Páginas

sábado, 16 de novembro de 2013

Livros que Mudam a Vida: Guerra Mundial Z


Eu já havia lido o Guia de Sobrevivência Zumbi de Max Brooks e assistido ao filme de homônimo de Brad Pitt. Vamos rapidamente deixar o filme de lado pois ele quase não tem nenhum ligação com o livro.
Como o próprio subtítulo deixa bem claro essa é uma transcrição de entrevistas feitas com sobreviventes de uma guerra mundial contra zumbis.
O livro é uma compilação dos relatos de sobreviventes, todos narrados pelos próprios personagens e cada um com apenas um pequeno parágrafo de introdução pelo repórter que compila todas as histórias.
As história apresentadas são as mais variadas possíveis e conseguem prender a atenção do leitor ao fazer você perceber que os acontecimentos sendo narrados estão acontecendo em escala global mas sendo apresentados com um olhar intimista sobre cada situação. Esse, além de três ou quatro relatos mais inspirados, é a grande qualidade do livro: ser épico sem se apresentar em uma escala gigantesca. Você lê o relato de um único soldado sobre uma batalha específica ou de um refugiado em alguma parte inóspita do mundo ou mesmo o esforço desesperado de uma família em deixar alguma cidade e começa a perceber que estas histórias menores são tão abrangentes quanto qualquer batalha a nível global.
Assim como em seu livro anterior Max Brooks (que eu viria a descobrir é filho do diretor Mel Brooks e de Anne Bancroft, a senhora Robinson de A Primeira Noite de Um Homem) mantém um ironia sutil em quase todas as histórias. Não que isso seja necessariamente ruim, o trecho que descreve o que aconteceu com Cuba é certamente inspirado, mas o livro só brilha quando o autor leva algumas histórias mais a sério.
Alguns relatos são bem desinteressantes, porém há alguns que realmente são muito bem construídos e deixam claro todo o potencial do livro.
Um ótimo exemplo disso é o relato da piloto americana obrigada a ejetar de seu avião e que tem que sobreviver em uma corrida frenética para a segurança enquanto recebe orientações de alguém bem familiar através de seu rádio. Outras duas histórias que fazem com que você fique querendo que elas fossem mais desenvolvidas são a da tripulação chinesa que rouba um submarino e acaba enfrentando a grande ameaça dos zumbis no mar e a história do velho cego que sobrevive em meio a natureza enquanto enfrenta a invasão zumbi.
O que acaba sendo um pouco frustrante no livro é o fato das personalidades dos sobreviventes serem bastante parecidas, as vezes durante a leitura eu começava a confundir o narrador atual com o da história anterior.
Levando em conta o preço (R$ 28,80 na Saraiva) eu recomendo para aqueles que gostam do gênero zumbi e guerra mas considerando a diversidade dos relatos há um pouco para todos aqui.

 Dica de trilha sonora para a leitura: World War Z e Crysis 2 Soundtrack


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...