Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Novelas

No meu grupo de amigos virou um xingamento razoavelmente aceito chamar alguém de "noveleiro". Ele é usado quando a pessoa em questão se traí e acaba deixando transparecer que assiste ou ao menos sabe de algum assunto relacionado à novelas. Com a atual qualidade das novelas eu posso dizer que não tenho nada contra esse adjetivo ter ganho uma conotação tão negativa. Porém para a maioria dos brasileiros, queiram eles ou não, as novelas fazem parte de suas vidas. Eu mesmo percebi que não assisto a uma novela com um real interesse na trama há bem mais de uma década. Mesmo assim elas estão "lá".
Quando eu morava sozinho eu costumava ligar a tv e deixar alguma novela ligada para "fazer companhia" enquanto eu navegava na internet. Quando eu morava com a minha mãe eu tinha que fazer silêncio durante a novela e acabava assistindo de qualquer forma. Quando eu a minha esposa jantamos lá está a novela ligada e nós absurdamente hipnotizados por uma história pela qual não nos interessamos e frequentemente criticamos. A novela se tornou o nosso "alvo fácil". Algo que ambos detestamos e apreciamos criticar porém inexplicavelmente nos vemos absortos naquela estória insípida. Até mesmo em fases da minha vida que eu absolutamente não assisti a um capítulo sequer de uma novela, eu ficava sabendo das tramas, bordões e maneirismos dos personagens através dos inevitáveis comentários de colegas de trabalho e parentes.
Comecei a pensar nisso e percebi que eu acabei acompanhando várias novelas "sem querer". Mas antes disso havia uma época em que as novelas eram ótimas e acompanhadas com entusiasmo. As tramas eram instigantes e eu acompanhava com surpresa e interesse o desenrolar da trama. Uma época na qual eu sabia o nome de todos os personagens e curtia até as musicas temas.
Hoje em dai eu vejo tramas imbecis e personagens rasos. Enquanto antes poderíamos ficar nos perguntando o que aconteceria no próximo capítulo, hoje eu (e qualquer pessoa com um QI acima de -10) consegue perceber o que vai acontecer com um mês de antecedência.
Antigamente quando eu ouvia falar que "Renascer" ou "Próxima Vítima" foram exibidos em dezenas de países em pensava em como isso era uma evidência de que algum entretenimento de qualidade era produzido no Brasil. Se hoje em dia alguém me disser que "Passione" ou "Fina Estampa" foram vendidas para outros países eu vou considerar isso apenas como uma prova de que há países extremamente carentes de qualquer tipo de entretenimento de qualidade.
Bom, não temos mais novelas de qualidade, ou pelo menos, não temos mais a mesma qualidade de antes nas novelas, mas enquanto eu dava uma olhada nas novelas do passado para escrever este post eu percebi um aspecto interessante dessa "revisão".Cada vez que eu via uma novela na lista eu lembrava da época em que ela passou e como ou onde eu estava. Pensando em retrospecto seria bastante esperado que lembrássemos de um período de nossas vidas que durou meses e foi marcado pela visualização quase que diária de uma determinada trama. Porém eu nunca havia percebido essa relação. Resolvi colocar aqui a lista de todas as novelas da globo do horário nobre que eu lembro de ter assistido (em ordem cronológica reversa) e espero que alguns de vocês consigam lembrar das histórias, músicas e modas (lançadas ou não pela novela) que compartilharam da mesma época.





































2 comentários:

  1. Lembrei de seis, argumentos (histórias)! r*** Dos nomes? Lembro de pouco mais da metade. Pelo jeito sou pouco noveleira! Mas achei legal ver ttos plimplins!

    ResponderExcluir
  2. Ô Letícia, obrigado por comentar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...