Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Gerações de Video- Game

Eu não tive um dia muito produtivo e quando isso acontece o que me resta é voltar para casa para os adoráveis braços do meu video-game e ser prontamente recebido com a promessa de um excelente jogo para esquecer das mazelas da vida. Frequentemente eu falo aqui no blog sobre o meu deslumbramento com a atual geração de video-games e com o Xbox 360. Lendo mais a respeito eu descobri que o console faz parte da sétima geração de video-games. Baseado nisso resolvi fazer uma compilação das gerações anteriores, desse hobby que felizmente cresceu junto com seus usuários.

1º Geração
A primeira geração de consoles de videogame durou de 1972, com o lançamento do Magnavox Odyssey, até 1977, quando o "pong" estilo de fabricantes de consoles deixou o mercado em massa, devido à introdução e ao sucesso dos consoles com microprocessador.

Atari/Sears Telegames Pong

Magnavox Odyssey 200
 
Atari/Sears Telegames Pong
 Coleco Telstar

Magnavox Odyssey

 2º Geração
Na história do computador e videogames, a segunda geração (por vezes referida como a era 8 ou pouco mais cedo, em menor medida, a era de 4 bits) começou em 1976 com o lançamento do Fairchild Channel F e 1292 Radofin Advanced Programmable Video System.A parte inicial da presente geração viu o lançamento de vários consoles, várias empresas decidiram entrar no mercado, e uma ocorrência de uma porção posterior cuja lançamentos foram em reação direta ao lançamento dos outros consoles. O Atari 2600 foi o console dominante durante grande parte da segunda geração, com outros consoles, como o Odyssey Intellivision, 2, e ColecoVision também tendo cotas do mercado.A segunda geração chegou a um fim abrupto em 1984, em meio ao crash dos video games de 1983.

Magnavox Odyssey²

Atari 5200

Vectrex
 Atari 2600

Bally Astrocade

ColecoVision

Sega SG-1000

Fairchild Channel F

Emerson Arcadia 2001

Intellivision

3º Geração
Na história dos jogos de computador e videogames, a terceira geração começou em 1983 com o lançamento japonês do Family Computer (mais tarde conhecido como o Nintendo Entertainment System no resto do mundo). Embora a geração anterior de consoles também tenha usado processadores de 8 bits, foi no final desta geração que consoles domésticos foram os primeiros rotulado pelos seus "bits". Isso também entrou em moda com sistemas de 16 bits como o Mega Drive / Genesis que foram comercializados de modo a ressaltar as direferenças entre as gerações de consoles. Nos Estados Unidos, esta geração de jogo foi essencialmente dominado pelo NES.
 Epoch Cassette Vision

NES

Atari 7800

Sega Master System


 4º Geração
Na história do computador e videogames, a quarta geração (mais comumente referida como a era 16 bits) começou em 30 de outubro de 1987 com o lançamento japonês do PC Engine (conhecido como TurboGrafx-16 na América do Norte) pela Nippon Electric Company (NEC). Embora a NEC tenha lançado o primeiro console da quarta geração, esse período foi dominado pela rivalidade entre a Nintendo e a Sega através dos consoles Super Nintendo Entertainment System (o Super Famicom no Japão) e Mega Drive (chamado de Sega Genesis na América do Norte devido a problemas de marca). A Nintendo foi capaz de capitalizar no seu sucesso anterior na terceira geração e ganhou uma cota de mercado dominante na quarta geração também. A Sega também obteve sucesso nesta geração e começou uma nova franquia, Sonic the Hedgehog, para competir com a série Mario da Nintendo. Várias outras empresas lançaram consoles nesta geração, mas com exceção do Neo Geo da SNK, nenhum deles foi muito bem sucedido. No entanto, várias outras empresas começaram a tomar conhecimento do amadurecimento da indústria de videogames e começou a fazer planos para lançar consoles próprios no futuro.

