Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cozinhando com Vinicio - Risoto Cremoso de Maçã


Ok, depois de me vangloriar por ter feito feijão eu achei que seria hora de fazer algo mais elegante, por assim dizer...
Essa receita veio de um calendário que fica em uma mesa do escritório e o qual tenho olhado nos últimos 10 meses... Porém chega um momento da carreira da pessoa em que ela decide que vai fazer algo arrojado e audacioso, algo que vai mudar a forma com a qual ela olha aquele escritório e deixar todos de boca aberta! Então eu decidi: raspar a cabeça e fazer a receita do calendário do escritório! O que? Era isso ou rever os processos da manutenção e mudar os nossos índices de aprovação... No fim o "Risoto Cremoso de Maçã" pareceu a opção mais sensata.
Vamos à receita:

Ingredientes:
1 creme de leite
2 colheres de manteiga (como não tem vamos de margarina, como diz o José Serra: "Genérico é igual ao original")
1 colher de cebola ralada (como eu não ralo cebola eu vou cortar e como eu corto mal eu vou botar quase inteira mesmo).
2 xícaras de arroz 2 maçãs descascadas e cortadas em tiras
1 xícara de chá de vinho branco (não tem, segundo a orientação do Mauricio, meu colega, eu deveria substituir pelo equivalente popular cachaça, mas como não tem vamos deixar assim mesmo)
6 colheres de sopa de queijo prato ralado (aqui outra dúvida: é queijo ralado de saquinho ou eu devo ralar queijo? E se é queijo ralado de saquinho por que não usar umas medidas que dê para entender... Como é que eu vou saber quantas colheres de queijo ralado tem em um saquinho?).


Caldo de Frango
1 1/2 litro de água
400 g de carne de frango
1 cebola picada
4 folhas de louro
1/2 xícara de cenoura cortada em cubos (Porra! Pra que essa frescura de "cortada em cubos"? Já tentou cortar cenoura em cubos? É um saco...)
1/2 xícara de salsão picado (não tinha no mercado então comprei salsinha, o irmão menor)


Modo de Preparo Prepare o caldo de frango colocando em uma panela todos os ingredientes, leve ao fogo deixando cozinhar em chama branda por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja apurado (?). Reserve. Aqueça uma colher de manteiga e doure a cebola. Acrescente o arroz e aos poucos o caldo reservado. Quase no final do cozimento, junte a maçã, o vinho e misture bem. Quando o arroz estiver cozido, acrescente o creme de leite, o queijo e o restante da manteiga. Misture bem e sirva a seguir.


Bom, começamos com o primeiro problema: a receita não específica que eu devo cozinhar a galinha primeiro e depois desfia-la e usá-la na receita.
Depois de uma rápida tentativa de desfiar a galinha crua, o que não gerou bons resultados e ainda por cima parecia mais uma espécie de ritual satânico aviário eu optei por cozinhar ela e desfiá-la depois.
Problema dois: Como cozinhar o peito de frango?
Optei pelo caminho mais direto. Joguei na panela com uma medida aleatória de água e vamos esperar pelo melhor.
Depois de algum tempo (será que eu deveria cronometrar o tempo quando eu passo receitas?) o peito de frango ficou com uma carinha mais apresentável e eu reservei (reservei em linguagem de cozinha significa "coloquei de lado até decidir o que fazer com ele".
Obs: Tirar o frango da panela pode não ser tão simples e cuidado com água fervente: ela queima!!!
Saldo: Mão queimada e ardendo.
Vamos dar início ao "Caldo de Frango"...
Graças ao maravilhoso copo dosador da mãe do Parmalat eu agora não preciso adivinhar as porções de água e posso colocar exatamente 1,5 litros de água! Valeu Dona... Dona... Er.. Mãe do Bruno e do Leo!!!!!
Bom, seguindo a receita é necessário juntar todos os ingredientes em uma panela... E isso inclui o frango e o frango precisa ser desfiado! Então tiramos o frango da reserva e colocamos em campo!
Desfiando o frango!
Obs 2: Espere o frango esfriar! Carne que estava na água fervente queima!
Saldo: Dedos queimados e ardendo.
Meu deus! Porque eles não param de investir em pesquisas para a cura do câncer e não descobrem algo simples como a cebola que não faz chorar...
Um pequeno contratempo, ja que eu esqueci que tinha que cozinhar as cenouras antes também.
Bom a parte do caldo já está no fogo... a cenoura irá com um pouco de atraso mas irá...
Ok, coloquei a cenoura. Na verdade acho que deixei ela tempo demais, porque ela já estava se desmanchando.
Bom depois de misturar todos os ingredientes do caldo e deixar por 1/2 hora no fogo e comecei a seguir os passos finais da receita.
Dourei a cebola com margarina e coloquei o arroz na panela. Comecei a misturar o caldo com o arroz.
Nota mental: Nunca tente passar o conteudo liquido de uma panela diretamente para outra. Derrama. Confie em mim.
Saldo: Pé queimado.
Bom depois de um tempo o arroz começou a crescer e eu percebi que eu havia colocado o conteúdo do equivalente a 2 panelas em apenas 1 panela. E lá vamos nós trocar de panela durante o cozimento! Manobra arriscada, mas tudo correu bem. Quisera que eles dissesem na receita: "Cozinhe utilizando uma panela do tamanho da sua cozinha".
No final, misturei os ingredientes finais no tempo que a receita indica e a aparência ficou boa.
Ficou muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...