Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Amálgama da Repercussão e da Inspiração Equivocada (no Trabalho)

Dia desses eu estava conversando com uma colega de trabalho e começamos a falar sobre a repercussão do que falamos (e curtimos) no facebook. Isso me levou a pensar no que seria o post mais inadequado possível (ainda que indireto) a ser publicado aqui no blog e compartilhado no facebook.
Pesquisei e logo a ideia de frases criticando o emprego (como instituição humana) me pareceu a mais adequada. Felizmente para a minha vida, e infelizmente para a minha inspiração para o blog, a minha satisfação profissional nunca esteve tão alta. Porém decidi seguir adiante com a ideia já que alguns dos meus leitores podem se identificar com o conceito.
O interessante é que depois de alguns minutos de pesquisa sobre frases relevantes, perspicazes e negativas em relação ao trabalho eu comecei a sentir uma gradativa, porém constante, insatisfação com a minha vida profissional e fiquei surpreso e intrigado. Precisei dar um passo atrás no meu raciocínio para poder considerar a questão e chegar a conclusão de que esse não era o meu sentimento real, de fato, eu estava satisfeito comigo profissionalmente porém havia sido rapidamente influenciado pelos conceitos e idéias expostos nessas frases "anti-trabalho".
A influência de determinadas idéias, e principalmente os sentimentos causados por elas, são tão intensos quanto efêmeros. Por um sentimento que durará horas mudamos nossas vidas irremediavelmente.
Antes que eu possa parecer inconstante eu devo revelar que onde eu mais vi isso acontecer até hoje é no ambiente de trabalho. Me ocorreu que talvez eu tenha visto isso ocorrer na mesma frequência em diversas áreas da vida e não apenas no trabalho, mas essa impressão permaneceu porque é no trabalho que isso se sobressai mais.
Em nossas vidas privadas somos crianças, levemente mais contidos do que animais. Animais sádicos diga-se de passagem e todos os que não são assim, são absolutamente e irreversivelmente monótonos.
Mas quando vamos ao trabalho em nosso ritual diário colocamos nossas personalidades adultas e passamos a utilizar nossa máscara social.
Eu não sou um reacionário e não tenho absolutamente nada contra esse cinismo necessário. Acreditem, na verdade eu sou um entusiasta dele.
O que eu acho interessante observar, é quando nossa criança interior rompe essa farsa e se coloca exposta a vista de todos e o único ambiente no qual isso é irreconciliável com a realidade é no trabalho.
Amalgamando essas questões, a repercussão do que é dito, a influência de ideias negativas e a natureza de nossa relação com o trabalho, eu sou obrigado a considerar o poder da inspiração equivocada.
Pessoas plenamente satisfeitas com algo podem se descobrir necessitando de coisas absolutamente desnecessárias, insatisfeitas com algo plenamente satisfatório ou mesmo arrependidas de decisões sábias baseadas na influência equivocada causada por um conselho descabido, uma propaganda tendenciosa ou um post ardiloso.

"Era verdade que eu não tenho muita ambição, mas deve haver um lugar para as pessoas sem ambição, quer dizer, um lugar melhor do que o normalmente reservado. Como diabos um homem pode gostar de ser acordado às 6h30 por um despertador, pular da cama,  se vestir, se alimentar forçadamente, ir ao banheiro, escovar os dentes e cabelo, e lutar contra o tráfego para chegar a um lugar onde essencialmente você fez muito dinheiro para outra pessoa e é obrigado a agradecer a oportunidade de fazê-lo?" Charles Bukowski

"Uma das coisas mais tristes é que a única coisa que um homem pode fazer durante oito horas por dia, dia após dia, é trabalho. Você não pode comer oito horas por dia, nem beber oito horas por dia, nem fazer amor por oito horas, tudo que você pode fazer durante oito horas é o trabalho. Essa é a razão de por que o homem faz de si mesmo e de todo mundo ao seu redor tão miserável e infeliz. " William Faulkner

"Eu vejo todo esse potencial, e vejo esbanjamento. Caramba, toda uma geração de frentistas e garçons, escravos com golas brancas. A publicidade nos faz perseguir carros e roupas, trabalhando em empregos que odiamos para que possamos comprar merdas que não necessitamos. Nós somos os filhos do meio da história, homens sem nenhum propósito ou lugar. Nós não temos nenhuma Grande Guerra, ou Grande Depressão. Nossa grande Guerra é a espiritual ... nossa Grande Depressão é nossas vidas. Nós fomos criados na frente da televisão para acreditar que um dia seríamos todos milionários e deuses do cinema e estrelas do rock. Mas nós não seremos. E nós estamos aprendendo lentamente esse fato. E estamos muito, muito irritados. " Tyler Durden

"O trabalho é o refúgio de pessoas que não têm nada melhor para fazer." Oscar Wilde

"E se eu lhe dissesse que insano é trabalhar 50 horas por semana em algum escritório durante 50 anos, e no final eles te mandam embora;  e você acaba em alguma clinica geriátrica esperando para morrer antes de sofrer a indignidade de tentar  chegar ao banheiro a tempo? Será que você não considera isso loucura?" Garland Greene

"Todos os trabalhos pagos absorvem e degradam a mente" Aristóteles

"Devemos acabar com a noção absolutamente enganadora de que todo mundo tem de ganhar a vida. É um fato hoje que um em cada dez mil de nós pode descobrir um avanço tecnológico capaz de sustentar todo o resto. A juventude de hoje está absolutamente certa em reconhecer este absurdo de "ganhar a vida". Continuamos inventando empregos por causa dessa falsa ideia de que todo mundo tem de ser empregado em algum tipo de trabalho penoso, porque, de acordo com a teoria darwiniana malthusiana ele deve justificar seu direito de existir. Portanto, temos inspetores de inspetores e pessoas fazendo instrumentos para inspetores inspecionarem inspetores. O verdadeira negócio de pessoas deve ser o de voltar para a escola e pensar sobre o que quer que fosse que eles estavam pensando antes que alguém vir e dizer-lhes que tinha de ganhar a vida."
R. Buckminster Fuller