Neo Geo

TurboGrafx-16/PC-Engine
 

 Super Nintendo Entertainment System

Sega Mega Drive/Genesis

5º Geração
A era da quinta geração (mais comumente conhecido como a era dos 32 bits e, ocasionalmente, após o lançamento do Nintendo 64, a era 64 bits e mais raramente, a era 3D) refere-se ao computador e video games, consoles de videogame e vídeogames portáteis disponíveis no final do século 20. A quinta geração durou entre 1993-2002 e foi dominado por três consoles, a Sega Saturn (1994), o Sony PlayStation (1994), e o Nintendo 64 (1996). Demografia de vendas dos consoles  variou muito, mas estes três consoles, especialmente o PlayStation, definiu o sistema de guerras entre consoles desta era. O FM Towns Marty, Amiga CD32, 3DO, o NEC PC-FX, e Atari Jaguar também fizeram parte desta época, mas suas vendas eram pobres e eles não conseguiram ter um impacto significativo no mercado, embora o Amiga CD32 estava vendendo bem no momento de um lançamento exclusivamente europeu. Esta época também viu três versões atualizadas do Game Boy da Nintendo: o Game Boy Light (somente no Japão), o Game Boy Pocket e Game Boy Color.Avaliações do número de Bits para consoles em grande parte caiu no esquecimento durante esta época, com as notáveis exceções do Nintendo 64 e o uso pesado de referências ao poder de processamento de 64 bits do Atari Jaguar em anúncios. O número de "bits" citado no console tinham sido utilizados por comerciantes de hardware como uma "demonstração de poder" por muitos anos. No entanto, havia pouco a ganhar com o aumento do tamanho de bits muito além de 32 ou 64 porque uma vez que esse nível foi alcançado, o desempenho depende de mais fatores variados, tais como a velocidade do clock do processador, largura de banda e capacidade de memória.A quinta geração também viu o surgimento da emulação. Durante este período, os agora comumente disponíveis computadores pessoais tornaram-se poderosos o suficiente para emular os sistemas de 8 e 16 bits da geração anterior. Além disso, o desenvolvimento da Internet tornou possível armazenar e transferir imagens de ROM e CD de jogos mais antigos, o que levou a 7 ª geração de consoles (como o Xbox 360, Wii, PlayStation 3, PlayStation Portable e Nintendo DSi) disponibilizar jogos mais antigos para compra ou download.

3DO Interactive Multiplayer 

Nintendo 64

Amiga CD32

Atari Jaguar

PlayStation

Sega Saturn


6º Geração
A era da sexta geração (por vezes referida como a era de 128 bits) refere-se ao computador e video games, consoles de videogame e jogos de vídeo portáteis disponíveis na virada do século 21. Plataformas da sexta geração incluem a Sega Dreamcast, o PlayStation 2, Nintendo GameCube e Xbox, da Microsoft. Esta época começou em 27 de novembro de 1998 com o lançamento do Dreamcast, e foi acompanhado pelo PlayStation 2 em Março de 2000. O Dreamcast foi descontinuado na América do Norte em novembro de 2001 e na Europa no final de 2002. O GameCube foi descontinuado em 2007. O Xbox foi interrompido no Japão em 2005 e no resto do mundo em 2006. O PlayStation 2 ainda está em produção e venda de forma constante.
 PlayStation 2

GameCube

Xbox

Dreamcast


7º Geração
Na história dos videogames, a sétima geração de consoles é a atual, composta por aqueles consoles lançados desde o final de 2004 pela Nintendo, Microsoft e Sony. Para consoles domésticos, a sétima geração começou em 22 de Novembro de 2005, com o lançamento do Xbox 360 da Microsoft, e continuou com o lançamento do PlayStation 3 da Sony em 11 de novembro de 2006, e o Wii da Nintendo em 19 de novembro de 2006. Cada novo console introduziu um novo tipo de avanço na tecnologia. O Xbox 360 HD ofereceu upscaling até 1080p, o PlayStation 3 ofereceu 1080p gráficos de alta definição e tecnologia Blu-ray Disc, e Wii, focada na integração de controles com sensores de movimento, bem como joysticks (o PlayStation 3 também emprega sensibilidade de movimento, mas em menor grau). Enquanto o Xbox 360 oferece controles com fio como um produto autônomo, todos os controles de Playstation 3  podem ser usados em configurações com e sem fio. Há também o caso de outros consoles na sétima geração, como EVO Smart Console e Hyperscan.

Xbox 360

PlayStation 3

Wii

Fonte: Wikipédia.

Bom, de tudo isso a conclusão que eu posso tirar é de que eu já tive um Atari 2600, um Master System, um Nintendo 64 e agora um Xbox 360. Eu já joguei o NES, o Super Nes, o Playstation, o Playstation 2, o Dreamcast, o 3DO, o Neo Geo e o Mega Drive. Também é possível perceber que eu poderia ser um médico ou um advogado bem sucedido se eu não tivesse passado tanto tempo jogando videogames.


E você quais desses video-games teve ou jogou?

3 comentários:

  1. MEU SONHO É COMPRAR UM ATARI !!!
    TE JURO !
    SE ENCONTRAR ALGUM ME AVISA !

    ResponderExcluir
  2. PS3
    XBOX360
    PS2
    PS1
    SUPER NINTENDO
    MASTER SYSTEN
    POLYSATATION
    AXO Q SO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...