Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Top 10 Compositores e Trilhas Sonoras de Filmes


Durante anos antes da popularização da internet a minha única fonte de trilhas sonoras eram as lojas de cd e mega-livrarias do tipo da Saraiva ou Cultura, eventualmente eu encontrava alguma coisa na finada seção de cd's de algum hipermercado. A primeira trilha sonora que eu comprei foi a de O Poderoso Chefão. Eu achei na seção de descontos do Big, acho que paguei uns R$ 9,00. Sério! Nunca fiquei tão feliz por ninguém mais se interessar por esse tipo de música onde eu morava e eles serem obrigados a colocar o preço tão baixo. Eu sempre achei as trilhas sonoras de filme um espectáculo à parte. Elas viviam além do filme e assumiam outras funções. Sobreviviam a seu objetivo inicial e finito e se tornavam imortais enquanto ilustravam minhas leituras de livros e até mesmo meus pensamentos e fantasias. Com a difusão dos players portáteis as trilhas sonoras orquestradas ganharam ainda mais uma função e começaram a poder ser utilizadas como trilhas sonoras para as nossas vidas. Nada melhor do ouvir John Williams no mp3 no caminho para o trabalho ou ouvir James Newton Howard enquanto eu cozinho.
Inicialmente eu havia pensado em fazer um top 10 de trilhas específicas de filmes, depois eu considerei incluir o meu top 10 compositores de trilhas sonoras originais de filmes, por fim eu decidi ser um pouco mais específico e ainda me manter nos dois assuntos propostos anteriormente. Esse será um Top 10 dos Melhores Compositores de Trilhas Sonoras Originais baseado nas duas melhores trilhas sonoras do compositor. Obviamente a lista é baseada única e exclusivamente na minha opinião e nos filmes que eu assisti. Compositores que tinham apenas uma trilha que eu considero ótima (Michael Giacchino, do novo Star Trek, Nino Rota de O Poderoso Chefão e Bill Conti de Rocky) foram omitidos da lista.

10º - Basil Poledouris - Conan, O Bárbaro e Caçada Ao Outubro Vermelho

Basil é um compositor inconstante. Nem sempre eu aprecio o seu trabalho, mas quando ele acerta ele consegue tornar um tema absolutamente inesquecível. Além de ter imortalizado Conan e Caçada Ao Outubro Vermelho, ele também é responsável pela inconfundível trilha sonora de Robocop e de Tropas Estelares.






9º - Vangelis - 1492 - A Conquista do Paraíso e Blade Runner, O Caçador de Andróides
Eu tenho que ser sincero e admitir que eu não fico impressionado com nenhum dos trabalhos de Vangelis além de "1492", "Blade Runner" e "Carruagens de Fogo". O resto da extensa lista de trabalho do compositor realmente não me agradam. Mas essas três trilhas são tão icônicas e maravilhosas que eu não tenho como não me deslumbrar. Obviamente, Vangelis não é um compositor que pode ser usado em qualquer filme, seus temas (alguns diriam excessivamente) eletrônicos exigem uma atomosfera apropriada. Eu acredito que ele acha seu nicho em épicos com uma ambientação não convencional. A estranheza e decadência do futuro de Blade Runner são o pano de fundo perfeitos para os meus temas favoritos desse compositor grego. Eu acredito que ele não tenha a sutileza de Howard ou o "efeito orquestra" de Williams, mas quando Vangelis faz uma trilha sonora ele quebra barreiras e estabelece novos patamares. As trilhas de Vangelis também ajudaram a abrir portaas para outros compositores como Hans Zimmer, outro músico conhecido por seus temas eletrônicos.





8º - James Horner - Star Trek 2 - A Ira de Khan e Aliens

James Horner é um daqueles compositores do tipo ame ou odeie. Não há meio termo. O problema com Horner, ou sua maior qualidade, é o tema comum a praticamente todas as suas obras. Ele praticamente repete e definitivamente recicla diversos de seus temas e os aplica sob novas roupagens a filmes e sensações diferentes. Há semelhanças óbvias entre quase todas as suas trilhas sonoras: Mar em Fúria, Coração Valente, Titanic, Aliens, Avatar e vários outros. Porém, Horner ganha pontos pela familiariedade da sua música e pela facilidade que vai do emocional ao épico. Ele não é muito bom no modo "intimista" como outros compositores como Philip Glass e James Newton Howard, mas quando você tem coisas explodindo e grandes sequências de batalhas e atos extraodinariamente heróicos James Horner é o seu cara. Um dos poucos momentos em que eu achei que Horner foi completamente original foi na trilha sonora de Apocalypto.






