Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

Livros que Mudam a Vida: Carcereiros


Eu devo começar o meu post sobre esse livro esclarecendo a motivação para comprá-lo. Primeiramente eu gosto do fato de o autor Drauzio Varella ser um ateu assumido, ainda que ele não faça disso uma bandeira. Eu já vi ele mencionando em uma entrevista ter sofrido preconceito por seu ateu e eu de alguma forma acredito estar dando algum tipo de contribuição para que esse tipo de preconceito acabe ao comprar livros do autor. Um pouco romântico da  minha parte, é verdade, mas ainda sim motivação suficiente para eu pegar o livro na livraria e considerar a compra. Evidente que o assunto em si me parece bastante interessante por si só, uma visão da vida dos carcereiros contada através da experiência de um médico que tem mais de 23 anos de trabalho voluntário em presídios do Brasil.
O livro é praticamente um complemento à Estação Carandirú, best-seller do mesmo autor que acabou gerando o filme Carandirú. Porém desta vez acompanhamos as histórias pelo ponto de vista daqueles que tentam manter a ordem e a segurança dentro dos presídios: os carcereiros.
Esse foi o primeiro livro de Varella que eu li e fiquei feliz em descobrir que o estilo do escritor é bastante agradável. O ritmo rápido e objetivo proporciona uma leitura envolvente e fascinante. Eu inclusive sugiro ele como re-introdução à leitura de livros de pessoas que perderam o hábito da leitura. Cada capítulo contem uma história ou assunto e o desfecho quase sempre é rápido, eficaz e contundente.
Varella apresenta uma grande obra quando fala sobre as condições precárias das cadeias brasileiras, a tratamento desumano dos prisioneiros e suas crueldades praticamente indescritíveis, os perigos constantes da profissão de carcereiro, os momentos de heroísmo de colegas de profissão, e o destino dos que sucumbem ao suborno.
Infelizmente a leitura acaba se tornando um pouco confusa quando Varella se dispõe a narrar acontecimentos vivenciados por carcereiros que por sua vez lhe contaram suas histórias, em algumas a transição dos pensamentos e impressões do autor para o relato em si não é tão fluído quanto se esperaria e fica ainda pior quando ele relata situações mais tensas que tem um desenrolar mais imediato e cuja a impressão é de que, apesar de extremamente interessantes, pertecem a outro livro.
Mas não se engane quanto a qualidade do livro, esses são erros menores que não comprometem o valor do conhecimento aqui passado.
Eu fiquei com a clara impressão de que o médico sobrepõe o escritor no caso de Varella e ele é na maioria das vezes conciso , claro e direto em suas informações. E quando ele decide usar esse connhecimento para deixar clara sua opinião sobre o problema das cadeias ele o faz com uma clareza e senso de realidade assustadores.

Eu sempre fui o tipo de criança que me fascinava com as histórias de vida de pessoas mais velhas e sempre adorava passar horas ouvindo um tio ou amigo dos meus pais relatar sobre sua profissão ou outros relatos que para mim traziam informações de um mundo desconhecido. Se você tinha um avô ou tio contador de histórias com uma vida interessante então você sabe exatamente o que encontrar no livro de Varella, um relato de vida que fascina aqueles que não tem conhecimento do que acontece por trás dos muros dos presidíos e possivelmente educa aqueles com uma simplória opinião pronta para esse tipo de problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...