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Turma do Parobé - Pérolas

Na minha antiga turma na UCS eu consegui montar um post fazendo um breve apanhado das pérolas mencionadas em sala de aula. O meu curso técnico no Parobé parece ser a oportunidade ideal para uma nova remessa de pérolas pronunciadas por professores e alunos. As primeiras semanas já renderam material suficiente, mas conforme forem surgindo novas pérolas eu as adicionarei aqui...

Nas primeiras aulas pouca gente conversava e a interação foi bastante restrita. A turma se viu repentinamente mais unida quando na primeira aula de "Comunicação e Expressão" a professora faltou e de alguma forma a culpa foi nossa! A "gentil" secretária do colégio, foi bastante específica quanto a sua capacidade auditiva ao gritar para toda a turma que apenas um aluno poderia falar por vez...

Outra surpresa agradável da primeira semana foi descobrir que a irmã perdida do Raul Gil era nossa professora de Cálculo Técnico e Materiais de Construção.
Ela rapidamente cunhou um novo bordão procurando assegurar seu sucesso com o público jovem: É ou não é?

Na primeira aula de sábado, tivemos mais algumas revelações sobre nosso grupo, que agora começava a revelar um pouco mais sobre suas reais intenções. No que se revelou praticamente um golpe de estado, a até então pacata, Deise se auto-elegeu como Líder da turma.


O poder rapidamente subiu a cabeça da jovem ditadora, como podemos verificar na foto abaixo, onde ela fala descontraidamente ao telefone enquanto a professora tentava dar aula.

Ainda na mesma aula nossa querida colega Emanuelle (por favor não riam do nome dela) revelou toda a sua frustração por não ter entrado na UFRGS mas foi prontamente acalmada pelo discurso poético professora de Geologia que explicou que mesmo sendo loira ela ainda tinha uma chance.

É verdade que todos os integrantes do sexo masculino presentes na turma ficaram bastante animados com o fato de que o contingente feminino da turma além de bastante qualificado era também mais volumoso do que esperávamos. O mais entusiasmado com o fato foi o nosso colega Renan, que prontamente providenciou uma lista com os detalhes e contatos de todas as colegas. Quando questionado sobre suas intenções com a lista Renan esboçou a seguinte reação:
O entusiasmo de Renan pode ser facilmente compreendido já que o universo feminino é algo novo e diferente para ele. Logo na primeira aula ele confidenciou para a Líder de que ele é um "ex-gay".

Outro integrante interessante da nossa turma é o Mateus, ele parece extremamente simpático e você nunca o julgaria por inconveniente até ele achar que seus fones estão funcionando e começar a ouvir clips no Youtube durante a aula de informática, acreditando que ninguém mais está ouvindo enquanto o som permanece no máximo para toda a turma.

Um dos alunos mais entusiasmados é o 17. Nós chamamos ele de 17 por que eu não decorei o seu nome (e de fato eu não me importo nem um pouco com isso) e ele tem a sabedoria de uma pessoa de 17 anos de idade. Infelizmente o 17 parece ter um conhecimento prático e teórico sobre qualquer assunto que possa ser mencionado por um professor. O principal problema é que ele sente a necessidade de compartilhar esse conhecimento com todo o resto da turma constantemente. Sabe aquele aluno que é tão solícito que os professores param de escolhê-lo para responder questões? Agora imagine um aluno que os professores (particularmente a de Comunicação e Expressão) passaram a xingar para que ele deixe de responder todas as questões propostas à turma...

Outro momento marcante foi o completo colapso emocional da Emanuelle durante a aula de Geologia. Por algum motivo os materiais de construção (particularmente a pedra que já nasce acarpetada e da origem a mesa de bilhar) provocam uma reação bastante intensa da nossa DJ favorita.

O Bisa ( apelidado assim por que ele já é avô e com perspectivas de se tornar Bisavô) é um dos caras mais comprometidos com a aula. A cada cinco minutos ele tenta nos convencer de que poderíamos produzir um trabalho mais eficiente e coeso se fossemos para a Lima e Silva ou algum outro ponto (talvez o Feijão com Arroz) afim de nos concentrarmos mais no trabalho.

Uma das didáticas mais interessantes é a da professora de Comunicação & Expressão. Eu acredito que ela dê aula para o ensino básico frequentemente o que faz  com que a temática da aula dela seja um pouco inadequada para uma turma cuja média de idade está mais próxima dos 30 do que dos 20. Abaixo segue uma impressão de como é o esquema básico da matéria em questão...

O evento mais interessante da 3º semana de aula envolveu um pequeno embate entre a colega Jezebel e nossa (pouco) simpática professora de Geometria Descritiva (um nome bonito para aula de desenho). A nossa colega ficou um pouquinho frustrada quando ela cortou o seu papel errado por causa das instruções (supostamente equivocadas da professora)...

Reação da Jezebel:


Reação da Professora:


Como parecia quando recontamos a história no outro dia:



Com a proximidade gerada pelas última experiências em conjunto começaram a surgir os primeiros casais na turma. Eu devo admitir que isso tornou os intervalos (antes bastante animados) em reuniões enfadonhas. Abaixo uma foto tirada no intervalo de ontem:





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...