7º - Michael Kamen - X-Men e Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões
Michael Kamen (falecido em 2003) tinha um estilo familiar mas ao mesmo tempo conseguia a façanha de mergulhar no mundo dos filmes para os quais compunha sempre conseguindo um tema único e duradouro para a estória. Ainda que eu considere que ele não era muito específico em suas trilhas e acabasse sempre escrevendo trilhas para ambientes e cenas mais do que temas para personagens Kamen conseguiu alguns temas incríveis. A trilha sonora de Duro de Matar é uma das poucas coisas que dá um tom de seriedade e consequentemente de perigo ao filme. Suas trilhas sempre tiveram um ótimo apelo, casando perfeitamente com músicas temas que ele compunha em conjunto com o resto da trilha, o que gerou uma parceria duradoura com Bryan Adams, ajudando a popularizar a venda de trilhas sonoras, esse foi o caso em "Don Juan de Marco" com "Have You Ever Really Loved a Woman", "Os Três Mosqueteiros" com "All For Love" e "Robin Hood - O Princípe dos Ladrões" com "(Everything I do) I do It For You".






6º - Alan Silvestri - Náufrágo e De Volta Para O Futuro
Alan Silvestri poderia facilmente ser definido com um Peter Pan dos compositores de Hollywood. Ele sempre tem a jovialidade necessária para encontrar um tema rico, espernaçoso e enaltecedor. Essas características estão presentes em várias de suas trilhas como "De Volta Para o Futuro", "Forrest Gump" e "Contato", todas colaborações dele com Robert Zemeckis. Mas Silvestri já mostrou uma mão inspirada para filmes de ação e seus temas para "Predador" e "Comando Delta" conseguem evocar ação com tensão, no caso do primeiro e ação com heroísmo, no caso do segundo. O melhor tema de Silvestri na minha opinião é o de Náufrago (mais uma colaboração com Zemeckis), na verdade não apenas dele mas considero um dos melhores que eu já ouvi e que sempre me comove. Náufrago não tem trilha sonora pela maior parte de sua projeção, a técnica foi utilizada para aumentar a sensação de isolamento do personagem de Tom Hanks. Mas no fim do filme somos presenteados com umas das mais comoventes trilhas que eu já ouvi.
Infelizmente, Silvestri não nos apresentou nada digno de nota desde "A Lenda de Beowulf" justamente sua última colaboração com Zemeckis (isso se não considerarmos "Os Fantasmas de Scrooge", mas ninguém assistiu esse filme mesmo). Esperamos que ele esteja de volta a sua boa forma em breve, pois esse ano ele está encarregado da trilha sonora do aguardadíssimo "Os Vingadores".






5º - James Newton Howard - A Vila e Corpo Fechado
James Newton Howard não é um compositor para filmes de ação, ele funciona muito melhor em temas sentimentais e contemplativos ou em cenas nas quais o perigo é mais sugerido do que explícito ainda sim o compositor se aventurou no ramo da ação algumas vezes e teve o significativo resultado de conseguir dar mais "alma" a cenas poderiam ter sido muito menos marcantes não fossem sua trilha sonora, "O Fugitivo" e "Diamantes de Sangue" são bons exemplos. Mas Howard brilha mesmo quando o assunto é o drama e a tensão crescente suas colaborações frequentes com Shyamalan são o ponto alto de sua carreira, apesar da qualidade cada vez menor dos filmes do diretor indiano, o melhor exemplo disso é "Fim dos Tempos" um filme absolutamente ridículo porém com uma trilha sonora brilhante. Para mim os maiores exemplos do talento de Howard são as trilhas de "A Vila", que é atinge um patamar superior de qualidade graças principalmente a sua trilha sonora, e "Corpo Fechado" onde James Newton Howard consegue fazer uma mistura incrível de uma tema que lembra um pouco o "new age" dos anos 90, com uma batida eletrônica e ainda sim manter (e superar) a atmosfera de tensão que ele havia criado tão bem em "O Sexto Sentido", sua colaboração anterior com Shyamalan.






4º - Howard Shore - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei e Os Infiltrados
Enquanto James Horner é sempre reconhecível e familiar independente do gênero do filme no qual esteja trabalhando Howard Shore é realmente um compositor que muda completamente o seu estilo e obra de acordo com o trabalho que assume. Ainda que ele não tenha uma carreira tão longa, seus trabalhos com Peter Jackson e David Fincher são os trabalhos que o definem com mais facilidade ele já pode ser considerado um dos maiores compositores depois de entregar um trabalho tão vasto, espetacular, épico e deslumbrante como a trilha sonora da trilogia de O Senhor dos Anéis. Se Shore tivesse apenas a capacidade de entregar a trilha sonora da série baseada na obra de Tolkien isso já seria um feito e tanto mas seu trabalho em obras como Os Infiltrados, Marcas da Violência e Senhores do Crime atestam a versatilidade desse incrível compositor.






