Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Como assar churrasco? - Fogo na churrasqueira para Iniciantes



Assim como eu me safei de dirigir até hoje andando no carona eu também sempre evitei assumir a frente do churrasco. Sabe como é, se vai sair churrasco o negócio é furtivamente sair de perto e deixar outra pessoa assumir o controle. No entanto agora que eu vou casar e tenho a minha própria casa com uma churrasqueira evitar isso é impossível.
Com o tempo eu notei que as pessoas reagiam imediatamente com certo desdém quando eu dizia que não sabia assar carne na churrasqueira. Talvez por ser gaúcho, e com raízes fortes na fronteira do estado iss oseja um crime ainda mais grave. Mas como eu mencionei sob as atuais condições essa é uma condição que eu não posso mais me dar ao luxo de sustentar. Pensei também um pouco na minha geração e cheguei a conclusão que a maioria dos meus amigos (e com certeza os mais chegados) não sabem assar churrasco. Definitivamente uma das artes que os nossos pais esqueceram de mencionar juntamente com outras lições menores como cidadania e fidelidade. Considerando essa falta de habilidade na churrasqueira daqueles que fazem parte do meu círculo social eu resolvi dividir com vocês as minhas dúvidas e compartilhar as minhas humildes descobertas a respeito dessa ciência regionalista que é a arte do churrasco.
Eu pretendo explicar o tópico mais profundamente mas por enquanto vamos começar com a parte principal: o fogo!
Sendo um amador no assunto eu pesquisei na internet e achei algumas dicas interessantes, o problema é que cada gaúcho tem a sua maneira 'infálivel" de fazer seu fogo, então vamos ao básico:

-O objetivo aqui é simplesmente fazer o carvão pegar fogo (ficar em brasa) porém sem chamas. Essa é a premissa básica.

Como atingir isso é origem de discussões inteermináveis, vou listar algumas aqui tentando colocar a fonte de cada uma:

*Técnicas do jornal amassado e do papel higiênico

Fonte: Papo de Homem

*Clássico Papel e Garrafa: Enrolar várias folhas de papel jornal ao redor de uma garrafa de refrigerante vazia, colocar no centro da churrasqueira e arrodear a garrafa de carvão, ou seja, o papel ficará no centro do carvão
Fonte: Crelar

*Método Infálivel:  método é infalível....
despeje na churrasqueira a quantia de carvão desejada,
pegue um pedaço de papel higiênico, e enrole na mão formando um copinho, dobre o fundo desse copinho,
para cada saco de carvão vc deve utilizar dois copinhos,
faça pequenos buracos no meio do carvão de forma que vc encaixe esse copinhos, despeje óleo de cozinha dentro dos copinhos mas atenção meio copinho basta, risque o fosforo ou o isqueiro na beirada desse copinho para que ele pegue fogo, em seguida vá fazendo uma espécie de fogueira com carvão em volta do copinho mas sem abafa-lo!!!!
ESSA é infalível, não utilize álcool porque é perigoso, pano e plástico deixam cheiros horríveis....
Fonte: Yahoo Respostas

*Método do Pão:
1- Molhe uns dois ou três pedaços pão velho com álcool, guarde o álcool, coloque os pães embaixo do carvão e acenda nunca leve o álcool pra perto da churrasqueira, pois mer das sempre costumam acontecer. Não use pano use pão.
2- Corte uma vela em três pedaços e acenda, coloque os carvões maiores por cima da cham e é só esperar pegar.
3- Enxarque uns jornais velhos com óleo de cozinha, molhe um pouco os carvões com óleo e toque fogo no jornal e coloque mais jornal se necessário quando o óleo pegar vai que é uma beleza.
4- Uma churrasqueira elétrica também é uma boa pedida para churrascos pequenos eu comprei e gostei.
Fonte: Yahoo Respostas


*Método do Tio do Eddie Murphy:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...