Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Livros Que Mudam a Vida: 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer

Bom, há uns dois anos atrás eu comprei um livro chamado "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer" e gostei muito de ler e conhecer alguns clássicos que eu nunca havia ouvido falar. Como se pode imaginar são quase mil páginas e só para olhar as fotos e uma lida "por cima" eu levo três horas". É um ótimo livro/guia, mas em algum momento ele encontrou seu caminho ao organizador de plástico (que eu teimo em chamar de baú) que fica no meu quarto e que guarda os livros que eu não leio mais. Ultimamente a questão de quantidade de filmes que eu assisto tem sido um problema. Primeiro por que eu não tenho mais conseguido assistir a todos os filmes que eu compro e muito menos postar algo interessante sobre eles aqui no blog. Recentemente o João Colombo, colega do blog "Cinema Sem Frescura", me comentou que segundo um professor de faculdade dele para se considerar um crítico de cinema uma pessoa deveria assistir a pelo menos 300 filmes por ano e isso só contando os inéditos, os clássicos como Poderoso Chefão deveriam ser assistidos no mínimo uma vez por ano. Bom, que tipo de vida social esse suposto crítico se permitiria ter é uma incógnita para mim, mas mesmo assim eu levei em consideração o número.
Fiquei pensando nos clássicos que eu ainda não vi e em como a descrição de alguns deles parece boa demais para ser verdade. Bom, até ai tudo bem, mas na última vez que o Derek veio aqui em casa ele insistiu em revirar o meu organizador para achar uns livros que ele havia deixado comigo e que se esqueceram de voltar. Remexendo no baú encontramos o livro "1001 Filmes..." e eu o coloquei à mão novamente para leituras ocasionais ( aquela quando se está sentado no vaso)...
Me ocorreu que uma vez que eu estava me debatendo com a culpa de não assistir filmes o suficiente (pelo menos não os clássicos) e como o tempo tem sido uma questão cada vez mais delicada e escassa e eu nunca conseguia aproveitar nada disso no blog eu resolvi unir tudo isso sob a mesma bandeira.
Resolvi que vou assistir a todos os filmes mencionados no livro e vou postar a respeito no blog e farei comentários rápidos ou criticas longas dependendo do meu humor e de quanto o filme me afetou. Meu prazo? Bom, o título deixou bem claro: antes de morrer!
Eu imagino que eu tenha assistido a no máximo uns 100 desses filmes e vou dar a minha opinião a respeito dos que eu já vi também, conforme o tempo for passando eu vou incluí-los juntamente com aqueles que forem inéditos para mim.

2 comentários:

  1. Tu já reparou que todo o critico de cinema é feio com uma cara de ex-bohemio? Ele nã precisa de vida social. Ela já o destruiu. Imagina o José wilker?

    ResponderExcluir
  2. Eles deviam ter critícos de cinema que nem comentaristas de futebol. Já pensou o Paulo Britto? "Mas é bom esse filme, hein ô Batista?"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...