Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Top 10 - Filmes favoritos em que os vilões são nazistas

Eu estava jogando The Saboteur para o Xbox 360, um jogo no estilo GTA, mas que no lugar de uma cidade americana você pode vagar livremente pela Paris da década de 40 durante a ocupação nazista. Você joga como um integrante irlândes da resistência francesa. O jogo me diverte muito e me permite matar diversos nazistas, particularmente o meu tipo preferido de vilão. Então comecei a pensar nos filmes que tinham esse bônus, nazistas como vilões, aí vai o meu Top 10:
João Colombo e Rafael Prado ajudaram a escolher os filmes.

1º Indiana Jones e A Última Cruzada
Indiana Jones já havia enfrentado nazistas no primeiro filme mas aqui eles são mais focados e tem intérpretes melhores. Eu sempre achei o último filme da trilogia (vamos desconsiderar o quarto filme por enquanto) como o melhor de todos e os vilões aqui não fazem feio. A cena em que Indy encara Hitler é impagável e Elza Schneider é uma das nazistas mais sexys do cinema.



2º A Lista de Schindler
Para mim o filme definitivo sobre as atrocidades nazistas, o filme tem um tom de realismo e muitas vezes lembra quase um documentário. A trilha sonora é excepcional e ainda segue sendo o trabalho mais tocante de John Williams. Ralph Fiennes tem o seu melhor papel como o monstro nazista Amon Goeth.



3º Círculo de Fogo
Durante muito tempo eu passei reto por este filme nas prateleiras das locadoras. Por uma idiotice minha eu sempre achei que as batalha da segunda guerra contra os nazistas só tinham graça quando eram as dos americanos ou ingleses contra os nazistas. Por alguma razão que me escapa a compreensão eu ficava imaginando que a luta soviética havia sido mais heróica e relevante. Depois de um tempo eu percebi que estava historicamente equivocado, mas não havia um filme que corroborasse essa récem descoberta noção do heroísmo soviético. Círculo de Fogo é definitivamente esse filme. Jude Law, Rachel Weiz, Joseph Fiennes e Bob Hoskins estão todos ótimos, mas é Ed Harris que rouba a cena como um oficial nazista perito atirador que se mostra um personagem quase amigável até mostrar sua verdadeira face. 



4º Bastardos Inglórios
O mais recente filme de Quentin Tarantino esteve em produção por mais de dez anos e no que se refere a destroçar nazistas valeu cada dia de espera.Cristopher Waltz rouba o filme em uma interpretação ganhadora do Oscar.



5º Os Doze Condenados
Doze prisioneiros condenados a morte são recrutados pelo exército para uma missão suicida atrás das linhas inimigas na Europa dominada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Não é o melhor dos filmes de guerra, mas é o melhor dos filmes de "caras durões em uma guerra". Lee Marvin, Telly Savalas, Ernest Borgnine, Charles Bronson, John Cassavetes e Donald Sutherland, só para se ter uma idéia do elenco.



6º O Resgate do Soldado Ryan
Um dos melhores filmes de guerra já feito e um dos meus favoritos o filme de guerra de Spielberg teria uma posição mais alta no ranking, mas não dá muita cara aos seus nazistas (com excessão do prisioneiro que é libertado). Ainda sim, O Resgate do Soldado Ryan tem Tom Hanks em uma grande performance e um clima de "irmão bom" de A Lista de Schindler, ambos filmes de Spielberg. Sempre que eu assisto ao Resgate do Soldado Ryan fico satisfeito em pensar que o mundo não assistiu parado ao que se passou durante o Holocausto.




7º Hellboy
Hellboy foi um sucesso surpresa. Nos Estados Unidos o filme decolou mesmo em dvd e garantiu o lançamento de uma sequência com status de Blockbuster. O filme tem vários acertos e vários detalhes que garantem um filme muito bom, porém um charme adicional é o vilão remanescente do 3º Reich com suas lâminas e corpo recheado de areia e coberto de cicatrizes, além de ser o principal assassino a mando de Hilter: Karl Ruprecht Kroenen.



8º O Aprendiz
Ian McKellen faz o papel de um ex-oficial nazista escondido nos Estados Unidos que acaba influenciando um adolescente americano com implicações sérias para as vidas de ambos. Bryan Singer mostra que estava no mesmo ritmo de "Os Suspeitos" e comanda um grande suspense baseado em um ótimo livro de Stephen King.



9º Operação Valkiria
Baseado na extraordinária história real do atentado organizado por oficiais alemães para matar Hitler esse é um filme onde os heróis e vilões são nazistas. Tom Cruise faz um alemão com sotaque nova-iorquino mas o elenco de apoio recheado de atores veteranos e excelentes e novamente a direção firme de Bryan Singer salvam o filme.



10º O Pianista
Por muito tempo eu não quis assistir ao filme de Polanski pois sempre achei que seria uma versão menor de A Lista de Schinlder, porém apesar de o tema ser semelhante o filme tem seus próprios méritos e conta com uma atuação inspirada de Adrien Brody que ganhou o Oscar de melhor ator pelo filme.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...