma que carrega além de deixar aflorar seu sentimento materno. No terceiro filme ela evoca traços do "Homem Sem Nome" de Eastwood enquanto vaga pelo planeta prisão Fiorina. Verdade que o quarto filme não fez jus à série, mas ele faz justiça ao personagem ao tratá-la como uma ameaça tão séria como os Aliens. A quintessência da mulher guerreira, Ripley figura sozinha como o tipo de personagem que não é definido pela situação em que se encontra mas pela força de seu caráter.


2º A Noiva - Beatrix KiddoKill Bil, Vol.1 - Kill Bill, Vol.2

Quentin Tarantino já nos presentou com uma galeria interessante de personagens femininas desde a aeromoça de Pam Grier, em Jackie Brown, até a própria Uma Thurman em Pulp Fiction, mas é em Kill Bill que ele atinge a perfeição contando a história da Noiva.
Eu não consigo pensar em nenhuma outra personagem que consiga emular tantos vilões ao mesmo tempo, desde Darth Vader até (novamente) o "Homem Sem Nome" de Eastwood, e ainda sim consiga ser um personagem bem definido sem perder sua feminilidade.

Samantha CaineO Despertar de Um Pesadelo

Samantha Caine é a fantasia de toda a dona-de-casa, em um dia você é a mãe que frequenta a reunião de pais e mestres e no outro uma agente altamente treinada, capaz de meter medo no coração dos mais medonhos terroristas. A personagem distribui socos , chutes e rajadas de metralhadora com a mesma desenvoltura (e muitas vezes até melhor) que vários heróis de ação. E talvez essa seja a melhor vantagem desse filme e da personagem, essa não é uma história de ação sobre uma mulher (sou capaz de dizer que tirando a gravidez dela o roteiro mal leva isso em consideração) é uma história de ação que é muito bem feita, divertida e que acaba sendo interpretada por uma mulher.

Erica BainValente

Como se esperaria de um filme protagonizado por Jodie Foster esse filme tem uma história sólida e cativante. Mas o que chama mesmo a atenção é até onde a personagem vai com sua obsessão e faz você acompanha-lá avidamente. A personagem é tão forte que mesmo tendo absoluta certeza de que ela foi longe demais e será pega por seus crimes, você se vê torcendo para que ela continue com sua sede de justiça e com o consequente banho de sangue.

5ºLaura BurneyDormindo com o Inimigo

Eu lembro de ter assistido a "Dormindo com o Inimigo" e pela primeira vez um personagem me fez ter uma raiva duradoura dele, nesse caso o marido controlador e violento interpretado por Patrick Bergin, eu realmente acho que ele deveria ter sido indicado a um Oscar por esse filme. Mas o que realmente vale a pena no filme é o contra-ponto oferecido pela personagem de Julia Roberts (que foi indicado ao Oscar pelo papel). Ela é abusada, espancada e acuada pelo marido psicótico mas nunca apela para o choro descontrolado ou para a histeria, ela calmamente prepara a sua fuga e quando a hora chega a executa com precisão. A última fala da personagem antes de atirar no marido é digna de Dirty Harry: "Venham rápido, acabei de atirar em um intruso"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...