3º - John Williams - Star Wars - A Vingança dos Sith e Os Caçadores da Arca Perdida
Bom, John Williams fez a trilha sonora de todos os Star Wars e de praticamente todos os filmes de Steven Spielberg. Como se isso não fosse o bastante ele é o criador de temas que nunca mais sairão das nossas cabeças como o tema do Super-Homem, a Marcha do Império, e o tema de Tubarão. Sempre utilizando uma orquestra completa ele pode ser reconhecido entre uma semelhança e outra entre seus temas (eu sempre acaba assobiando o tema do Super-Homem quando tentava assobiar a Marcha do Império), mas trabalhos como "A Lista de Schindler" e "Munique" mostram a versatilidade desse mestre.






2º - Ennio Morricone - Três Homens em Conflito e Era Uma Vez No Oeste
Eu posso dizer com algum orgulho que não foi Quentin Tarantino que me apresentou Ennio Morricone, eu me encantei com ele na abertura de Os Intocáveis quando ainda era bem novo. Quanto eu assisti a Três Homens em Conflito e Era Uma Vez No Oeste eu fiquei sem pelavras. Lembro de assistir a esses dois últimos filmes com o meu pai e até ele (que não era muito ligado nessas coisas) comentar sobre a qualidade da música. Ainda que Morricone tenha obras magníficas como a trilha sonora de "A Missão" e de "Cinema Paradiso" eu resolvi colocar aqui as duas trilhas sonoras mais incríveis já feitas e as que definem o gênero de Western até hoje.






1º - Hans Zimmer - O Código DaVinci e O Último Samurai
Zimmer é o mais requisitado (e provavelmente o mais bem pago) compositor de trilha sonoras de Hollywood atualmente. O simples envolvimento do seu nome com uma trilha sonora atualmente já é indicação de que estamos falando de um blockbuster. Zimmer já ganhou um Oscar pela trilha sonora de O Rei Leão e é a própria encarnação do compositor prolífico (só em 2011 ele compôs 10 trilhas sonoras) e versátil. Ele começou a fazer sua carreira com temas eletrônicos e alcançou o sucesso com a trilha de "Rain Man", mas foi em 1994/95 que Zimmer se tornou uma "grife" da música quando emplacou com sucesso estrondoso as trilha sonoras de "Rei Leão" e "Maré Vermelha". Zimmer normalmente se utiliza de um time de compositores e arranjadores e sempre dívide os créditos com eles, o que normalmente impede a sua indicação para o Oscar já que a Academia não considera vários compositores para a premiação.






Menção Honrosa:

James Newton Howard e Hans Zimmer - Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas
 Christopher Nolan é o diretor mais inteligente no que diz respeito a trilhas sonoras, quando ele resolveu assumir a franquia Batman ele chamou o melhor compositor de ação (Zimmer) e deu a ele todas as cenas do Batman, depois disso chamou um dos melhores compositores de cenas sentimentais (Howard) e deu a ele todas as cenas de Bruce Wayne. Ainda que tenham trabalhado juntos apenas no Batman de Chris Nolan e constarem na lista separadamente o trabalho de Zimmer e Howard juntos é fantástico. Quando eu ouvi a trilha de Begins eu fiquei impressionado com três coisas: a ausência de um tema simplista para um herói dos quadrinhos, a qualidade da trilha sonora e como a música conseguia dar alma ao filme. Quando eu escutei a trilha de O Cavaleiro das Trevas eu não conseguia acreditar mas Zimmer e Howard deixavam claro que eles tinham apenas estabelecido o ritmo na primiera trilha sonora e que na segunda é que realmente entraram os temas completos. Quando a trilha do último filme sair eu não ficaria surpreso se fosse a melhor trilha sonora original de todos os tempos.




3 comentários:

  1. When I initially commented I seem to have clicked the -Notify me when
    new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment
    is added I get four emails with the exact same comment.
    There has to be an easy method you can remove me from that service?
    Kudos!

    Here is my weblog: http://connectoria.info/index.php?do=/blog/1003/grosses-finale-des-everest-poker/

    ResponderExcluir
  2. ZIMMER \o/
    IMHO meu compositor predileto também... Nem preciso dizer que achei honesta e gostei da lista, né?
    Hahahahaha
    O que me surpreendeu foi o Williams em terceiro, geralmente quando vejo estas listas ou tipos de artigos há uma punhetação eterna sobre ele.
    Por isso que gostei mais ainda hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe
    Mari muito obrigado pelo comentário. Williams é tão icônico que quase força a sua presença na lista, mas Zimmer é quem realmente sempre prende a minha atenção. Recentemente eu vi Homem de Aço e Zimmer continua imbatível. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...